TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA APLICADA NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho Escolar: PSICOLOGIA APLICADA NA SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  4.084 Visualizações

Página 1 de 4

IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Grande parte das análises de “causas” e investigações de acidentes de trabalho remetem à aspectos humanos do processo de trabalho como atenção, concentração, personalidade, conhecimento, delineia-se um campo de atuação profícuo para o psicólogo no que refere ao acidente de trabalho e uma área de conhecimento a ser desenvolvida.

O teor das pesquisas produzidas e apresentadas, e a forma como que se discute os temas relacionados ao acidente e a contribuição da Psicologia para a sua prevenção demonstra a importância do profissional da Psicologia vivenciar o campo da segurança e conhecer, para além dos textos, a sua concretude. Conhecer com profundidade a realidade dos acidentes amplia as perspectivas do pesquisador sobre os aspectos humanos envolvidos e contribui para a melhor articulação do conhecimento produzido com as propostas de intervenção para sua prevenção.

Estudos como os de Schorn (1925), Dunbar (1944), Ombredane e Faverge (1955), Davis e Mahoney (1957), Hersey (1936), Kerr (1957), Dela Coleta (1979) e outros apresentam a Psicologia como uma das áreas produtoras de conhecimento sobre a ocorrência de acidentes desde as primeiras descobertas científicas relacionadas ao trabalho. Estudiosos e teóricos como Freud (1948) e Adler (1941) já discutiam as características de “personalidade” envolvidas na produção das fatalidades. A importância da participação da Psicologia, como área de conhecimento, se dá também pelo fato de que as intervenções para a prevenção da ocorrência dos acidentes requerem humanização do trabalho e valorização do trabalhador, campos reconhecidos histórica e cientificamente como de atuação do psicólogo nas organizações de trabalho.

A ocorrência de acidentes e patologias relacionadas ao trabalho é, historicamente, uma variável de incidência contínua sobre a base das organizações do trabalho, com repercussões geralmente graves sobre a sobrevivência dos trabalhadores, a qualidade do trabalho e os custos organizacionais e do Estado. Compreender essa tendência histórica significa avaliar que os processos de intervenção sobre os problemas que envolvem a segurança no trabalho nem sempre partem do entendimento da multi-determinação de aspectos fisiológicos, psicológicos, tecnológicos, organizacionais, sociais e econômicos na ocorrência de acidentes e patologias relacionadas ao trabalho, bem como suas decorrências.

Visto dessa maneira, é possível afirmar que a natureza do trabalho produtivo é um complexo arranjo de variáveis e suas implicações; o que pode não ser complexo, no cotidiano das análises do trabalho, é o ponto de vista de quem estuda ou empreende uma intervenção visando o controle ou a prevenção de acidentes e patologias relacionadas ao trabalho. Infelizmente, os programas de prevenção nesse âmbito, nas empresas brasileiras, geralmente são criados de forma emergencial e não contínua, dificultando o engajamento dos interessados e o gerenciamento de incidentes críticos associados a tais acidentes e patologias.

As organizações de trabalho são microsociedades que refletem, em seus diferentes planos de análise do sistema de trabalho (micro, meso e macro), idéias, crenças e valores acerca das necessidades de gestão e de avaliação do trabalho, bem como determinações e efeitos. O maior ou o menor conhecimento das condutas humanas nos sistemas de trabalho, em quaisquer desses planos de análise e nas relações entre eles, tem sido o horizonte factual e estratégico por meio do qual a Psicologia do Trabalho e, mais recentemente, a Psicologia da Segurança no Trabalho têm objetivado suas investigações e construído modos de intervenção no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com