TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CABINE PRIMÁRIA

Casos: CABINE PRIMÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

Quando um estabelecimento ou uma empresa, ultrapassa o limite de carga em baixa tensão, fornecido pela concessionária local, esta necessita da implantação de uma cabine primaria, para geração em média, e distribuição em baixa tensão.

Um dos problemas encontrados é a restrição de acesso e a falta de conhecimento dos profissionais para operação do sistema. Nosso trabalho tem como objetivo dimensionar e explicar o funcionamento dos equipamentos da cabine para o esclarecimento da operação aos profissionais envolvidos no setor de manutenção elétrica.

A cabine será de alvenaria e sua entrada de energia em média tensão, será distribuída por linha aérea em 13.800 V.

O desenvolvimento contemplará a forma em que a tensão será distribuída, a especificação dos equipamentos, a função de cada um, e sua utilização na cabine, também serão relatados os ensaios de comissionamento (ensaios realizado antes da energização para verificar se os equipamentos estão em condições satisfatórias para operação).

Funcionamento da Cabine:

A média tensão (13.800V) chegará no poste da concessionária através de linha aérea, passando por pára-raios de linha e chave seccionadora tipo ´matheus` com fusíveis de 80A. Após, através de cabos de média tensão, com classe de tensão 12/20kV, a energia chegará no cubículo da concessionária por entrada subterrânea, na chave seccionadora de entrada. Na saída da chave serão utilizados barramentos com polegada de 3/8 nas cores vermelho (fase “R”), branco (fase “S”) e marrom (fase “T”), conforme NBR 14039. Nos barramentos serão utilizadas derivações para conexão dos PR’s, TP’s, TC’s da concessionária.

Após isso, os barramentos subirão pela parede fixados por isoladores de 15 kV, e chegarão no cubículo do disjuntor geral de média tensão, na chave seccionadora de alimentação do disjuntor , na saída da chave serão realizadas derivações para as conexões dos TP’s, TC’c e disjuntor geral de MT. Na saída do disjuntor, os barramentos subirão pela parede através de isoladores de 15 kV, e chegarão no cubículo do transformador rebaixador na chave seccionadora com fusíveis HH de alimentação do trafo.

Na saída da base de fusível HH, sairão barramentos que entrarão no primário do transformador que rebaixará a tensão de entrada da cabine 13.800 Volts, em 220V fase/fase e 127V fase/neutro no seu secundário.

Da saída do transformador sairão 2 cabos por fase e 1 cabo por neutro de 185 mm² que entrará no disjuntor geral de baixa tensão, onde será distribuída no quadro geral de baixa tensão as cargas instaladas nos circuitos.

As posições dos equipamentos encontram-se no diagrama unifilar (figura 17 anexo 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com