TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilares de concreto armado e concreto auto adensavel

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 14

Pilares de concreto armado com reforço de concreto auto adensável

Keila Santos Barbosa

Luís Henrique Delgado Cavalcante

Brasília, 2015

Resumo

  O trabalho a seguir, abrange um assunto geral sobre concreto, como é feito, qual a sua função e foram citados alguns aditivos que possam ou não serem colocados no concreto, concreto armado, o mesmo é uma junção de concreto com uma armadura de aço para que se possa aumentar a tração do concreto, possibilitando alcançar vãos maiores em construções e edificações, concreto auto adensável, o mesmo é um tipo de concreto mais líquido com uma trabalhabilidade maior que a do concreto original, é adicionado alguns aditivos ao concreto para que fique mais maleável e possa ser bombeado de longas distancias, sem precisar de vibrar para preencher todos os vãos a qual ele é posto, pilar que exerce a função de transferir cargas da edificação para as fundações que dissipam essas cargas no solo, extremamente necessário para construções de prédios e diferentes tipos de construções e finalmente o estudo de pilares de concreto armado com reforço de concreto auto adensável, o qual foi feita uma pesquisa, foi avaliado o comportamento de pilares de concreto armado solicitados à flexo-compressão e excentricidade em apenas uma direção reforçados na região comprimida com uma camada de concreto auto adensável e verificar se o uso do material serviu para aumentar a sua resistência.

Palavras Chave: Concreto; Pilar; Concreto armado; Reforço; Concreto auto adensável.

Abstract

The following work covers a general subject on concrete, as is done, what is its function and were quoted some additives that may or may not be placed on concrete, reinforced concrete, it is a concrete junction with a steel armor to which can increase the traction of the concrete, allowing to reach higher openings in buildings and constructions, self compacting concrete, it is a more liquid kind of concrete with a workability higher than the original concrete is added some additives to the concrete so that it more pliable and can be pumped long distances without vibrate to fill all the gaps which it is put, pillar holding the function to transfer loads to the foundations of the building which dissipate these loads in the soil, extremely necessary for buildings buildings and different types of buildings and finally the study of reinforced concrete columns with concrete self compacting concrete reinforcement, which a survey was conducted, evaluated the behavior of reinforced concrete columns requested the flexion-compression and eccentricity in one direction reinforced compressed in the region with a layer of concrete self compacting and verify that use of the material served to increase your resistence.

Keywords: Concrete ; Pilar ; Reinforced concrete ; strengthening ; Self compacting concrete.

Introdução

É importante na construção civil conhecer a resistência de alguns tipos de pilares. Nessa pesquisa foi avaliado o comportamento de pilares de concreto armado, com reforço de concreto auto adensável e conectores que foram solicitados a compressão e excentricidade apenas na direção reta.

Nesse experimento o objetivo geral é saber a resistência de cada forma de pilar de concreto que foram testados, entre vários pesquisadores se destacam as pesquisas feitas por Omar (2006) Sahb (2008) e Nascimento (2009). Nestes três estudos foram utilizados pilares com a mesma seção transversal e seguindo o mesmo projeto de armadura, começando pelo concreto simples e indo até o tipo de concreto mais complexo entre os testados, os com pinos.

 Vários são os problemas estruturais encontrados na construção civil que podem levar as edificações à ruína. Dentre eles podem ser citados, as falhas de projeto e execução, uso de materiais de baixa qualidade e a mudança funcional da estrutura.

Esse experimento é justamente para identificar quais são as melhorias que podem ser adotadas na construção civil, a respeito de tipos de concretos em pilares, fazendo com que a melhor solução possa ser usada em obras civis.  

Os objetivos gerais desse trabalho é mostrar como reagiu cada pilar testado, mostrando passo a passo como é feito o concreto e logo após a junção dele com o ferro, formando assim o concreto armado, colocando algumas adições para que ele fique mais adensável e por último acrescentando pinos conectores para testar a carga aguentada de cada um.

Esse teste é para que diminua as falhas nas etapas de projeto, de execução, somando-se a esse fator a mudança funcional da estrutura. Quase não são feito estudos sobre o comportamento dessas estruturas reforçadas, e é o que dificulta estabelecer parâmetros que contribuem para a elaboração desse projeto, fazendo assim, desse experimento, um estudo muito interessante.

Esse artigo está dividido em três capítulos muito significativos e relevantes quando se fala de concretos, pilares original e pilares de concreto armado reforçado com concreto auto adensável.

 

Desenvolvimento

  1. Concreto

  O concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimentoareiapedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.

Materiais constituintes do concreto:

  • Aglomerante — cimento portland;
  • Agregado Miúdo — areia natural ou artificial (pó de pedra beneficiado), pó de pedra;
  • Agregado Graúdo — pedra britada ou seixo natural;
  • Água — pode ter parte ou totalidade substituída por gelo;
  • Aditivo — plastificante, retardador de pega;
  • Adições — metacaulim, cinza volante, pozolanascal, pó de pedra;

  No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com