TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CMMI (Modelo de Maturidade da Capacidade – Integração)

Pesquisas Acadêmicas: O CMMI (Modelo de Maturidade da Capacidade – Integração). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O que é CMMI?

O CMMI (Modelo de Maturidade da Capacidade – Integração) é um framework que descreve princípios e práticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. O modelo visa ajudar organizações envolvidas com o desenvolvimento de software a melhorar a capacidade de seus processos, por meio de um caminho evolucionário que considera desde processos com resultados imprevisíveis e até mesmo caóticos para processos disciplinados e definidos, com resultados previsíveis e com possibilidade de melhoria contínua.

Como a própria evolução humana os softwares passam por um período de evolução, onde no mundo de software são conhecidas como atualizações, e com sua comercialização passou assumir uma imagem de produto, existindo assim uma cobrança na qualidade, não somente como software, mas também como produto, onde cada empresa ou desenvolvedor adotava um sistema de organização e estruturação dos códigos e processos de desenvolvimento.

Pensando assim numa certificação de qualidade, foram surgindo organizações interessadas numa garantia do software quanto ao prazo de entrega, suporte a longo ciclo de vida, processos de desenvolvimento de software, sendo eficaz e eficiente. Surgindo assim a SEI (Software Engineering Institute), que criou o CMM (Capability Maturity Model) e futuramente o CMMI (a Capability Maturity Model Integration).

O CMMI fornece às organizações um conjunto de melhores práticas em desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços tecnológicos e pode ser usado como um guia na priorização de ações e esforços de melhoria em seus processos. Quando uma organização atinge um nível de maturidade, considera-se que seus processos alcançaram uma determinada capacidade, ou seja, tem mecanismos que garantem a repetição sucessiva de bons resultados futuros relacionados principalmente à qualidade, custos e prazos.

2 - Modelo baseado em melhoria contínua

A melhoria contínua é feita por meio de vários passos evolucionários, e não de inovações revolucionárias. O CMMI fornece uma estrutura para a implementação destes passos evolucionários em cinco níveis de maturidade (1 a 5), os quais configuram bases sucessivas para melhoria contínua.

2.1 Representação Contínua

• Nível 0: Incompleto (Ad-hoc)

• Nível 1: Executado

• Nível 2: Gerenciado / Gerido

• Nível 3: Definido

• Nível 4: Gerenciado quantitativamente

• Nível 5: Em otimização

2.2 Representação Por Estágios

• Nível 1: Inicial (Ad-hoc)

• Nível 2: Gerenciado / Gerido

• Nível 3: Definido

• Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente

• Nível 5: Em otimização

3.0 - Nível de maturidade

Um Nível de maturidade é uma base evolucionária bem definida, na qual se obtém um processo maduro. Cada nível consiste de uma série de metas de processo que, quando satisfeitos, estabilizam um componente importante do processo. Ao longo dos níveis de maturidade, estabelecem-se diferentes componentes do processo, os quais aumentam a capacidade dos diversos processos organizacionais.

3.1 Estágios do CMMI e níveis de maturidade

3.1.1 – Estágio Inicial

Normalmente neste nível os processos são informais e caóticos, as organizações não possuem um ambiente estável. A pesar deste ambiente informal, as organizações que se encontram neste nível de maturidade, produzem muitas vezes produtos e serviços que funcionam, porém elas freqüentemente excedem o orçamento e o cronograma dos seus projetos.

3.1.2 – Estágio Gerenciado

Processos básicos de gerenciamento de projeto são estabelecidos para controle de custos, prazos e escopo. A disciplina de processo permite repetir sucessos de projetos anteriores em aplicações similares. Os produtos e os serviços são visíveis para o gerente de projeto através de marcas, chamadas milestones onde é possível verificar o momento em que as principais tarefas são completadas. O sucesso deste estágio depende basicamente da gerencia do projeto.

3.1.3 – Estágio Definido

Neste estágio os processos são bem caracterizados, entendidos e estão descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos.

Estes processos padrão são usados para estabelecer a consistência em toda a organização. As atividades de gerenciamento básico e as de Engenharia de Sofware são documentadas, padronizadas, e integradas em processos padrão. Possui processos gerenciais e técnicos bem definidos, possibilitando a avaliação do processo.

3.1.4 – Quantitativamente Gerenciado

Métricas detalhadas dos processos e dos projetos são coletadas. Tanto os processos como os projetos são quantitativamente compreendidos e controlados. Os objetivos quantitativos são baseados nas necessidades dos clientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com