TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campus Brasília Curso: Engenharia Civil

Por:   •  15/3/2019  •  Exam  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Campus Brasília Curso: Engenharia Civil

Disciplina: 342X - SE – Sistemas Estruturais Professor: Marcos LUÍS ALVES da Silva Prova: NP2 NOTA

Nomes dos alunos: RA: Turma:

Assinaturas do aluno: Data da Prova:

1. Esta prova consta de 04 (quatro) páginas numeradas sequencialmente a contar da segunda página.

2. Para acelerar a correção, esta prova poderá ser realizada em dupla.

3. Esta prova deverá ser entregue, impreterivelmente, em 2/6/2017, na sala I103, até 22:19:59.

Avalie as assertivas abaixo, indicando V para verdadeiro e F para falso.

01. Observe atentamente os sistemas estruturais apresentados nas Figuras 1 e 2. É correto afirmar que o sistema estrutural da Figura 1 é mais seguro que o da Figura 2. ( )

02. A Figura 3 apresenta um sistema estrutural denominado de treliça, amplamente utilizado na engenharia civil, a exemplo de tesoura de telhado. Sobre esse sistema, o princípio básico na determinação de seus esforços é que predominam esforços axial, proveniente da aplicação das cargas fora do nós da treliça. ( )

Figura 3

03. As Figuras 4 e 5 apresentam uma viga de concreto armado submetida a um carregamento uniformemente distribuída de 10 kN/m e com condições de suportes diferentes. Percebe-se claramente que a situação apresentada na Figura 4 demandará menor quantidade de armaduras positivas, comparando-a com a situação da Figura 5. ( )

Figura 4

Figura 5

04. Para a viga apresentada na Figura 6, o momento fletor máximo positivo poderá ser facilmente obtido por intermédio da expressão: Mmás = qS² ( )

Figura 6

05. A Figura 7 apresenta uma viga contínua com dois vãos ou tramos, bem como o seu Diagrama de Momentos Fletores (DMF), com os valores máximos para os momentos positivos e negativos. Pois bem, o momento máximo de 78,0 kNm traciona as fibras inferiores da viga na seção em questão. ( )

Figura 7

06. A Figura 8 apresenta a mesma viga da questão anterior com as condições dos vínculos 1 e 3 alterados para engastamentos perfeitos, por melhor retratar a situação real física na ligação viga-pilar, por conseguinte, a quantidade de armação positiva em cada vão será maior. ( )

Figura 8

07. A Figura 9 apresenta os carregamento atuantes num sistema estrutural formado por vigas (elementos 2,3 e 5) e pilares (elementos 1, 4 e 6). A deformada deste sistema está representa na linha azul. Um exemplo típico dos carregamentos atuantes nos elementos 1 e 4 são os empuxos de solos em cortinas de subsolos. ( )

Figura 9 – Carregamento atuantes num sistema estrutural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com