TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CANAIS REVESTIDOS VERSUS NÃO REVESTIDOS

Por:   •  16/9/2017  •  Seminário  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  1.483 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

AMANDA THAÍS VITORINO DOS SANTOS - C18715-1

ADRIANO HENRIQUE BUENO DA SILVA - C1127F-2

BRUNO HENRIQUE MARCATO - C14FFF-0

CLÁUDIO SEBASTIÃO VOLFE - C053HD-3

FABÍULA NAVARRO FRIZZI - C2181C-7

VANDERLEI DE JESUS KARASHIMA - C25DGF-5

CANAIS REVESTIDOS VERSUS NÃO REVESTIDOS

BAURU

2016

RESUMO

O que são canais artificiais, suas formas, diferenças, vantagens e desvantagens dos Canais Revestidos versus Canais Não Revestidos.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO        4

3.        Canais Artificiais        4

3.1. Canais Revestidos        4

3.1.1.  Vantagens em se revestir um canal        5

3.1.2.  Tipos de revestimento        6

3.2.  Canais Sem Revestimento        8

3.3. Formas dos Canais        10

4.        CONCLUSÕES        11

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Os canais são estruturas hidráulicas que podem conduzir água ou possibilitar a navegação. No que diz respeito à condução de água, os canais podem ser implantados para finalidades como abastecimento para consumo humano e industrial ou para o uso em atividades como irrigação agrícola e drenagem das águas excedentes. A abordagem, entretanto, é diferenciada, conforme as características da superfície de contato com a água. Com efeito têm-se os canais revestidos ou consolidados, construídos com materiais não erodíveis, e os canais não revestidos ou não consolidados, ou seja, correspondentes a cursos d´água naturais, canais artificiais simplesmente escavados ou canais revestidos com materiais não resistentes à erosão.

  1. OBJETIVO

Mostrar as diferenças e as vantagens e desvantagens dos canais artificiais, como: canais revestidos e canais não revestidos.

  1. Canais Artificiais: Tem seção transversal definida e geralmente constante, rugosidade normalmente definida, transportam águas, geralmente, limpas e em regime permanente. Podem ser revestidos ou sem revestimento.

 3.1. Canais Revestidos

Canais revestidos são aqueles em que há algum material específico fazendo uma espécie de “capa” impermeável acima do solo no qual o canal foi entalhado.

Diferentes tipos de revestimentos oferecem melhor ou pior solução para os variados casos, não existindo um revestimento que seja bom para todas as situações (BUREAU OF RECLAMATION, 2002b). É indispensável que haja estudos econômicos prévios de aspectos como custo da água a ser transportada, estimativas dos custos de construção e estimativas dos custos de operação e manutenção dos diversos revestimentos que estão sendo considerados, bem como estudos técnicos sobre o solo em questão, a interação solo-revestimento, a posição da superfície freática e sua possível interação tanto com o solo quanto com o revestimento em

questão. Além disso, devem ser consideradas questões como, localização, condições climáticas, questões construtivas, ambientais, relativas à operação e manutenção, experiência com outros sistemas existentes, assim como bom senso e conhecimentos gerais de engenharia (BUREAU OF RECLAMATION, 2002b).

  3.1.1.  Vantagens em se revestir um canal 

Revestir um canal traz algumas vantagens, dentre as quais podem-se citar: redução da perda de água por infiltração, redução da dimensão do canal e redução da necessidade manutenção no mesmo. Embora em alguns casos os estudos de concepção mostrem que os custos para revestir o canal não compensem as vantagens supracitadas, canais revestidos, de maneira geral, são uma ótima

alternativa na condução de água principalmente para irrigação.

  • Redução da perda de água por infiltração: Em canais típicos de terra não compactada as perdas por infiltração podem ser bastante elevadas. Entre perdas por infiltração, perdas operacionais e por evaporação, estima-se que um canal de terra não revestido perca cerca de um terço da água que transporta (BUREAU OF RECLAMATION, 2002b). Segundo Bureau of Reclamation (2002b), se a perda por infiltração prevista para um canal sem revestimento for igual ou superior a 0,15m³/m²/24h o mesmo deve ser revestido.

  • Redução da dimensão do canal: Como a rugosidade em canais revestidos é menor do que em canais não revestidos, ocasionando uma menor resistência a passagem da água, e consequentemente, uma maior velocidade da mesma e tendo em vista que a vazão é um produto da área molhada da seção-transversal pela velocidade média da água, temos que para uma mesma vazão a área molhada e, portanto, a da seção transversal de um canal revestido é menor do que para um canal não revestido, pois a velocidade média da água transportada naquele é maior.

  • Redução de manutenção: Revestimentos como concreto, alvenaria ou membranas plásticas impedem ou dificultam bastante o crescimento de vegetação, a construção de tocas por pequenos animas e até mesmo possíveis danos pela passagem de animais maiores (vacas, bois, cavalos, etc).

3.1.2.  Tipos de revestimento

Vários podem ser os revestimentos usados em canais, alguns mais eficientes outros menos, dependendo de cada situação. Dentre os principais podem-se citar: o concreto, gabiões, enrocamentos.

  • Concreto: Revestimento muito utilizado em canais de irrigação. Além de produzir uma barreira dura e de permeabilidade muito baixa (0,0213m³/m²/24h) quando bem executado, dificultar o crescimento de plantas e se tornar uma barreira quase impenetrável para pequenos animais fazerem sua toca, o concreto tem a vantagem de ser adaptável a qualquer geometria. Quando bem executados e feita à manutenção adequada, possuem vida útil entre 25-50 anos. Canais com revestimento de concreto geralmente são executados de forma trapezoidal, como mostra a figura 1, podendo também ser construído de forma parabólica (pequenas vazões), podendo ser em concreto não armado, com espessura variando de 65 mm a 105 mm, ou em concreto armado, com espessura variando de 90 mm a 150 mm (BUREAU OF RECLAMATION, 2002b).

 Figura 1 - Revestimento de concreto em talude com forma e escoramento[pic 2]

              (Fonte: Morgado, 2008)

Canais em Gabiões: Entre os revestimentos de canais mais comuns destacam-se os gabiões, que consistem em estruturas em grades metálicas preenchidas com pedras. Para revestimento de canais podem ser utilizados dois tipos distintos de gabiões: tipo manta e tipo caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (418.2 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com