TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIRCUITO TRIFÁSICO CA

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA TÉCNICA CEDTEC

YURI FURTADO GOMES

CIRCUITOS TRIFÁSICOS CA

Cariacica/ES

2019

YURI FURTADO GOMES

O que é um CIRCUITO TRIFÁSICO? Explique o seu princípio de funcionamento.

O sistema trifásico é a forma mais comum para a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica na corrente alternada. Sendo que este sistema utiliza três ondas senoidais (Considerado uma curva matemática que descreve oscilações repetitivas) balanceadas, defasadas em 120 graus entre si nas fases R(L1), S(L2) e T(L3) sendo assim se denomina a defasagem de 120 graus de cada para que de forma a balancear o sistema fazendo com que possa tornar muito mais eficiente.

Sendo que o sistema responsável pelo transporte da energia elétrica das fontes geradoras para o consumo e referente a três subsistemas; Geração de Energia; Transmissão e Sistemas de Distribuição.

A transmissão de energia elétrica é realizada por sistemas de transformadores ou pode ser chamar também de linhas de transmissão a qual transmitem a energia elétrica gerada das fontes geradoras para o consumo residencial ou comercial. Sendo que o sistema de transmissão permite que a tensão elétrica dos terminais das fontes geradoras localizadas nas unidades de geração pode alcançar a alimentação das fontes de consumo.

Sendo que a implementação do sistema de transmissão de energia de longa distância, teve o seu principal idealizador devido a Nikola Tesla a qual descobriu a utilização do sistema alternado para as tensões, a qual permitiu o transporte de energia para longas distâncias sem perdas.

OS sistemas trifásicos são compostos de 3 tensões alternadas graças a descoberta de Nikola Tesla da energia alternada, a qual a energia elétrica é transmitida por meio da composição dos três sinais de tensão defasados. Cada sinal de tensão alternada utilizado no sistema passa a ter nome de fase, portanto no sistema com 3 sinais acarreta o sistema trifásico.

O sistema trifásico é projetado para fornecer sinais de tensão senoidais no tempo com as defasagens entre as fases R(L1) demora 120º para ser iniciar a fase S(L2) e a fase S(L2) demora mais 120º para se iniciar a fase T(L3), mas com o aumento das cargas eletrônicas a forma de onda do sinal de tensão sofre deformações o que causa o surgimento a harmonia do sinal da tensão.


Qual a aplicação do sistema trifásico dentro a indústria?

Dentro das indústrias os motores elétricos no sistema trifásico são máquinas que possuem a capacidade de converter a energia elétrica em energia mecânica. Os motores combinam as vantagens da energia elétrica trifásica com o baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade no comando. Os motores possuem uma construção aparentemente simples e seus custos são reduzidos, como por exemplo manutenção, fabricação e montagem, além de fácil adaptação às cargas de diversos tipos

Através dos motores em corrente alternada, pelo seu funcionamento em trifásico são mais utilizados na indústria, devido a varias vantagens a qual podemos colocar como por exemplo o seu custo baixo de manutenção, montagem e fabricação.

Os motores trifásicos estão presentes em muitas empresas, a qual podemos dar como exemplo tornos, esteiras, ponte rolante, guindastes e entre outras máquinas. Porém fora das indústrias podemos nos deparar no dia a dia a qual encontramos motores trifásicos nos elevadores e escadas rolantes em edifício e shopping levando assim o baixo custo.


Por quê aplicar circuito trifásico estrela-triângulo?

A maioria dos motores trifásicos, que trabalham em sistemas trifásicos são fornecidos com tensão nominal múltipla, possibilitada pelos terminais do enrolamento serem religáveis, sendo que o principal tipo de ligação para motores e transformadores que possibilitam múltiplas tensões é a ligação estrela triângulo.

Vamos dar o exemplo de um motor de 6 pontas trifásico. Na ligação triângulo, o enrolamento de cada fase tem as duas pontas trazidas para fora do motor, cada fase receberá a tensão de linha ou a tensão da rede no caso 220V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (116.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com