TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISOLAMENTO CONSTANTE E TERMAL EM UM AMBIENTE DE TRABALHO COMPUTADOR

Trabalho acadêmico: ISOLAMENTO CONSTANTE E TERMAL EM UM AMBIENTE DE TRABALHO COMPUTADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 18

POSTURA E DESCONFORTO CORPORAL EM UM AMBIENTE DE TRABALHO INFORMATIZADO.

Autor Rogério Bloemer

Orientador Alexandre de Paula Aguiar – fisiopb@unisul.br

Resumo

A incidência de patologias ocupacionais vêm crescendo muito e atingindo os mais diversos tipos de trabalhadores, gerando a necessidade de adaptações ergonômicas, em uma proposta educativa e preventiva das doenças ocupacionais, o presente estudo teve por objetivo geral verificar a incidência de desconfortos e alterações posturais decorrentes de uma má postura, durante a realização das atividades diárias e, especificamente, determinar o perfil dos funcionários da Universidade do Sul de Santa Catarina . – UNISUL, do setor Acessoria da Tecnologia e da Informação - ATI; a possível existência de relação, ou não, da má postura com distúrbios osteomusculares; verificar as condições de trabalho; verificar a incidência de desconfortos corporais e problemas posturais, relacionados ao ambiente de trabalho; identificar as principais regiões do corpo que são acometidas por desconfortos e problemas posturais; constatar a relação entre a má postura, o desconforto corporal e o absentismo. A pesquisa se caracterizou como sendo do tipo descritiva quantitativa. A amostra constou de 14 funcionários da UNISUL, no setor ATI, com faixa etária variando entre 21 a 36 anos, sendo predominantemente do sexo masculino. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas, além de uma escala de desconforto corporal e uma avaliação postural. No tratamento dos dados utilizou-se a estatística descritiva. A partir dos dados coletados, chegouse ao seguinte resultado: os funcionários do setor ATI exercem suas atividades sob condições ergonômicas inadequadas, o que influencia diretamente a sua saúde. Diante deste quadro, conclui-se que se faz necessária a conscientização do próprio trabalhador, promovendo-se as adaptações ergonômicas necessárias, evitando assim, o risco de lesões decorrentes do trabalho.

Palavras-Chave Postura, Desconforto Corporal, Absenteísmo.

INTRODUÇÃO

A evidência das doenças ocupacionais no ambiente de trabalho é clara, como também a diminuição da produtividade e o desgaste do trabalhador. Cada vez mais as empresas vêm buscando um aumento de produtividade e qualidade do seu produto. Todos esses fatores acabam causando um descaso com o trabalhador, que passa de peça chave da empresa para um mero prestador de serviço, ficando ele a mercê das doenças ocupacionais (GRANDJEAN, 1998).

A postura adotada pelos funcionários da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Acessoria de Tecnologia da Informação (ATI), no seu dia á dia de trabalho, se caracteriza por ser pobre em termos de qualidade, destacando-se os movimentos realizados de forma repetitiva, e a má postura adotada, tornando os funcionários propensos a apresentar desconfortos ou problemas de postura. Rio e Pires (1999) colocam que a informatização reduz a demanda física, reduz os efeitos do trabalho sobre o corpo, porém aumenta o trabalho sedentário.

Para Alves (1999), a qualidade de vida no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao nível de produção, pois trabalhadores com alterações físicas e desconfortos corporais, não executam suas funções como poderiam e, muitas vezes, precisam ser afastadas, causando prejuízo para a saúde do trabalhador e para a empresa.

O ESTUDO

Uma das principais características do corpo humano é ser dinâmico, adotando as mais diversas posições para os diversos fins, estando ele em posição estática ou dinâmica. Mesmo estando em posição estática, o corpo sofre diversas alterações de postura, sendo que deixa de variar a posição de algumas estruturas. Contudo, a busca do conforto e funcionabilidade induz a constantes variações na postura, para a realização das atividades, estando o indivíduo em posição sentada ou ereta.

De acordo com Knoplich (1986), o sedentarismo, e a exposição às agressões de diferentes origens e características, sofridas diariamente se constituem em fatores de agressão ao corpo. O homem muitas vezes assume posturas inadequadas, gerando sobrecargas mecânicas em suas estruturas ósteo-neuro-musculare, principalmente, quando assume posturas ocupacionais ou funcionais inadequadas.

Segundo Nascimento (2000) o aumento da produtividade, redução dos custos e introdução de novas tecnologias, impõe aos trabalhadores alterações significativas na sua forma de trabalhar.

A partir do momento que o funcionário passa a adotar uma má postura formando vícios posturais, durante a atividade e realizando-as de forma repetitiva por um longo período, ele passa a estar propenso a desenvolver distúrbios osteo-neuro-musculares, sendo que o primeiro sinal do distúrbio é a dor, podendo avançar para retrações musculares, rigidez articular e desvios posturais.

Grandjean (1998) relata que com intuito de prevenir as futuras alterações posturais, e de reduzir o agravamento das já existentes, além de aumentar o rendimento nos postos de trabalho, é de fundamental importância um estudo sobre o posto de trabalho, que detecte os principais desconfortos posturais, fornecendo subsídios para que se possa sugerir mudanças, adaptando ergonomicamente o posto de trabalho ao trabalhador.

Observando todos os fatores que possuem relação direta e indireta com a atividade realizada pelos funcionários da UNISUL, setor ATI, em sua rotina de trabalho, buscou-se verificar a influência da postura adotada na realização das atividades e sua relação entre ambiente e rotina de trabalho, tendo como objetivos determinar o perfil dos funcionários; verificar as condições de trabalho; verificar a incidência de desconfortos corporais e problemas posturais, relacionados ao ambiente de trabalho; identificar as principais regiões do corpo que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com