TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCRETOS ESPECIAIS

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

  • O graute é um tipo específico de concreto ou argamassa com fluidez suficiente para preencher vazios dos blocos e canaletas sem que ocorra segregação e exsudação.
  • É composto por cimento, agregado miúdo e aditivos de diversas especificações. Geralmente no mercado é encontrado já a mistura pronta somente para adição da água em obra.
  • São em sua maioria auto-adensáveis, e têm a finalidade de aumentar a resistência à compressão da parede e de solidarizar as ferragens à alvenaria, preenchendo as cavidades onde estas se encontram. Também pode ser utilizado como material de enchimento em reforços estruturais, em zonas de concetração de tensão e diversas outras aplicações.
  • Na alvenaria estrutural é muito utilizado na construção de vergas e contra-vergas. VÍDEO!!  
  • A diferença entre graute e o concreto convencional está no tamanhos das partículas do agregados que devem ser menores, 100% passante na peneira de 12.5 mm e na relação água/cimento. Devido a essa alta finura dos materiais, ele demanda uma maior quantidade de água para atingir a fluidez necessária. Por isso geralmente são utilizados aditivos superfluidificantes e controladores de exsudação.
  • Propriedades do Graute no estado fresco
  • Alta capacidade de preenchimento dos vazios ( associada a alta fluidez), estabilidade de suspensão ( não haver segregação, nem floculação e coagulação dar partículas finas), baixa ou nula exsudação.
  • Funil de Marsh
  • O ensaio consiste basicamente em medir o tempo necessário para que o volume  de  1000cm³ passem pelo orifício do funil. Tempos maiores indicam menor fluidez. Geralmente quando o graute possui materiais que incrementam a viscosidade como fibras sintéticas é recomendado usar o ensaio de mesa  de consistência e não o funil de Marsh.
  • Ensaio para controle de retração linear e expansão térmica
  • Basicamente são moldados cps na forma de barras (25x25x250mm) e por meio de relógios comparadores, avaliam-se as alterações de comprimento.

Concretos do Futuro

O concreto é o material de construção mais utilizado pelo homem, principalmente em conjunto com o aço, formando o concreto armado. É um material amplamente dominado e bem utilizados por diversos profissionais da construção civil,  é uma ótima opção para construções dos mais diversos tipos. Porém, cada vez exige-se mais desse material. As notáveis evoluções do cálculo estrutural, principalmente com a disponibilização de softwares, aliados ao  maior conhecimento mecânico do concreto e do aço, permitem  a criação de estruturas cada vez mais arrojadas. Nestas aplicações muitas vezes o concreto convencional não atende aos requisitos, ou há alternativas que apresentam uma relação técnica e econômica mais favorável, por isso foram desenvolvidas misturas especiais, com propriedades superiores. O desafio é torna-los uma opção viável economicamente para obras do cotidiano.

Concreto auto-adensável

Originado no Japão no final da década de 1980 para suprir a  deficiência de mão-de-obra qualificada. Além de não necessitar ser adensado com vibrador, não segrega e não aprisiona ar em excesso. Como resultado sua aplicação é mais fácil, rápida, requer menos mão-de-obra  e representa o fim dos ninhos de concretagem e dos rúídos dos vibradores nas obras. Sua composição é a mesma do concreto convencional e pode ser produzidos nas mesmas centrais . As maiores diferenças em sua composição é que são empregados mais finos e aditivos dispersantes de grande eficiência, conhecidos como superplastificantes de terceira geração. Muitas vezes também pode ser necessário utilizar aditivos promotor de viscosidade.O controle da produção deve ser mais rigoroso do que no CC, o tempo de mistura pode ser superior (cerca de 3 vezes maior), no transporte não pode haver perda de água ou vibração excessiva. Apresenta maior volume de argamassa e maior resistência à segregação  podendo sofrer queda livre de até 5m sem que haja falhas no concreto.

Concreto com cura interna

Cura interna pode ser entendida como o processo no qual  a quantidade de  água adicional de cura ( n é agua de hidratação) é fornecida por materiais que são incorporado o concreto. O CCI tem em sua composição material incorporador de água que geralmente são partículas de pequeno tamanho que armazenam grande quantidade de água com capacidade de liberá-la durante a hidratação do cimento.

Retração reduzida, melhores propriedades mecânica e de durabilidade devido a diminuição da microfissuração da pasta.

Concretos de Baixa Retração

        O concreto de retração reduzida contém aditivo redutor de retração  em sua composição. São produtos que promovem a diminuição da retração sem provocarem expansão no concreto. No mais é semelhante o concreto convencional. Geralmente é utilizado para execução de pisos de concreto armado.

Concreto retração compensada

No CRC composto adicionados ao cimento promovem expansão do concreto que se contrapõe à sua retração.O quanto o concreto expande e quando ele se expande são parâmetros que definem seu desempenho em combater a fissuração. Pois n deixa q ocorra tração....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com