TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIMENTO CONDUTOR DE ELETRICIDADE AQUECE EDIFÍCIOS

Exames: CIMENTO CONDUTOR DE ELETRICIDADE AQUECE EDIFÍCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  1.980 Visualizações

Página 1 de 5

1INTRODUÇÃO

1.1 CIMENTO NANOESTRUTURADO

Um cimento nanoestruturado mais durável foi desenvolvido pelo professor pesquisador Luiz Orlando Ladeira, do Laboratório de Nanomateriais, do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em sua composição, foram incorporados nanotubos de carbono, estruturas cilíndricas constituídas por átomos de carbono, cujos diâmetros correspondem à bilionésima parte do metro.

A criação inovadora foi denominada nanocompósito de cimento-nanotubo de carbono e tem potencial para atuar como redutor de porosidade e reforço estrutural do cimento. Uma pequena quantidade de nanotubos, 0,5%, é suficiente para melhorar, de forma significativa, propriedades mecânicas do material, como a resistência, que se torna até três vezes superior à dos materiais convencionais, sem encarecer o produto final.

1.2 CIMENTO CONDUTOR DE ELETRICIDADE (2013)

Um cimento capaz de conduzir eletricidade foi desenvolvido por engenheiros da Universidade de Alicante, na Espanha, tornando-o um material de múltiplas funções.

A nova tecnologia visa o aquecimento de edifícios e o impedimento da formação de gelo em infraestruturas como ruas, estradas e pistas de pouso. O controle térmico é feito mediante a adição de uma corrente elétrica sobre o concreto.

Cimentos tradicionais são maus condutores de eletricidade e, para que sejam eficazes como elementos de aquecimento, devem apresentar baixa resistividade, conseguida pela adição de elementos condutores. Assim, a inovação foi obtida pela incorporação de nanotubos de carbono à composição do cimento usual. Os nanotubos de carbono estão entre os melhores condutores existentes, não alteram as propriedades originais do material e não comprometem as estruturas.

2 HISTÓRIA

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Alicante, Espanha, desenvolveram um cimento condutor de eletricidade. Com nanofibras de carbono adicionadas na sua composição, o cimento pode realizar funções além da estrutural, como aquecimento de edifícios, tornando-o multifuncional.

De acordo com Pedro Garcés, diretor da pesquisa, esse novo material, por meio da passagem de uma corrente elétrica, permite aquecimento de estruturas, pode impedir a formação de gelo em rodovias, ferrovias, estradas, pista de pouso e outros.

As nanofibras de carbono não alteram a propriedade estrutural do cimento. Este pode ser usado em construções e superfícies novas e recobrir antigas.

Engenheiros da Universidade de Alicante, na Espanha, desenvolveram um cimento condutor de eletricidade.O principal objetivo é transformar o cimento em um material mais.

O cimento condutor foi obtido adicionando nanotubos de carbono na composição do cimento tradicional.

"Para se obter um cimento que seja eficaz como elemento de aquecimento, ele deve ter uma baixa resistividade. Não se pode obter isso com os concretos convencionais, uma vez que eles são maus condutores de eletricidade. No entanto, isto pode ser feito com a adição de materiais condutores, tais como, por exemplo, materiais à base de carbono," acrescenta Pedro Garcés.

Os testes mostraram que a adição das nanopartículas de carbono não altera as propriedades estruturais do concreto e não compromete a durabilidade das estruturas construídas com ele.

Por outro lado, a possibilidade de construir partes dessa estrutura com capacidade de conduzir eletricidade dá muito mais versatilidade ao produto.

Segundo o engenheiro, pode-se usar o concreto condutor em construções novas ou recobrir estruturas ou superfícies já existentes.

O controle térmico é obtido mediante a aplicação de corrente contínua sobre o concreto.

Segundo Garcés, os "testes deram resultados muito satisfatórios, obtendo ótimas propriedades de aquecimento do material com um consumo mínimo de energia"

2.1 Misto de fio e cabo

Os nanotubos de carbono já foram apresentados como o material que poderia viabilizar os elevadores espaciais e a transmissão ultra eficiente de eletricidade, sem depender do aparato criogênico dos supercondutores.

Pelo menos esta última promessa agora está mais próxima da realidade.

Yao Zhao e seus colegas da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, construíram o primeiro cabo de transmissão de energia feito inteiramente de nanotubos de carbono.

Embora individualmente sua eficiência na condução térmica e elétrica já tenha sido mais do que comprovada, transformar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com