TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO DE SOLUÇÃO THIN CLIENT x DESKTOP’S

Projeto de pesquisa: COMPARATIVO DE SOLUÇÃO THIN CLIENT x DESKTOP’S. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 07

2 LOCALIZAÇÃO DOS TERMINAIS 08

3 THIN CLIENT 09

3.1 O que é Thin Client 09

3.2 Como funciona o Thin Client 10

3.3 Porque usar o Thin Client 12

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO THIN CLIENT 13

5 PROTOCOLOS UTILIZADOS 15

6 COMPARATIVO DE SOLUÇÃO THIN CLIENT x DESKTOP’S 16

7 CUSTO DE INVESTIMENTO COM DESKTOP’S E SUAS LICENÇAS DE SOFTWARE 17

8 CUSTO DE INVESTIMENTO COM THIN CLIENT - SOFTWARES LIVRES 17

9 GRANDES EMPRESAS QUE UTILIZAM O THIN CLIENT 18

10 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

Esse projeto visa à instalação de terminais de computadores em diversos locais do Rio de Janeiro e de São Paulo durante a copa do mundo e as olimpíadas.

O objetivo dos terminais é de informar a população e aos turistas dos jogos das olimpíadas, da copa do mundo e das atividades turísticas no local.

Pensando na geração atual e nas gerações futuras, será utilizado o desenvolvimento sustentável em todas as instalações, obtendo energia limpa para a alimentação dos terminais, uma energia que não gere poluentes e que preserve ao máximo o meio-ambiente.

No total serão 13 terminais instados no Rio de Janeiro, e 10 terminais instalados em São Paulo, todos com o máximo de informações para que os turistas possam desfrutar do que há de melhor no Brasil. Como a central será mantida na cidade do Rio de Janeiro, os terminais se comunicarão diretamente em tempo real com a central de processamento através de links via satélite, onde os dados serão processados e retornados em tempo real em uma resposta para o cliente.

2 LOCALIZAÇÃO DOS TERMINAIS

Serão um total de 13 terminais instalados nas cidades do Rio de Janeiro e de 10 em São Paulo, todos em pontos de grande concentração de pessoas, a fim de proporcionar aos turistas, informações precisas sobre todo processo da copa e olimpíadas, como horário de ônibus, onde vão ocorrer os jogos, horário das partidas, como chegar aos estádios, entre outros diversos atrativos.

A central de controle ficará localizada na cidade do Rio de Janeiro, onde de lá obteremos todos os dados que serão necessários para confeccionar os boletins diários estatísticos para ordem do projeto.

No Rio de Janeiro os terminais serão instalados nos seguintes locais:

- Cristo Redentor;

- Pão de Açúcar;

- Jardim Botânico;

- Arcos da Lapa;

- Arpoador;

- Copacabana Palace;

- Maracanã;

- Praia de Copacabana;

- Praia de Ipanema;

- Praia do Flamengo;

- Praia da Barra da Tijuca;

- Lagoa Rodrigo de Freitas;

- Estações de metro (Presidente Vargas, Cinelândia, Largo do Machado, Botafogo).

Já em São Paulo os terminais serão instalados nas seguintes localidades:

- Catedral da Sé;

- Masp – Avenida Paulista;

- Zoológico;

- Ibirapuera;

- Butantã;

- Terminal Tietê;

- Pico do Jaraguá;

- Estações de metrô (Sé, Jabaquara, Barra Funda);

- Shopping;

- Centro Cultural.

3 THIN CLIENT

3.1 O que é Thin Client

Figura 1: O que é Thin Client

Muitas pessoas chegam ao site sem saber o que seria um Thin Client, alguns já ouviram falar, mas não conhecem o funcionamento e outros estão se deparando agora com essa grande ferramenta. O Thin Client funciona como um terminal burro que aproveita os recursos do computador que está associado. Abaixo iremos detalhar mais o que é um Thin Client.

A maioria dos recursos dos computadores, hoje em dia, não é plenamente aproveitada. A tecnologia utilizada pelo Thin Client é uma solução que otimiza o funcionamento de um PC de forma que diminua o tempo de ociosidade dele.

O Thin Client é um equipamento que funciona como um mini PC, mas não possui, em sua estrutura interna, HD, processador e memória (não como os convencionais). Apesar de sua estrutura simples, com ele é possível obter uma rede de baixo custo e de fácil manutenção, dentre outros benefícios.

Figura 2: Configuração do Servidor

Com a implantação de Thin Clients e apenas um computador (host ou servidor) é possível gerar várias estações de acesso. A configuração do servidor depende do número de terminais e das necessidades dos usuários da rede. Esta deve ser bastante pensada antes de elaborar e formatar o ambiente utilizado.

Além de ser bastante econômico, o Thin Client é ecologicamente correto. O consumo de energia é desprezível quando comparado a soluções convencionais. Outro ponto importante para a sustentabilidade é que os terminais são bastante resistentes (menos gastos com manutenção), não precisando ser trocados com a mesma frequência de um computador normal, gerando assim menos lixo eletrônico.

Portanto, comprando Thin Clients sua empresa terá menos gastos operacionais e com equipamentos, ainda estará colaborando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com