TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONDUTIVIDADE TERMAL

Por:   •  15/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

2.CONCEITO

2.1.CONDUTIVIDADE ELÉTRICA

2.2.CONDUTIVIDADE TÉRMICA

2.3.RELAÇÃO ENTRE AS CONDUTIVIDADES

3.IMPORTÂNCIA PARA AS ENGENHARIAS E APLICAÇÃO

4.MATERIAIS COMUNS

5.MATERIAIS CONDUTORES

6.MATERIAIS ISOLANTES

7.MATERIAIS SEMICONDUTORES

8.CONCLUSÃO

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

A utilização de materiais específicos na área de engenharia é essencial para que um projeto seja o melhor possível. Esses materiais devem apresentar características muito importantes, e uma destas características é a condutividade.

Condutividade é a facilidade com que determinado material tem de transferir “energia”. Normalmente, há dois tipos de condutividade: elétrica e térmica, ambas dependem da composição físico-química. Ou seja, mudando a composição química ou estado físico do material é possível transformá-lo de um material isolante em um condutor, essa propriedade é muito importante para que o engenheiro possa ter várias opções no momento de escolher o que será utilizado.

Condutividade elétrica é a facilidade que um material tem de transferir corrente elétrica. Enquanto a condutividade térmica é a facilidade em transferir calor. Estes dois tipos de condutividade podem coexistir em um mesmo material, como nos metais, e este trabalho tem o objetivo de explicar a razão.

2. CONDUTIVIDADE

A matéria tem constituição discreta, ou seja, é formada por partículas muito pequenas denominadas de átomos, o qual pode ser subdividido em prótons, dotados de carga positiva, elétrons, de carga negativa, e nêutrons, de carga nula. Enquanto prótons e nêutrons estão fixos no núcleo atômico, os elétrons orbitam em torno deste em uma região denominada eletrosfera, de modo que aqueles situados na camada de valência, a mais afastada do núcleo, têm maior liberdade de interagir com as eletrosferas de outros átomos. Essas interações constituem ligações químicas, as quais podem ser metálicas, iônicas ou covalentes. Em cada tipo de ligação há um maior grau de mobilidade eletrônica, o qual está diretamente relacionado com o comportamento elétrico de um material.

Um critério de classificação dos materiais baseia-se no grau de dificuldade apresentado à passagem de corrente elétrica, sendo esta caracterizada por um movimento ordenado de cargas no interior do material, quando este é submetido a um campo elétrico. Esse grau é chamado de resistência elétrica, grandeza dependente das dimensões do material e de um valor denominado resistividade, variável com a temperatura e com a natureza deste. Matematicamente, pode-se escrever:

R = ρ∙L/S

Onde: R - resistência elétrica

L – comprimento

S – área

ρ – Resistividade

Quanto menor a resistência apresentada por uma material, maior sua capacidade em conduzir corrente elétrica, definida pela condutividade, de valor inverso ao da resistividade. Podemos, então, utilizar essas grandezas como forma de classificação dos materiais: aqueles de maior condutividade, geralmente metais, são denominados condutores, enquanto os de condutividade desprezível, geralmente não-metais, são denominados isolantes. Existem também os semicondutores, de valores intermediários e variáveis de condutividade.

A condutividade é uma propriedade que determinados materiais têm de transportar cargas elétricas ao longo de sua rede de átomos, e em oposição a esse movimento existe a resistividade.

2.1. CONDUTIVIDADE ELÉTRICA

Representada pela letra, é indicada para especificar as características elétricas de um material. É inversamente proporcional a resistividade e indica com facilidade o quanto de corrente elétrica um material é capaz de transportar. A unidade segundo o Sistema Internacional (SI) é a recíproca de ohm-metro, isto é, [(Ω-m)-1]

Os materiais sólidos conduzem de forma espantosa a condutividade elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com