TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIRCUITOS ACOPLADOS MAGNETICAMENTE

Por:   •  6/10/2017  •  Bibliografia  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE ENGENHARIA ELÉTRICA

CIRCUITOS ELÉTRICOS II

LABORATÓRIO Nº 4

CIRCUITOS ACOPLADOS  MAGNETICAMENTE

1 – Objetivo

       Verificar experimentalmente os conceitos teóricos sobre acoplamentos magnéticos,  obtenção dos valores das auto-indutâncias e da indutância mútua, e comparar os resultados com os valores obtidos utilizando uma análise teórica.

2 – Montagem

2.1 – Para o conjunto de bobinas fornecido, meça a resistência da bobina 1 ( 600 esp. – bornes pretos ) e a resistência da bobina 2 (1200 esp. – bornes vermelhos ) e anote os valores abaixo.

            R1 =         Ω      e     R2 =        Ω

     

2.2 - Efetue a montagem da figura 1 abaixo, aplicando uma corrente de 50 mA no  miliamperímetro mA, anote a tensão V1 e marque a polaridade da bobina 1, indicando-a por um ponto “.”, no terminal em que a fem1 ( terminal ligado ao positivo da fonte CA ) é positiva.  Na bobina 2 marque a polaridade ( o ponto ) no terminal ligado ao voltímetro se a tensão V’ for menor que a tensão V1, e marque o ponto no terminal debaixo se V’ for maior que V1 ( terminal em que a fem induzida é positiva ).

[pic 1]

Figura 1- Marcação de polaridade

[pic 2]

- Se V’ for menor que V1 marque o ponto no terminal superior da bobina 2( ligado ao voltímetro  onde a fem é positiva), V’ = V2 – V1;

- Se V’ for maior que V1 marque o ponto no terminal inferior da bobina 2( onde a fem é positiva),  V’ = V1 – (-V2) = V1 + V2. 

2.3 – Efetue a montagem do circuito da figura 2, ligação série aditiva das bobinas 1 e 2 (os fluxos são aditivos). Aplique a tensão necessária de modo a obter o valor de corrente indicado na tabela I, completando as demais colunas com os valores das tensões V (tensão total aplicada as bobinas Os valores de Zad são obtidos fazendo V/I.

[pic 3]

Figura 2 – Ligação série aditiva das bobinas 1 e 2

  Iad (mA )

   V ( V )

  Zad ( Ω )

     16,7

     33,3

     50,0

Tabela I

2.4 – Na montagem do circuito da figura 2, inverta as ligações nos terminais da bobina 2 de modo a ter uma ligação série subtrativa entre as bobinas 1 e 2 ( fluxos subtrativos ou contrários ). Aplique a tensão necessária de modo a obter as correntes indicadas na tabela II, completando as demais colunas com os valores das tensões: V ( tensão total aplicadas as bobinas ). Os valores de Zsub são obtidos fazendo V/I.

[pic 4]

Figura 2 – Ligação série subtrativa das bobinas 1 e 2

Isub ( mA )

   V ( V )

  Zsub ( Ω )

     50,0

   100,0

   150,0

Tabela II

2.5 – Efetue a montagem do circuito da figura 3 abaixo, considerando agora as bobinas 1 e 2 isoladas ( como num transformador a vazio ). Aplique uma tensão na bobina 1 de modo a obter a corrente indicada na tabela III. Meça a tensão na bobina 1 (V1 ) e a tensão que é induzida na bobina 2 devido a corrente na bobina 1 (V2 ). Os valores de Z1 são obtidos fazendo V1/I1.

[pic 5]

Figura 3 – Transformador com bobina 1 no primário e bobina 2 no secundário

                         

  I1 ( mA )

   V1 ( V )

  Z1 ( Ω )

   V2 ( V )

     50,0

   100,0

   150,0

Tabela III

2.6 – Efetue a montagem do circuito da figura 4 abaixo, considerando agora as bobinas 1 e 2 isoladas ( como num transformador a vazio ). Aplique uma tensão na bobina 2 de modo a obter a corrente indicada na tabela IV. Meça a tensão na bobina 2 (V2 ) e a tensão que é induzida na bobina 1 devido a corrente na bobina 2 (V1 ). Os valores de Z2 são obtidos fazendo V2/I2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com