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CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

Tese: CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Tese  •  4.502 Palavras (19 Páginas)  •  263 Visualizações

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INTRODUÇÃO

Neste ATPS veremos alguns tipos de programação de linguagem C, e suas características e definições em geral a fim de aperfeiçoar nosso conhecimento e aplicação em nosso dia a dia e / ou ambiente de trabalho.

SUMÁRIO

Relatório 1................................................................................................... 05

Relatório 2................................................................................................... 11

Conclusão................................................................................................... 17

Referência Bibliografica.................................................................................18

Anexo ............................................................................................................19

RELATÓRIO 01 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

DESAFIO: BOBINA JUMBO

1) Desenvolver uma função matemática que resuma o cálculo do peso.

a) Bobinas com diâmetro total externo de 1000 mm peso por metro linear 0,610: IV. Exemplo: Largura de 660, peso igual a 403 kg;

Então, 660x(1000/1000) onde 660x1x0, 610=514,60  Arredondamento = 515 kg.

b) Bobinas com diâmetro total externo de 1150 mm, peso por metro linear 0,678: V. Exemplo: Largura de 660, peso igual a 515kg;

Então, 660 x (1150/1000) x 0,678, onde 660x1, 15x0, 678=514,60 Arredondamento = 515 kg.

c) Bobinas com diâmetro total externo de 1200 mm, peso por metro linear 0,725:VI.

Exemplo: Largura de 660, peso igual a 575kg;

Então, 660 x(1200/1000)x0, 725 onde 660x12x0, 725=574,20  Arredondamento = 574kg.

d) Bobinas com diâmetro total externo de 1500 mm, peso por metro linear 0,933: VII. Exemplo: Largura de 660, peso igual a 925kg;

Então, 660x(1500/1000)x0,933 onde, 660x15x0,933=923,67  Arredondamento = 924 kg.

Nesta primeira etapa foi discutido diversos assuntos e grupo, através das leituras anteriores no qual se destacam:

NOÇÃO DE ALGORITMOS: São soluções computacionais, que nos ajudam a solucionar os diversos problemas do dia a dia, ou seja, é o conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Temos que ter o mínimo de noção em algoritmos, porém os resultados finais ou ações dependem de um comando prático e que se faça entender para a sua realização.

PSEUDOLIGUAGEM: Tenta aproximar os algoritmos da linguagem natural. Desta forma teremos uma linguagem simplificada aproximando a linguagem dos computadores da natural. É a pseudolinguagem que mais iremos usar, pois ela permite ao programador de pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA: É uma coleção de diversas variáveis, com tipos possivelmente diferentes. Em C, os registros são declarados através da palavra reservada struct. Exemplo de e=uma estrutura em C:

1 struct aluno {

2 char nome [40];

3 int matricula;

4 strcpy (a1.curso, “Engenharia”);

5 a2=a1;

6 if (a2==a1){

7 printf(“São iguais.\n”)

8 } Estruturas

A função strcpy copia uma string de origem para uma string de destino, já que em C não é possível realizar esta operação diretamente. Por exemplo, a instrução a1.nome=”joão” seria identificada como erro pelo compilador.

Isto ocorre por que uma string é considerada como um vetor em c e, como tal, deve ser manipulada elemento a elemento. A manipulação de strings em C é feita através das suas funções e a comparação de duas strings é possível através da função strcmp (string1,string2), que compara string1 com a string2. Se as duas forem idênticas, a função retorna a zero. Se elas forem diferentes, a função retorna um outro valor.

A Linguagem C ainda oferece um recurso de se renomear tipos de dados primitivos. Isto é feito através do comando typedef. Um exemplo de utilização para typedef é:

Typedef int Tipo contador;

Typedef char* Tipo palavra;

Estruturas Sendo possível usar typedef nas estruturas.

Exemplo:

1 struct tno{

2 char* palavra;

3 int contador;

4 };

5 typedef struct tno TipoNo;

Estruturas Variáveis podem então ser definidas utilizando-se esse novo nome, como uma espécie de apelido. No exemplo a seguir, a declaração de variável esta sintaticamentecorreta:

TipoNo meuNo;

meuNo.contador=1;

VETORES : também chamados de arrays, é uma forma de armazenar vários dados, em uma única variável, sendo estes dados acessíveis por meio de um índice numérico. Os vetores devem sempre conter dados do mesmo tipo. Sendo que a representação de matrizes segue a mesma regra dos vetores, diferenciando-se apenas com relação a quantidade de dimensões.

TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS: Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem

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