TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRITÉRIOS DE SEGURANÇA PARA PROJETO DE INSTALAÇÕES FIXAS DE ARMAZENAMENTO DE GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO N-1645

Ensaios: CRITÉRIOS DE SEGURANÇA PARA PROJETO DE INSTALAÇÕES FIXAS DE ARMAZENAMENTO DE GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO N-1645. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 8

CRITÉRIOS DE SEGURANÇA PARA PROJETO DE INSTALAÇÕES FIXAS DE

ARMAZENAMENTO DE GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO

TRABALHO COMPLEMENTAR DE ANÁLISE DA NORMA PETROBRÁS N-1645

ALISSON VILELA

INTRODUÇÃO

A Norma (N-1645) fixa as condições de segurança que devem ser obedecidas nos projetos básicos e de detalhamento de instalações fixas de armazenamento de gás liquefeito de petróleo sob pressão em esferas ou cilindros, refinarias, terminais, bases de distribuição e instalações de produção de petróleo.

A N 1645 diz respeito a Critérios de Segurança para Projeto de Instalações Fixas de Armazenamento de GLP, tem como exigências:

-Piso cônico de concreto com canaletas de drenagem;

-Pernas das esferas com revestimento de concreto à prova de fogo;

-Bacia de contenção

-Sistemas de resfriamento com água de combate a incêndio;

-Alarmes de nível alto e pressão alta;

-Válvulas Fire Safe;

-Muro de Proteção;

-Injeção de água nas esferas;

-Tomadas de vapor;

-Detecção de vazamentos de alarmes;

-Casa de Controle resistente à explosão e pressurizada;

-Válvulas de retenção com desarme remoto;

-Canhões de combate a incêndio;

-Drenagem dos amostradores para sistema fechado;

-Centralização dos alarmes e dispositivos de comando;

-Monitoramento de gasodutos.

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é um produto constituído por hidrocarbonetos com 3 ou 4 átomos de carbono (propano, propeno, butano e buteno), podendo apresentar-se em mistura entre si em qualquer proporção, com pequenas frações de outros hidrocarbonetos. A referência a GLP deve ser entendida que o mesmo encontra-se na fase líquida. Quando se tratar de fase gasosa este fato está explicitado.

2. CONDIÇÕES GERAIS

2.1 Armazenamento e Trincheira

Sua armazenagem, à temperatura ambiente ou sob resfriamento, deve ser a uma pressão manométrica igual ou superior a 98 kPa (1,0 kgf/cm²). Nestas circunstâncias o GLP deve ser armazenado em esferas, pois desta forma não deixa a pressão aumentar em pontos localizados, como ocorreria em tanques de armazenamento com traços planos, uma vez que, em cavidades formadas por junções das paredes, a pressão aumentaria demasiadamente naquele ponto, podendo ocasionar explosões. Esferas perfeitas distribuem por igual à pressão dos gases no interior do recipiente mantendo uma proporcionalidade de força exercida sobre a parede do taque.

Nas trincheiras as passagens devem ser em forma de canaleta, onde a elevação dos tubos é inferior ao greide das áreas adjacentes, com largura máxima de 2,00 m, construída em concreto armado, podendo possuir ou não cobertura.

2.2 Localização e Arranjo

Os vasos de armazenamento de GLP devem ser localizados em áreas que permitam uma rápida dispersão do gás na atmosfera. Deve ser evitada a instalação de parques de armazenamento de GLP em locais onde a livre circulação do ar seja obstada pela presença de construções, encostas ou outros obstáculos, bem como em depressões do terreno.

Deve ser considerados a direção e o sentido dos ventos predominantes, de forma a se evitar que os vazamentos ocorridos no parque de armazenamento de GLP sejam conduzidos para locais onde haja concentração de pessoas ou com prováveis fontes de ignição.

Cada esfera ou bateria de cilindros deve possuir acesso por, pelo menos, uma rua adjacente. No caso de baterias de cilindros, esta rua deve ser paralela à maior dimensão dos cilindros. O arranjo deve permitir acesso fácil para o controle de vazamentos e combate a incêndio.

Os cilindros devem ser dispostos de modo que suas calotas não apontem para áreas onde haja grande concentração de pessoas ou áreas de risco elevado, ou ainda para outros cilindros. Além disso, não devem ser instalados sobrepostos.

2.3 Espaçamento

As distâncias mínimas de cada vaso de GLP para as instalações e equipamentos devem se as seguintes:

Capacidade Volumétrica em Água m³ Espaçamento em (m)

7,5-114,0 15

114,1-265,0 22

265,1-340,0 30

340,1-454,0 45

454,1- ou maior 60

2.4 Piso e Drenagem

O piso, sob os vasos, deve ser uniforme e com declividade que garanta o imediato afastamento de produto em caso de vazamentos maiores. A declividade deve ser de 2,5 %, no mínimo. Estas áreas devem ser pavimentadas em concreto, com uma espessura mínima de 0,10 metros, e não podem possuir trincheiras ou canaletas para as tubulações.

O sistema de drenagem não deve permitir que o produto seja conduzido sob os vasos adjacentes.

Deve ser previsto um sistema de canaletas para a condução da água e, eventualmente, do GLP para uma bacia de contenção. As canaletas devem ser calculadas para a condição de operação do sistema de combate a incêndio ou para precipitação pluvial, adotando-se a vazão que for maior. Nenhuma canaleta deve se situar a menos de 5 metros da projeção horizontal dos vasos. Tais canaletas, quando cobertas, devem possuir coberturas por grades vazadas, sendo a área vazada de no mínimo 70 % da área total.

O sistema de canaletas deve descarregar em uma bacia de contenção, localizada a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com