TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cite 5 ferramentas ou métodos ou programas de qualidade e explique o conceito e a importância de cada um dentro das organizações?

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

Cite 5 ferramentas ou métodos ou programas de qualidade e explique o conceito e a importância de cada um dentro das organizações?

Fluxograma - é um tipo de diagrama, representado muitas vezes através de figuras que ilustram de forma simplificada a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É importante, pois auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo.

Folha de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados de forma fácil e concisa, a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É importante, pois registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

Diagrama de Pareto: "É um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada." Nos permite visualizar diversos elementos de um problema auxiliando na determinação da sua prioridade. É importante para se identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela de erros ou problemas, permitindo uma fácil visualização e identificação das causas, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

Diagrama de Causa-e-Efeito - é uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema e seu efeito, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. É importante, pois permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.

Diagrama de Dispersão - é a etapa seguinte do diagrama de causa e efeito, pois verifica-se se há uma possível relação entre as causas, isto é, nos mostra se existe uma relação, e em que intensidade. É importante na prática do dia-a-dia, muitas vezes, essencial estudar-se a relação entre Característica de Qualidade e fator que a afeta, Relação entre duas Características de qualidade e Dois fatores relacionados a uma única característica de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com