TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS ATIVIDADE

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS

ATIVIDADE

1) Quais são as diferenças entre os processos de deformação volumétrica e os

processos de conformação de chapas?

2) A extrusão é um importante processo de mudança de forma. Descreva-a.

A extrusão é um processo de conformação por compressão no qual a peça de partida é forçada a escoar através da abertura de uma matriz para produzir a forma da seção transversal desejada. Um processo similar pode ser visto ao espremer a pasta de dente para fora do tubo. Existem diversas vantagens no processo moderno: (1) é possível produzir uma variedade de formas, especialmente por meio da extrusão a quente; (2) a estrutura dos grãos e as propriedades de resistência são melhoradas nas extrusões a frio e a morno; (3) é possível alcançar tolerâncias apertadas, sobretudo na extrusão a frio; (4) e é gerada pouca ou nenhuma sucata em algumas operações de extrusão. Porém, existe uma limitação do processo: a seção transversal da peça extrudada deve ser uniforme ao longo do seu comprimento.

A extrusão é conduzida em várias maneiras. Uma importante distinção é entre a extrusão direta e a extrusão indireta. Outra classificação é pela temperatura de trabalho: extrusão a frio, a morno, ou extrusão a quente. E por fim, a extrusão é realizada tanto como um processo contínuo quanto como um processo intermitente.

4) Como o aumento de temperatura afeta os parâmetros na equação da curva de

escoamento?

5) Enuncie algumas vantagens do trabalho a frio em comparação aos trabalhos a

morno e a quente.

6) O que é conformação isotérmica?

Refere-se às operações de conformação que são realizadas de modo a eliminar o resfriamento superficial e os gradientes térmicos resultantes na peça de trabalho. Esta é realizada por meio de pré-aquecimento das ferramentas, que entram em contato com a peça na mesma temperatura do metal de trabalho. Isto enfraquece as ferramentas e reduz sua vida, porém evita os problemas já descritos quando estes metais de difícil trabalho são conformados por métodos convencionais. Em alguns casos, a conformação isotérmica representa a única opção pela qual estes materiais podem ser conformados.

7) Por que o atrito é geralmente indesejável nas operações de conformação dos

metais?

Porque o atrito faz o fluxo do metal reduzir, o que provoca tensões residuais e algumas vezes defeitos no produto. Também faz com que as forças e potências para realizar a operação sejam aumentadas e desgasta a ferramenta, o que pode levar à perda de precisão dimensional, resultando em partes defeituosas e necessitando de substituição do ferramental.

8) O que é atrito de aderência (ou de agarramento) nos processos de

conformação dos metais?

A aderência na transformação dos metais (também chamada atrito de aderência ou atrito de agarramento) é a tendência que duas superfícies em movimento relativo têm de aderir uma à outra ao invés de deslizarem. Ocorre quando o coeficiente de atrito se torna bastante elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (25.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com