TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE ENERGIAS PERIGOSAS

Por:   •  30/6/2015  •  Artigo  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Controlar com segurança energia perigosa

  • Voltar para o resumo

[pic 1]

Um em cada dez acidentes decorrem de controle insuficiente de energia perigosa. Como evitar isso?

De acordo com o Ministério do Trabalho dos EUA quase 10% de todos os acidentes graves no ambiente industrial decorrem de falha do controle de energias perigosas. Acidentes deste tipo acontecer com mais frequência em trabalhos de manutenção corretiva e preventiva em máquinas e instalações, quando há um acionamento ou liberação inesperada da energia armazenada.Procedimentos insuficientes para controle de energias perigosas são a principal causadestes acidentes. 

Um caso típico é quando um colaborados reinicia a máquina e não tem conhecimento de que estão sendo realizados trabalhos de manutenção. Acidentes também ocorrem, porque a energia potencial ainda está presente na máquina, depois que a fonte de energia foi desconectada. Uma possibilidade eficiente de gerenciamento de segurança para o controle de energia é a utilização de um procedimento Lock Out Tag Out adequado (trava/identificação contra religação, LOTO).


Prevenção de acidentes relacionada à ligação de energia perigosa

Métodos e procedimentos Lock Out Tag Out ou LOTO adequados protegem os trabalhadores de liberação de energia perigosas e de ferimentos relacionados a ela, garantindo a existência de procedimentos e dispositivos de isolamento de energia corretos. Muitas empresas têm ciência de que seu procedimento para controle de energia perigosa é insuficiente, até que ele falhe completamente e tenha como consequência ferimentos ou algo semelhante. 

Uma das causas para isso é a 
série de fatores a serem considerados no controle da energia. Fontes de energia indiretas, como gravidade, vento, líquidos, produtos químicos de processo e pressão frequentemente são ignorados. Face à constatação chocante de que um em cada dez acidentes relacionam-se com energia perigosa, é claro porque, para as empresas, procedimentos adequados e "best practice" no controle de energias perigosas traz muitas vantagens.


Lock Out Tag Out – O procedimento da Pilz

A fim de satisfazer a demanda crescente de cliente por princípios "best practice" no controle de energias perigosas, a Pilz desenvolveu um sistema Lock Out Tag Out exclusivo. Na disponibilização do serviço Sistema LOTO a equipe da Pilz realiza uma análise detalhada de procedimentos e instalações existentes e oferece sugestões concretas, para garantir que todas as energia perigosas sejam controladas com segurança. 

Após este primeiro passo importante, cada máquina é equipada com instruções gráficas, facilmente compreensíveis e específicas, a fim de assegurar que o trabalhador possa aplicar de modo seguro e rápido, sempre corretamente, o procedimento da trava contra religação e identificação. Para determinadas funções são criadas instruções secundárias. Estas podem ser executadas com segurança, sendo que apenas as energias perigosas são isoladas para a respectiva função. Isso produz uma flexibilidade maior,
 tempos de parada nitidamente menores e garante, ao mesmo tempo a segurança do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com