TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASOS DE CORRUPÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE O PODER EXECUTIVO E EMPRESAS NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NOS ULTIMOS ANOS

Por:   •  22/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

CASOS DE CORRUPÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE O PODER EXECUTIVO E EMPRESAS NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NOS ULTIMOS ANOS

INTRODUÇÃO

Sendo graduandos do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal da Paraíba – Campus Campina Grande, realizamos um projeto de pesquisa que tem como objetivo, em primeiro plano o nosso desenvolvimento de escrita cientifica, bem como engajar-se em produzir ciência, por segundo, nos inteirar à assuntos da área do nosso curso, além disso, buscamos, analisar as causas de corrupção envolvendo as empreiteiras que atuam no cenário brasileiro da construção civil bem como verificar os impactos sociais, econômicos e ambientais que estes atos causam, por fim objetivamos que os dados aqui expostos sejam utilizados em outras pesquisas e vistos por outras pessoas.

Foi com esse pensamento, que formamos um grupo de pesquisa onde juntos daremos uma resposta à sociedade, por meio de um estudo mais aprofundado sobre a relação promiscua entre poder executivo, corrupção e empresas de construção civil expondo dados retirados dos relatórios da operação lava-jato, afim de que haja um estudo cientifico sobre estes casos tão anunciados na mídia e que são rapidamente esquecidos.

Neste trabalho tivemos a colaboração da Sr.ª Rosires Curi, professora da disciplina de Metodologia de pesquisa e comunicação cientifica, na nossa instituição.

JUSTIFICATIVA

Esse trabalho será algo propulsor em nossa vida acadêmica e social, algo muito gratificante e benéfico, pois trataremos de um tema que por ser pouco debatido no âmbito acadêmico, nos dá a sensação de originalidade e pioneirismo, em relação ao tema delimitado que por sua vez nos direcionou à investigar casos de corrupção envolvendo as construtoras nacionais e internacionais que atuam no cenário brasileiro, em coaduna com os poderes públicos em especial com o poder executivo, composto pelo presidente, governadores e prefeitos, nos desvios de dinheiro, recursos materiais e humanos, sonegação de impostos, entre outras atitudes ilícitas muitas vezes promiscua com a esfera governamental. Outrossim, verificar os impactos sociais, econômicos e ambientais bem como as consequências destes atos que visam o interesse particular dos envolvidos.

Além do mais, no processo de pesquisa notamos que há uma pequena literatura cientifica sobre o assunto abordado neste trabalho, e, portanto, tornou-se necessário, portanto, ampliar esta barreira do conhecimento mais importante é a ampliação do conhecimento.

O estudo aborda exemplos de empreiteiras que por meio de pagamentos de propina, aos representantes do poder executivo, obtiveram vantagem para ganhar licitações de diversas obras públicas no Brasil. Outrossim, analisar os meios que as mesmas utilizaram para se beneficiar bem como as consequências sociais, econômicas e ambientais geradas no Brasil.

Esta pesquisa tem como objetivo principal a produção cientifica, mas também, que antiga seu público alvo que é toda a sociedade, esperamos com este trabalho, que fique mais fácil até para os leigos entender como ocorre a corrupção nas obras públicas, valores desviados, superfaturamento, especificamente no cenário brasileiro.

Outra perspectiva na qual acreditamos é que quando as informações são divulgadas de modo que seu acesso seja fácil, para a massa, esta busca se conscientizar e cobrar transparência das autoridades cada vez mais. Consequentemente, conscientizado as pessoas teremos em geral eleitores mais politizados e por conseguinte a redução de casos de corrupção.

Por fim, notou-se que era necessário produzir um trabalho de pesquisa que explicasse a relação entre corrupção e obras públicas, dando ênfase a estes dois temas tão distantes e ao mesmo tempo tão entrelaçados no contexto atual brasileiro.

OBJETIVOS

GERAL

Analisar a correlação da corrupção entre o poder executivo e as empreiteiras no Brasil.

ESPECÍFICO

  • Analisar as causas de corrupção envolvendo as empreiteiras que atuam no cenário brasileiro da construção civil;
  • Verificar os impactos sociais, econômicos e ambientais bem como as consequências destes atos que visam o interesse particular dos envolvidos;
  • Divulgar os dados aqui compilados, por meio de mídias digitais, afim de transparecer os casos de corrupção, especificamente a relação entre empresas de construção civil e o poder executivo;
  • Publicar o (s) trabalho (s) referente à pesquisa em evento (s) cientifico (s) da área de engenharia civil;

HIPOTESES

Hipótese (1): Falta de fiscalização adequada em licitações de obras públicas, propicia uma sensação de impunidade às empresas, políticos e demais envolvidos, que por sua vez praticam atos ilícitos para obter dinheiro por um lado as empresas superfaturando obras, por outro, políticos e fiscais obtendo dinheiro por propina.

Hipótese (2): Falta de ética e moral por parte dos envolvidos, por negligenciar os efeitos de seus atos não apenas no tocante ao financeiro como também em relação aos impactos sociais originados por obras inacabadas ou interditadas, como um hospital ou escola que constituem o básico para o ser humano, além disso há o impacto ambiental, quando se compra materiais em excesso, visto que os recursos naturais são finitos. Outro problema é de que há uma inversão de valores visto que a pessoa honesta é vista como “idiota” e o trapaceiro como o “inteligente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com