TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

Por:   •  18/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.296 Palavras (22 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 22

Etapa 1

Aula-tema: Fundamentos do controle de processos. Instrumentos para controle de processo. Esta atividade é importante para que você conheça os principais fundamentos do controle de processos, bem como os instrumentos utilizados para essa finalidade.

Passo 1

Pesquisar, na bibliografia padrão/complementar ou na internet, sobre os principais fundamentos do controle de processos. Fazer um breve resumo sobre os conceitos vistos.

Entregar no final da etapa.

Passo 2

1) Estudar os instrumentos utilizados para o controle de processos. Explicar o funcionamento e funcionalidades desses instrumentos, suas normas. Entregar ao professor.

2) Fazer uma apresentação em PowerPoint, para a qual devem ser distribuídos, entre as equipes, os principais instrumentos de medição de processos, como: temperatura, nível, pressão, vazão, etc.

Passo 3

Ler o Capítulo 1 da Apostila indicada a seguir:

• PESSA, Rogério. Instrumentação Básica para Controle de Processos. 2004. Centro de Treinamento Smar.

Passo 4

1 Procurar informações sobre como funciona o controle do processo do projeto escolhido no

Desafio.

2 Incluir todas as informações vistas nos Passos 1 e 3 no Relatório Parcial 1 - Fundamentos

do controle de processos e Instrumentos para controle de processo. Entregar ao professor.

Relatório 1 – Resultados da Etapa 1

Passo 1

R: Controle é um sistema automático de regulação: utilizado para manter automaticamente um fluxo constante dentro de um funcionamento de um sistema. Assim tornado o controle automático de indústrias onde se deseja optar por um controle automático assim desejando obter menos erros em sua produção. Este mecanismo de Controle tem a possibilidade de encontrar desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a correção adequada para estabilizada. Este processo é chamado controle cibernético que é inteiramente autossuficiente na monitoração do desempenho e na correção dos possíveis desvios. Com essas correções quando analisado e controlado significa que o processo esta sobre controle ou dentro do normal ou da expectativa. A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente estabelecidos. A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Nesse sentido, o controle consiste basicamente de um processo que guia a atividade exercida para um fim brevemente estabelecido.

Passo 2

1)

R: Podemos observar vários tipos de instrumentação em controle de processos veja exemplos:

• Sensores: Se define como um instrumento onde ele é sensível um fenômeno físico, assim ele recebendo uma variável física, podendo ser encontrada variável de frequência em um determinado processo, alguns exemplos são os sensores de temperaturas, sensores de pressão, sensores de vazão, sensores de níveis.

• Transmissores: Esse instrumento tem como finalidade o valor de uma variável no processo com elemento físico e assim obtendo o mesmo sinal de sendo pneumático ou elétrico, esse valor pode se variar apenas em uma variável do processo.

• Indicadores: Uns desses instrumentos apresentam um ponteiro acompanhado graduador onde pode se observar o valor da varável, já outros são digitais onde sua variável e mostrada de números digitais ou barras gráficas.

• Registradores: Já o próprio nome fala ele registra as variáveis dependendo de um traço continuo ou pontos em um gráfico.

• Transdutor: Este instrumento recebe informações de uma ou mais quantidades físicas onde se modifica conforme a necessidades as informações e assim obtendo um sinal de saída resultante. Ele pode ser elemento primário ou transmissor ou outro dispositivo, Ele trabalha apenas com sinal de entrada saída padronizada.

• Controlador: O controlador tem o objetivo de receber as variáveis e comparar assim fornecendo um sinal para sua saída podendo estabilizar a variável controlada em um valor desejado ou valores específicos, essas variáveis são medidas através de um controlador ou transdutor ou por um sinal de um transmissor.

• Termorresistência: São resistores dependentes de temperatura que são feitos com materiais semicondutores como os óxidos de ferro, magnésio e cromo. O NTC (Negative Temperature Coeficient) tem comportamento em que sua resistência é inversamente proporcional à temperatura. Já o PTC (Positive Temperature Coeficient) tem comportamento contrário ao NTC e sua resistência é diretamente proporcional à temperatura.

• Válvula de Controle – Esse tipo de válvula que permite a modulação de características de fluxo, tais como vazão, pressão e temperatura, sem intervenção manual. Em vários casos são de construção semelhante às válvulas de bloqueio, mas internamente concebidas para modulação. Suas características de controle são pré-estabelecidas, implicando repetibilidade. (NBR 10285:2003) Obs. a energia que alimenta (move) essa válvula independe da variável controlada, sendo essa sua principal diferença em relação à válvula auto-operada. Componentes: posicionador, atuador (pneumático, hidráulico, elétrico), conversor i/p, válvula filtro reguladora, corpo da válvula, diafragma (válvulas acionadas pneumaticamente), motor elétrico (para válvulas acionadas por motores), vedações de interface da válvula (juntas, porcas, arruelas, estojos, o-rings, flanges, etc.),

• Atuador: É um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos. Como exemplo, podem-se citar atuadores de movimento induzido por cilindros pneumáticos (pneumática) ou cilindros hidráulicos (Hidráulica) e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas), estes mecanismos transformam, em geral, a energia de entrada (diversas naturezas) em movimentos que se pode considerar energia cinética.

2)

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com