TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FOI CRIADO O COMPUTADOR?

Trabalho Universitário: COMO FOI CRIADO O COMPUTADOR?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A história do computador, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, ou com pedras e gravetos, não dava mais para fazer cálculos. Então foi criado, há aproximadamente 4.000 a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO.

Mas foi somente em 1943 que surgiu o ENIAC considerado o primeiro computador eletrônico do mundo. Antes dele foram construídos alguns computadores que eram eletromecânicos, como o Mark I, que usava cartões perfurados para fazer a entrada e saída de dados. o Z3 construído na Alemanha na época da segunda grande guerra pelo cientista Konrad Zuse também faz parte da história, e sem contar que Zuse em 1942 teve a ideia de fazer um computador usando válvulas como o ENIAC. Todos esses computadores foram baseados na máquina diferencial de Charles Babbage idealizada em 1820 na Inglaterra.

2. HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO

A Computação tem sido considerada uma ciência independente desde meados do século XX. No entanto, desde a antiguidade, a humanidade busca formas de automatizar os seus cômputos e de criar máquinas e métodos para facilitar a realização de cálculos. Abaixo uma linha do tempo que indica alguns dos principais eventos ocorridos na história da computação e na evolução da arquitetura dos computadores automáticos.

2. 1 ÁBACO

Um aparelho muito simples criado a aproximadamente 4.000 a.C. formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos.

Cerca de 200 a.C. o Abaco era constituído por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes. Já no século III – d.C. esse parelho era formado por discos ou contas moveis para acelerar as operações matemáticas.

2.2 "RELÓGIO CALCULADOR" , 1623

Wilhel Schickard, na Alemanha, Criou o "Relógio Calculador". Este instrumento era capaz de somar e subtrair 6 digitos, e em caso do resultado ser maior do que 6 digitos ele tocava um sino. As operações eram feitas por manivela, que girava e os números mudavam, como no contador de K7 dos nosso dias.

2.3 BLAISE PASCAL 1642 (PAI DA CALCULADORA)

O primeiro computador digital e primeira calculadora mecânica em 1642. A calculadora trabalhava perfeitamente, ela transferia os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas por um dispositivo semelhante a um velocímetro do automóvel. Pascal chamou sua invenção de Pascalina. Apesar de bem inferior ao "Relógio Calculador" do Schickard a máquina do Pascal se tornou mais famosa. Ele vendeu dúzias de exemplares da máquina em varias formas, conseguindo executar até 8 dígitos.

2.4 GOTTFRIED LEIBNITZ, 1672

Depois de muitas tentativas, finalmente é inventada em 1672 a primeira máquina de calcular capaz de desenvolver as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e ainda raiz quadrada. Essa grande conquista foi atribuída ao matemático Gottfried Wilhelm Von Leibnitz que aprimorou a máquina de Pascal e obteve a calculadora universal.

2.5 JOSEPH MARIE JACQUARD, 1801

O tear automático era um tear com encontrada de dados por meio de cartões perfurados para controlar a confecção de tecidos e seus respectivos desenhos. Foi criado em 1801 por Joseph Marie Jackuard e pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história.

2.6 CHARLES BABBAGE, 1822

As máquinas de diferenças foram idealizadas pelo professor e matemático da Universidade de Cambridge, Charles Babbage, em 1822. Era um dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas capaz permitia cálculos como funções trigonométricas e logaritmas, utilizando os cartões de Jacquard.Elas também eram capaz de computar e imprimir extensas tabelas científicas. Apesar de tantas vantagens, esta máquina nunca chegou a ser construída por causa das limitações tecnológicas da época.

2.7 HERMAN HOLLERITH, 1890

O conceito de cartões desenvolvidos na máquina de Tear Programável também foi muito útil para a realização do censo de 1890, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados.

Em vez da clássica caneta para marcar X em “sim” e “não” para perguntas como sexo e idade, os agentes do censo perfuravam essas opções nos cartões. Uma vez que os dados fossem coletados, o processo de computação da informação demorou aproximadamente 1/3 do comum. Foi praticamente uma revolução na maneira de coleta de informações.

Aproveitando todo o sucesso ocasionado por sua máquina, Hollerith fundou sua própria empresa, a Tabulation Machine Company, no ano de 1896. Após algumas fusões com outras empresas e anos no comando do empreendimento, Hoolerith veio a falecer. Quando um substituto assumiu o seu lugar, em 1916, o nome da empresa foi alterado para Internacional Business Machine, a mundialmente famosa IBM.

2.8 ALAN M. TURING, 1936

Matemático inglês, que desenvolveu a teoria de uma máquina capaz de resolver todo o tipo de problemas, chegando à construção teórica das Maquinas de Turing.

2.9 O COMPUTADOR Z3, 1941

Resultado da 2a Guerra Mundial, o computador Z3, construído pelos alemães, tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim nos deixando pouquíssimas informações.

2.10 COLOSSUS, 1943

Assim como os alemães, os ingleses também foram em busca de tecnologias para decifrar códigos secretos construindo então, o Colossus (Serviço de Inteligência Britânico). Possuindo dimensões gigantescas, o Colossus funcionava por meio de válvulas o Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cifrada com os códigos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com