TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMÉRCIO VAREJISTA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP).

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 11

PEA – PROGRAMA DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL

NADILMA SANTOS DA SILVA – ME.

POMBAL GÁS.

COMÉRCIO VAREJISTA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP).

RIBEIRA DO POMBAL – BA

MARÇO/2019

1 – INTRODUÇÃO

Este Plano contém as informações e ações mínimas necessárias no controle de possíveis emergências na empresa NADILMA SANTOS DA SILVA – ME (Pombal Gás).

Todos os procedimentos aqui descritos estão voltados para a redução de perdas materiais e humanas, decorrentes das situações emergenciais, porém, não inclui os procedimentos operacionais, específicos de cada departamento.

Também comtempla as situações de risco existentes e as ações necessárias para reduzir as probabilidades de acidentes; viabilizar o socorro aos possíveis acidentados; atuar na prevenção e controle de tumultos e no combate de situações crítica, tais como: Desastres naturais, incidentes/acidentes ambientais, vazamentos de produtos químicos em geral, vazamento de líquidos inflamáveis e incêndios de pequenas e grandes proporções.

Considera-se emergência qualquer situação imprevista que está fora de controle da pessoa da área, e que poderá acarretar riscos a integridade física da coletividade e/ou prejuízos materiais. São consideradas emergências, independente da sua extensão:

-        Vazamento de produtos inflamáveis

-        Incêndios

-        Explosões

Emergência leve – será aquela eliminada imediatamente pelo pessoal da área.

Emergência média – será aquela que necessita da intervenção de pessoal treinado.

Emergência grave – será aquela que está além dos recursos humanos e materiais da empresa, tornando-se necessário o acionamento dos órgãos e autoridades competentes.

O transporte rodoviário de produtos perigosos tem causado danos expressivos a humanidade, ao patrimônio e ao meio ambiente, em função da ocorrência de acidentes envolvendo o transporte destes produtos. Acidentes envolvendo produtos perigosos requer cuidados especiais no que diz respeito a um prévio planejamento com adoção de medidas técnicas e administrativas, objetivando minimizar impactos que ocorrem. É necessário também utilização de pessoal habilitado para todas as ações necessárias.

Um produto é considerado perigoso, quando em função de suas características físicas e químicas oferecem quando transportado riscos a segurança pública, saúde coletiva e também ao meio ambiente. A classificação destas substâncias (produtos) está em função de grau de riscos que possam apresentar. A ONU – Organização das Nações Unidas, possui critérios para classificação dos produtos que são ou não tidos como perigosos (Portaria 204/97). È necessário que o transportador e a população tenham conhecimento de riscos que um produto apresente, visando preservação de vidas.  A grande maioria dos produtos perigosos, são representados por combustíveis (gasolina, diesel, álcool, querosene) e produtos corrosivos, a exemplo de soda caustica e ácido sulfúrico.

2 – OBJETIVOS:

O plano de emergência tem como finalidade estabelecer procedimentos em caso de situação crítica, acontecimento perigoso ou incidente, através de medidas emergenciais, objetivando eliminar os riscos a saúde do trabalhador bem como reduzir os danos ambientais e materiais.

Toda a ação tem como objetivos:

        Evitar que todos os envolvidos funcionários, público, vizinhança e meio ambiente em geral sejam afetados;

        Controlar ou neutralizar imediatamente as fontes geradoras dos riscos;

        Orientar a conduta dos funcionários da empresa sobre critérios de ação em situações de emergência;

        Determinar procedimentos e responsabilidades dos envolvidos no controle das emergências.

        Definir responsabilidade das pessoas e grupos, quando da ocorrência de um acidente na unidade de produção, proporcionando um plano de ação organizado eficaz.

        Minimizar os efeitos da emergência sobre as pessoas, comunidade vizinhas e meio ambientes.

        Assegurar o fornecimento de informações exatas e rápidas para as autoridades, empregados e familiares, público em geral e a responsável legal da empresa.

        Reduzir ao mínimo as perdas de produtos, danos as instalações, aos patrimônios envolvidos e aos equipamentos

Visa ainda atender o disposto na resolução CEPRAM nº 3183/2003 que dispõe sobre a comunicação de emergências ambientais no estado da BAHIA.

Estabelecimento das condições mínimas para transporte de produtos perigosos, a base de combustíveis GLP, (gás liquefeito de petróleo). Este plano de emergência ambiental contempla as hipóteses de acidentes, consequências e medidas de controle. Abrange também procedimentos e recursos para identificação, avaliação, análise, controle e monitoramento de riscos que possam ocorrer durante transporte rodoviário de combustíveis GLP, (Gás liquefeito de petróleo).

4. ASPECTOS GERAIS DA ATIVIDADE DA EMPRESA

A Empresa NADILMA SANTOS DA SILVA – ME (Pombal Gás), comércio de gás é uma empresa do setor de comercio e varejo de Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) de classe III. Os serviços prestados pela empresa são: armazenamento e revenda de botijões.

5. IMPACTO AMBIENTAL NEGATIVO

O evento vazamento de um produto perigoso pode causar impacto ambiental negativo dependendo da ação agressora destes agentes e de seu estado físico, isto porque poderão ser atingidos cursos de água, lençol freático, lagos, redes de esgoto, etc.

6. POTENCIAL DE POLUIÇÃO E DE RISCOS.

Este potencial está relacionado também com o estado físico do agente (produto perigoso), a área que ocorreu o acidente, levando-se em consideração o ser humano, os animais, as plantações e os cursos d’água.

Um produto possui um potencial de poluição do tipo líquido volátil, porém quando estes produtos atingem cursos de água, lençol freático esgotos, etc. oferecem riscos de contaminação e se entrarem em contato com qualquer fonte de ignição, poderá causar fogo e/ou explosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com