TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO COMEÇOU

Tese: COMO COMEÇOU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

COMO COMEÇOU

Em 1957 a URSS lançou o primeiro satélite artificial. Em resposta a este avanço tecnológico dos russos, o presidente dos USA, Eisenhower, decidiu criar a ARPA para desenvolver programas sobre o espaço e satélites. Com a criação da NASA em 1958, a ARPA perdeu o protagonismo para a investigação nessa área. Mas em 1961, a Universidade da Califórnia recebeu um computador proveniente da Força Aérea, que permitiu a ARPA dedicar-se a investigação na recém-nascida Informática. O objetivo da ARPA, parte integrante do Departamento de Defesa dos EUA, era a implantação de uma rede de comunicações, entre os locais mais críticos do sistema de defesa Norte-Americano. A rede de comunicações deveria ser robusta, por forma a que, em caso de ataque nuclear, com a consequente destruição maciça de parte da rede, a comunicação fluísse sem problemas entre as regiões não afetadas. Para satisfazer estas necessidades, os dados, eram divididos em pacotes que seriam encaminhados, de forma instantânea, por uma das várias rotas que estivessem disponíveis. Com esta divisão dos dados em pacotes, os diferentes pacotes poderiam seguir caminhos independentes, cujo ponto comum era o destino que levavam. Esta rede experimental designou-se por ARPANET. Foi criada na década de 70 e em 71 possuía 15 nós que interligavam cerca de 20 máquinas da ARPA. As características fundamentais a que deveria obedecer esta nova rede: A rede deveria ser uma rede descentralizada. Ou seja, não deveria possuir qualquer comando ou comandos centralizados. Todos os computadores (nós na rede) deveriam ter um estatuto idêntico, em termos de comunicações, ou seja, cada nó na rede deve poder enviar, receber informação ou ser apenas ponto de passagem desta. As mensagens, deveriam ser divididas em pacotes de informação, o qual deveria conter o endereço de destino e origem. Estas continuam a serem algumas das características reconhecidas na Internet.

COMO SURGIU O NOME INTERNET?

O nome INTERNET começou a ser falado apenas em 1973. Isto porque, no ano de 72, tinha-se iniciado na ARPA a investigação do conceito "internetworking" forma de interligação de redes. Nos anos de 1980 e 1981 misturam-se três mundos distintos: militares, cientistas e universidades. Esta mistura surge como consequência da criação de duas redes ligadas a instituições universitárias e científicas americanas: a BitNET (Universitária) e a CSNET (científica); vindo a potenciar o aparecimento de uma rede alargada com múltiplas aplicações. Em 82, os protocolos usados nestas redes foram firmados num standard - o TCPIP. A Internet foi então definida como o conjunto das redes que utilizavam protocolos TCP-IPiii. O IP permite a comunicação entre computadores e o TCP garante uma maior segurança na transmissão de dados, entre outras funcionalidades. Na Internet cada máquina tinha um endereço (designado como endereço IP), que a identifica ainda hoje, univocamente na rede.

DESENVOLVIMENTO DA INTERNET

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950. A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais. Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

A INTERNET NO BRASIL

No começo da década de 1970, compartilhamento de dados era assunto do governo, porém a idéia de comunicação global já estava em alta nos interesses de pesquisadores brasileiros, com isso foram feitas as primeiras tentativas de rede acadêmica no Brasil, com o projeto Rede Sul de Teleprocessamento (RST). Esse projeto não saiU do papel, mas o interesse crescia nas universidades brasileiras, principalmente por conta de pesquisadores que retornavam de pesquisas no exterior e vivenciavam as redes integradas das universidades.

Em 1979 foi criado o Laboratório Nacional de Rede de Computadores (LARC), que visava integrar os esforços institucionais, ou seja, gerar um know-how de âmbito nacional através de um intercambio de software e informação cientifica, integrando os laboratórios de computação das instituições participantes.

Em 1981, o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) iniciou um projeto com uma tecnologia desenvolvida na Universidade de Cambridge, que consistia num par de fios de cobre trançados, ligados numa rede de computadores, e esses eram o cominho para a informação “correr”. Essa rede ficava entre as universidades UFRJ e PUC/RJ.

Em 1982, teve inicio o projeto REDPUC, no qual o objetivo era o desenvolvimento de uma central de comutação de pacotes, ou seja, as informações eram organizadas em pacotes, mandadas através de cabos conectados em outros computadores, e esses pacotes depois eram reorganizados, formando assim as informação. Esse projeto era uma parceria da PUC com a TELEBRÁ, EMBRATEL e USP. Nesse mesmo ano, foi criado o Centro Piloto de Serviços de Teleinformática para Aplicações em Ciência e Tecnologia na Região Norte-Nordeste (CERPINNE). Esse projeto visava a interligação das universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil e foi encabeçada pelas universidades UFPB e UFPE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com