TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNITRI- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  17/2/2019  •  Seminário  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

UNITRI- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Anderson Marques Carvalho da Silva

Gabriel Martins Calixto

Maysa Jehanne Vieira Sousa

Willian Victor de Gois Borges

SEMINÁRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I

Aditivos impermeabilizantes do concreto e argamassa

Uberlândia-MG - 2015


Anderson Marques Carvalho da Silva

Gabriel Martins Calixto

Maysa Jehanne Vieira Sousa

Willian Victor de Gois Borges

SEMINÁRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II

Aditivos impermeabilizantes do concreto e argamassa

Trabalho realizado com o intuito de fazer com que os alunos realizem pesquisas sobre os aditivos impermeabilizantes do concreto e argamassa, com base no conhecimento adquirido de acordo com o embasamento teórico, oferecido pela disciplina de MCC1, curso de Engenharia Civil-Noturno, do Centro Universitário do Triângulo – UNITRI, sob a orientação do Professor Diego Alvarenga, como requisito avaliativo para a mesma.

Uberlândia-MG – 2015

SUMÁRIO

Introdução

Pág. 04

Classificação e nomenclatura

Pág. 05

Os efeitos dos aditivos impermeabilizantes no concreto

Pág. 06

Classificação dos aditivos impermeabilizantes

Pág. 08

Tipos de aditivos impermeabilizantes

Pág. 09

Utilização dos aditivos impermeabilizantes no concreto

Pág. 12

Conclusão

Pág. 13

Referências bibliográficas

Pág. 14

INTRODUÇÃO:

O concreto é o segundo material mais presente em todo mundo, só perdendo para a água, e nós engenheiros somos responsáveis pela utilização e preservação do material para que ele tenha a sua maior durabilidade e eficiência. O maior causador de patologias nas edificações em que estão presentes concreto e argamassa sempre foi a infiltração de água, e os aditivos impermeabilizantes vem como método para combater a infiltração de água que é dada pela facilidade que a mesma tem para adentrar no concreto por ele ser um material extremamente poroso e vulnerável a ação da água.

Os aditivos de argamassas e concretos se definem como sendo materiais diferentes de cimento, areia, pedra e água, que se adicionam em pequenas proporções às argamassas e aos concretos durante sua preparação, com a finalidade de melhorar suas propriedades. Alguns autores definem como aditivos os materiais adicionados às argamassas em proporções não superiores a 5% do peso do cimento do traço, com fim de diferenciá-los dos produtos que são usados em maiores proporções, como é o caso dos produtos em pó que se adicionam ao concreto durante sua preparação e que possuem  propriedades pozolânicas como as escórias, cinzas leves, etc.

CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA

Os aditivos de argamassa e concretos foram classificados, segundo diversos critérios, por comissões especiais americanas, alemãs e francesas, tendo sido agrupados por M.VANNAT. A classificação, a nosso ver mais ampla, é a adotada pelo Grupo de Trabalho da RILEM (Reunião Internacional dos Laboratórios de Ensaios de Materiais) na conferência de Paris em 1967, dedicada aos Aditivos para Argamassas e Concretos. Segundo os critérios básicos adotados pela RILEM podemos classificar os aditivos em:

1 – modificadores da reologia da massa fresca;

2 – modificadores do tempo de pega;

3 – impermeabilizantes e hidrófugos;

4 – expansivos.

 Porém vamos abordar apenas os aditivos impermeabilizantes que são adicionados ao concreto para uma qualidade superior do concreto. Os aditivos impermeabilizantes são adicionados à mistura durante o preparo do concreto. São encontrados no mercado diversos tipos de aditivos impermeabilizantes, com diversos efeitos.

OS EFEITOS DOS ADITIVOS IMPERMEABILIZANTES NO CONCRETO 

Os Aditivos são substâncias adicionadas à mistura com intuito de modificar propriedades ou características do concreto ou argamassa. Assim trazendo grandes benefícios para a construção civil podendo dar uma maior durabilidade e resistência as intempéries para o concreto.

Um dos maiores problemas ao se construir e também após as edificações estarem prontas são os problemas de infiltrações e umidades. Essas patologias quase sempre são causados por uma impermeabilização má feita na fundação ou na laje de cobertura, levando em consideração edificações residenciais e comercias. Se levarmos em conta obras como reservatórios, piscinas, galerias, túneis, barragens, canais, que possuem estrutura em contato constante com o lençol freático, estes problemas juntamente com vazamentos podem tomar proporções bem maiores, já que o bom rendimento da estrutura se deve ao resultado do desempenho dos materiais utilizados na sua construção.

[pic 2]

Se a cura do concreto não for feita de forma adequada pode gerar fissuras causdas pela retração onde a água evapora rapidamente.

[pic 3]

Para o concreto ficar menos permeável devemos controlar pelo fator a/c, quanto menor o fator maior a impermeabilidade do concreto. Só que a redução deste fator é limitada pela necessidade de moldagem das peças estruturais que precisam ser totalmente preenchidas, essas trincas/vazios são responsáveis pelos vazamentos em estruturas hidráulicas, ou em obras residenciais e comerciais, sendo este o principal motivo da necessidade de impermeabilização do concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (482.4 Kb)   docx (349.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com