TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

 

 

 

 

Ferrovia Qinghai-Tibet

 

 

 

 

Cristian Candido

Emerson Charlles Costa Oliveira

Neimar Marciel Graff

Welker dos Santos

Wilian Katasonof dos Santos

 

Lajeado, maio de 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

 

 

Ferrovia Qinghai-Tibet

 

Cristian Candido

Emerson Charlles Costa Oliveira

Neimar Marciel Graff

Welker dos Santos

Wilian Katasonof dos Santos

 

Trabalho apresentado na disciplina de Infraestrutura ferro-hidro-aero-dutoviária, do Centro Universitário UNIVATES, para complementação da terceira nota do semestre.

 

Professora: Carolina Becker Porto Fransozi

 Lajeado, maio de 2017

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        REFERENCIAL TEORICO        5

2.1        Ferrovia Ginghai-Tibet        5

2.2        Permafrost        7

2.2.1        Principais problemas do Permafrost        8

2.2.2        Efeito do aquecimento climático sobre o Permafrost        9

2.3        Desafios        9

2.4        Histórico da ferrovia        10

2.4.1 Características        11

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1.  INTRODUÇÃO

O surgimento de ferrovias aconteceu no início do século XIX na Inglaterra, onde eram instaladas ferrovias por onde locomotivas eram puxadas por máquinas a vapor. Elas começaram a se espalhar rapidamente e em 1869 os Estados Unidos inauguravam sua ferrovia que na época era a maior do mundo, e a partir dali foram adotadas no mundo todo. Nos dias atuais dotadas de tecnologias que elevaram muito sua velocidade e eficiência, existem mais de 1,3 milhões de quilômetros de ferrovias no mundo sendo que são uma forma barata de transporte, principalmente em relação a rodovias, de pessoas e de diversos tipos de mercadoria.

         No trabalho a seguir falaremos sobre a Ferrovia Qinghai-Tibet, que é a ferrovia mais alta do mundo, e de alta velocidade que faz o percurso de Xining, uma província de Qinghai, até Lhasa que é uma região do Tibet, na República Popular da China.

 


  1. REFERENCIAL TEORICO

Neste capítulo é apresentada uma revisão bibliográfica com abordagem dos conteúdos que fundamentam o tema escolhido para o trabalho.

  1. Ferrovia Ginghai-Tibet

A Ferrovia Qinghai-Tibet é uma ferrovia de alta velocidade que liga Xining, província de Qinghai, a Lhasa, Região Autônoma do Tibet, na República Popular da China.

O percurso total de Pequim-Lhasa são de 4.064km, como demonstra a figura 1, a ferrovia está construída a uma altitude média de 4.500m acima do nível do mar, Qinghai-Tibet representa a realização do sonho chinês de longa data para ligar China e Tibete.

Figura 1 – Trecho total da ferrovia de Pequim-Lhasa

[pic 1]

Fonte:  <https://michelechristine.wordpress.com/a-arquitetura/ferrovia-qinghai-tibet-2/>. Acesso em 31 mai. de 2017.

Com o seu ponto mais alto, a uma altitude de 5,072m e a 200m ou mais acima da estrada de ferro no altiplano peruano. Qinghai-Tibet leva facilmente o título de mais longa ferrovia de planalto do mundo.

A linha inclui a passagem pelo túnel Fenghuoshan, o túnel ferroviário mais alto do mundo a 4.905m de altitude e a 4.010m de altitude o túnel Guanjiao, o mais longo da ferrovia entre Xining e Golmud. A ferrovia permite o contato dos viajantes com valiosos polos turísticos como o Lago Qinghai e o Palácio Potala, em Lhasa. Xining, capital da província de Qinghai é o ponto de partida e Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibet, é o destino final da ferrovia. Ela corta o planalto Qinghia-Tibet. A região é sujeita a neve o ano inteiro, ar rarefeito, forte radiação solar e outras complexidades climáticas. Alguns especialistas estrangeiros consideravam que a obra era impossível de ser concretizada. Mas os chineses insistiram em realizar o seu sonho.

Com uma altitude média de 3379m, o trem Pequim-Lhasa realmente corre na espinha do mundoParticularmente depois de passar por Xining (2295m), o trem ascende gradualmente ao seu lugar mais alto da ferrovia Qinghai-Tibet, ou seja, o Passeio de Montanha Tanggula (5072m), um detalhamento da altitude é mostrado na figura 2.

Figura 2 – mudança de altitude do trem de Pequim-Lhasa.

[pic 2]

Fonte: <http://www.chinatibettrain.com/beijinglhasa.htm>. Acesso em 31 mai. de 2017.

O trem Z21 começará a partir da estação ferroviária de Pequim as 20:00 e chegará à estação ferroviária de Lhasa às 12:10 no terceiro dia após 40 horas e 10 minutos de corrida. E o trem de retorno de Lhasa para Pequim o Z22 sai de Lhasa às 16:10 e chega em Pequim às 08:28 no terceiro dia com uma viagem de 40:18 horas como é mostrado na figura 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (137.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com