TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCRETO DO BAGAÇO DA CANA ALTO ADENSÁVEL(CBCA)

Artigo: CONCRETO DO BAGAÇO DA CANA ALTO ADENSÁVEL(CBCA). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

RASCUNHO

CONCRETO DO BAGAÇO DA CANA ALTO ADENSÁVEL(CBCA)

O bagaço é muito utilizado como geração de energia, e a queima gera uma cinza pesada e um cinza leve .

Obs: A COCAMAR economiza 13 bilhões de reais queimando o bagaço e gerando energia .

A cinza leve pode ser revertida em cimento .

produção do cimento Portland, seu principal constituinte.

Estudos demonstram que para a produção de uma tonelada de cimento e aproximadamente 1,7 toneladas de matéria-prima, sendo composta basicamente de calcário e argila . A produção do cimento é responsável, ainda, pela emissão de cerca de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), por tonelada de clínquer produzido, além de outros gases intensificadores do efeito estufa, como CO, CH4, NOx, NO2 e SO2, em proporções menores . Segundo o SNIC e a Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP (2010), aproximadamente 90% das emissões de CO2 oriundas da fabricação de cimento ocorrem durante a produção do clínquer (material intermediário do cimento), seja na calcinação/descarbonatação da matéria-prima, seja com a queima de combustíveis no interior do forno.

Objetivo

Esse trabalho tem como objetivo geral implantar alternativas para o emprego de cinza proveniente da queima do bagaço da cana-de-açúcar dentro da indústria da construção civil, avaliando a possibilidade de sua utilização em substituição parcial ao cimento Portland, especificamente na produção de concretos.

POZOLANA

O termo pozolana, pode ser aplicado a todos os materiais de composição silicosa ou alumi-nosilicosa que, por si só, quase não têm propriedades hidráulicas, entretanto, quando finamente divididos e na presença de umidade em temperatura 18 ambiente reagem com o Ca(OH)2 formando compostos com propriedades cimentícias. Qualquer material que apresente as mesmas características descritas acima pode ser considerado pozolânico, sejam naturais ou artificiais, geralmente denominados de adições minerais.

A conclusão que ele é uma pozolanica da cinza é bem satisfatória e nos ensaios provou que a característica é de areia (sílica e ou silicosa).

Junto com o silicato hidratado de cálcio

Cinza proveniente do bagaço

O último resíduo gerado pela cadeia da cana-de-açúcar são as cinzas da queima do bagaço, geradas na ordem de 25 kg de cinza para cada tonelada de bagaço . Essas cinzas são utilizadas como adubo nas lavouras, mas segundo pesquisas recentes , a cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBCA) não apresenta nutrientes minerais adequados para essa finalidade.

A cinza do bagaço apresenta, em termos de óxidos, uma grande quantidade de dióxido de silício (SiO2), normalmente acima de 60% (em massa).

Outra possível fonte de sílica para a cinza é a areia (quartzo), oriunda da lavoura , que não é totalmente removida durante a etapa de lavagem no processamento da cana-de-açúcar.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com