TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CERTIFICAÇÕES APLICADAS À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Artigo: CERTIFICAÇÕES APLICADAS À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

CERTIFICAÇÕES APLICADAS À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

POLO - PE

RESUMO (II COMPENTÊNCIA)

CIDADE, MARÇO DE 2015

O tema sustentabilidade nos dias de hoje é um dos assuntos mais preocupantes no mundo inteiro. Sustentabilidade significa saber usar os recursos naturais para satisfazer às nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras, ou seja, saber usar para nunca faltar. E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente.

Nessa competência foi possível compreender melhor o que a Isso 14000 e sua importância nas organizações.

De acordo com o site Sua Pesquisa ”O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização).”

Essa norma é de grande importância para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Pois muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.

Com a certificação da ISO 14000 as empresas levam grandes vantagens como:

 Redução de custos com energia, seguro de investimentos e disposição dos resíduos e desperdícios;

 Habilidade de identificar problemas antes que os mesmos causem danos ambientais;

 Proporciona uma melhoria da imagem da empresa, bom relacionamento com os clientes e com autoridades regulamentadoras;

 Redução de riscos de responsabilidade de despoluição;

 Aumento da eficiência e eficácia dos serviços através de uma ferramenta gerencia

A política ambiental deve estabelecer um senso geral de orientação para as organizações e simultaneamente fixar os princípios de ação pertinentes aos assuntos e à postura empresarial relacionados ao meio ambiente.

Dessa forma a empresa onde eu trabalho possui a seguinte política ambiental:

 Redução do uso e consumo de recursos naturais, redução dos resíduos industriais através de programas desenvolvidos pela empresa, objetivando a manutenção e melhoria de um meio ambiente saudável.

 Obedecer e respeitar todas as legislações e acordos pertinentes ao meio ambiente, estabelecendo padrões de controle independentes e viáveis tanto do ponto de vista tecnológico quanto financeiro, trabalhando para evitar a poluição natural.

 Evitar ao máximo possíveis fontes de poluição que possam causar transtornos à população local, tanto nas operações normais de trabalho quanto nas operações anormais e em casos de acidentes.

 Estabelecer metas e objetivos promovendo sua implementação efetiva, realizando revisões de modo que se promova uma melhoria contínua do sistema de gestão ambiental.

 Realizar o ensino da política ambiental da empresa de modo que todos os funcionários se conscientizem e ajam de acordo com a mesma, deixando-se aberta à consulta de fornecedores e público em geral.

Segundo o site InfoEscola veremos abaixo os conceitos de aspectos e impactos ambientais:

O “aspecto” é definido pela NBR ISO14001 como “...elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente”. O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento como uma atividade executada por ela ou por alguém que produzam (ou possam produzir) algum efeito sobre o meio ambiente. Chamamos de “aspecto ambiental significativo” àquele aspecto que tem um impacto ambiental significativo.

Para melhor compreendermos veremos abaixo exemplos de aspectos ambientais:

 Emissões de gases,

 Resíduos sólidos gerados,

 Papel consumido na organização,

 Efluentes,

 Combustível consumido.

Por outro lado o Impacto ambiental é definido como: “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização”.

Vejamos os exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com