TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PH E Condutividade Elétrica

Exames: PH E Condutividade Elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Duas conceituações principais referentes à água do solo acentuam a importância deste componente do solo em relação ao crescimento vegetal: a água é retida nos poros do solo em graus variáreis de persistência, dependendo da quantidade existente deste liquido e juntamente com os sais em solução, a água do solo forma a solução do solo, que é sobremodo importante como veículo para fornecer nutrientes aos vegetais em crescimento. (BRADY, 1983)

A solução do solo contém quantidades pequenas porém significativas de sais em solução, muitos deles essenciais ao crescimento vegetal. Há uma troca de nutrientes entre os sólidos e a solução do solo e, por outro lado, entre a solução do solo e as plantas. Estas trocas são influenciadas, até certo ponto, pela concentração de sair no solo e pelo montante de água, também no solo. Eis pois a natureza dinâmica desta água carreadora de solutos e sua importância na vida das plantas. Além disso, a solução do solo é excessivamente mutável, variando tanto no volume existente, quanto na proporção e quantidade dos seus componentes solúveis. (BRADY, 1983)

Como se sabe, o pH é uma medida operacional, isto é, o pH define-se em função de duas medições de força electromotriz empregando sucessivamente uma solução padrão e uma solução a analisar, a temperatura constante. Por outro lado, o potencial de junção das suspensões coloidais não tem ordem de grande desprezável. Deste modo, convém ter em atenção que além das limitações que se ponham ao conceito de pH no que diga respeito a processo de avaliação de atividade hidrogeniónica de soluções, no caso dos solos é indispensável considerar ainda reservas devidas ao facto de só num líquido ou numa solução ser possível realizar as medições de força electromotriz conducentes à obtenção do pH e ao facto de a composição da solução não ser completamente conhecida. (COSTA, 1973)

Com valores de pH abaixo de 5,0, alumínio, ferro e manganês são com frequência solúveis em quantidades suficientes para atuarem como tóxicos no crescimento de algumas plantas. Com valores muito elevados de pH, o íon bicarbonato aparece em quantidades suficientes para interferir na absorção normal de outros íons, em detrimento do ótimo crescimento. Estes poucos exemplos das influencias indiretas do pH do solo mostram por que se deverá dar grande importância a esta característica nos diagnósticos dos problemas de fertilidade. (BRADY, 1983)

Os fenômenos de retenção e troca iônica no solo estão mais ou menos intimamente relacionados com variados processos, químicos e físicos que nele tem têm lugar, tais como alterações dos minerais, eluviação, variação de consistência e volume do material do solo com o teor em água e absorção de elementos nutritivos pelas raízes das plantas. Tem portanto extraordinária importância sob os pontos de vista pedológico e agronômico. (COSTA, 1973)

A condutividade elétrica é usada para medir a quantidade de sais presentes na solução do solo. Quanto maior a quantidade de sais presente na solução, maior será o valor de condutividade elétrica obtido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com