TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CMMI-DEV

Tese: CMMI-DEV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Tese  •  9.411 Palavras (38 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 38

RESUMO

Este material de estudo diz respeito a uma proposta a ser elaborada á empresa Software Developer, indicando a esta, como atender as áreas de processo definidas para alcançar o nível 3 de maturidade do CMMI, a fim de demonstrar os mecanismos de apoio para o alcance de cada requisito, lógico que não descartando a possibilidade desta já atuar na preparação dentro de seu processo para melhoria e alcance de requisitos do nível 3.

SUMMARY

This study material relates to a proposal being drafted to the company Software Developer, indicating this as meeting the defined process areas to achieve level 3 of CMMI maturity, to show support mechanisms for reaching each requirement, of course not discarding the possibility that the preparation work already in process to improve its scope and requirements of level 3.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho pretende demonstrar como podemos auxiliar a organização na melhoria de seus processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços, pois o CMMI para desenvolvimento é um conjunto de melhores praticas gerado a partir do Framework de CMMI, permitindo a geração de diversos modelos, treinamentos e métodos de avaliação para áreas de interesse específicas. Como o CMMI atualmente está dividido em modelos, o que utilizaremos neste estudo é o CMMI-DEV.

Este trabalho também irá identificar as falhas existentes no processo da empresa, propondo sugestões para melhoria destes, que irão fazer com que a empresa se adéqüe as necessidades das áreas de processo do nível de maturidade 3, conforme solicitados pelo coordenador.

Nossa empresa (fictícia) de consultoria, a Consulting, atuará no auxílio á empresa Software Developer prestando consultoria para a implantação do processo de CMMI-DEV Nível 3, sendo assim, diante do cenário proposto, será adequada a proposta de modelos de processos, frameworks e normas que auxiliem na obtenção dos requisitos deste nível e também indicando melhorias para a obtenção do Nível 3.

2 CMMI

Na busca da melhoria da qualidade para os produtos de software, obtendo maior visibilidade das atividades do projeto no desenvolvimento de software, as empresas atuantes neste mercado estão cada vez mais percebendo a importância da melhoria do seu processo de software, obtendo um processo formalizado que servirá de guia para todos os envolvidos no processo e/ou em um projeto, permitindo um resultado mediante a visão comum entre todos os envolvidos.

Para auxiliar uma empresa a alcançar este objetivo existem modelos de processo de software, frameworks e normas de processo de software, que possuem um único objetivo, a orientação na definição de um processo, no caso deste estudo, de software e de métodos, modelos e abordagem para garantir a melhoria do processo de software através de sua orientação.

Em nosso estudo, podemos dizer que um processo de software também deve considerar atividades que são abordadas em modelos, como o CMMI que é o objetivo principal deste trabalho.

O conceito de maturidade do CMMI é baseado na noção de que alguns processos provêm mais estrutura e controle do que outros, sendo assim, a elaboração dos processos para atingir cada nível de CMMI pode ser representado da seguinte forma:

3 CMMI-DEV

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI) da Universidade Carnegie Mellon, é um guia para melhoria dos processos organizacionais.

O CMMI-DEV (CMMI for Development), é uma especificação do modelo CMMI para a indústria de software, foi publicado em março de 2002 e baseia-se nas melhores práticas e padrões de qualidade da Engenharia de Software.

O desenvolvimento do CMMI-DEV acabou sendo influenciado por vários fatores, entre eles os problemas recorrentes com o desenvolvimento de software que acabam como não resolvidos, as soluções do problema raiz não são praticadas nos projetos de software, pois existe um gap entre o nível mais alto do desenvolvimento e o resultado final a ser entregue.

Visando o aumento da capacidade que faz parte de um processo, a fim de produzir resultados almejados, surgiram a partir do trabalho de gerenciamento da qualidade de W. Edwards Deming, Philip B. Crosby e Joseph M. Juran, “pessoas responsáveis pela expansão do movimento pelo gerenciamento da qualidade e das teorias a respeito do custo da qualidade” (HELDMAN, 2009, p.308), uma maior preocupação com o resultado final a ser entregue ao cliente, pois além da qualidade do produto se tratar da entrega conforme a necessidade do cliente o modelo CMMI-DEV traz o amadurecimento do processo de desenvolvimento de software, trazendo diversos benefícios a empresa desenvolvedora que refletirá nos demais projetos a serem desenvolvidos, por exemplo:

• Estabelecer uma linguagem comum;

• Construir uma visão compartilhada;

• Construir um conjunto de processos e procedimentos desenvolvidos com sugestões de uma ampla participação da comunidade de software;

• Oferecer uma estrutura para se priorizar as ações;

• Estabelecer uma estrutura para se realizar avaliações confiáveis e consistentes;

• Auxiliar comparações em diversas indústrias.

Com a visão mais clara dos benefícios conquistados identificamos que um processo imaturo é:

• Ad hoc, improvisado por profissionais e gestores;

• Não é rigorosamente seguido e o seu cumprimento não é controlado;

• Altamente dependente dos profissionais atuais;

• Com baixa visão do progresso e da qualidade;

• Cujas funcionalidades e qualidade do produto podem ficar comprometidas para que os prazos sejam cumpridos;

• Arriscado do ponto de vista do uso de novas tecnologias;

• Com custos de manutenção excessivos;

• Com qualidade difícil de prever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com