TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE  SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 2]

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE MECÂNICA

7º/8ºSemestre


CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

RESUMO

RESUMO

           A automatização foi realizada e a maquina está tendo seu ganho esperado com pouco investimento pois foi realizada as modificações com os próprios funcionários que são capacitados para tal serviço com essa automatização o ganho de conhecimento que foi gerado foi muito grande pois podemos colocar em pratica todos conhecimentos adquiridos em sala nas matérias que já cursamos e também com ajuda de outros profissionais técnicos e acompanhamento de um engenheiro mecânico funcionário da empresa que assinou toda a parte burocrática dessa melhoria.

.


SUMÁRIO

     

1. INTRODUÇÃO

2.  PROCESSO ATUAL

3. AUTOMAÇÃO DO PROCESSO

4. DIAGRAMA ELETRICO

5. CONCLUSÃO

6.BIBLIOGRAFIA


1-INTRODUÇÃO

O Controlador Lógico Programável ( C.L.P. ) nasceu praticamente dentro da indústria automobilística americana, especificamente na Hydronic Division da General Motors , em 1968, devido a grande dificuldade demudar a lógica de controla de painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro.

Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos à reles, não só da indústria automobilística, como de toda a indústria manufatureira.

Nascia assim, um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações, o que justifica hoje ( junho/1998) um mercado mundial estimado em 4 bilhões de dólares anuais.

Desde o seu aparecimento, até hoje, muita coisa evoluiu nos controladores lógicos, como a variedade de tipos de entradas e saídas, o aumento da velocidade de processamento, a inclusão de blocos lógicos complexos para tratamento das entradas e saídas e principalmente o modo de programação e a interface com o usuário.

2- PROCESSO ATUAL

Antes de iniciar a operação de endireita mento do arame, o operador recebe a folha com as medidas preliminares para cada diâmetro de arame, um paquímetro e uma chave de boca.

Ao chegar ao equipamento ele levanta a tampa de proteção dos roletes, realizava a regulagem da posição dos roletes de acordo com o diâmetro do arame a ser utilizado.

[pic 4][pic 3]

Os rolos de arame encontram-se guardados em palites no estoque próximo da máquina, o mesmo é trazido rolando pelo operador ate o suporte auxiliar, onde se levanta a trava superior e solta com a chave de boca duas travas internas do suporte para  a colocação do rolo, em seguida o operador solicita o auxílio de um ou mais funcionários de acordo com o peso, para que possa elevar o rolo de arame e posiciona-lo em cima do suporte e logo após aperta as travas internas para fixar o rolo, fazendo com que esse processo demore aproximadamente 20 minutos devido a espera pela ajuda.

[pic 6][pic 5]

Realiza-se um pré-endireita mento de um pedaço do arame com a mão e com a ajuda de outro funcionário posiciona o arame através dos roletes, depois se fecha a tampa e inicia-se o processo de endireita mento do arame.

Ao passar a primeira barra de arame verifica-se se o endireita mento está correto, se não estiver faz-se novos ajustes nos roletes até que a barra de arame esteja endireitada, esta etapa de setup leva em media 40 minutos.

[pic 8][pic 7]

Após todos os ajustes o arame passa pela máquina e desliza na pista de corte, ao visualizar as marcações de comprimento existentes na pista de corte pisa-se no pedal da guilhotina cortando-o repetidamente sem um controle exato do comprimento, o que ocasiona uma perca média mensal de 70 kg de arame.

[pic 10][pic 9]

A contagem da quantidade de barras cortadas é feita quando a pista de corte esta cheia, pois após uma determinada quantidade não tem como ver se o arame está no comprimento correto, então o operador desliga a máquina, retira as barras da pista de corte e as coloca em um suporte auxiliar, esta operação se repete até que o rolo fique com apenas uma volta do arame no suporte.

Quando isso ocorre o arame fica se debatendo na entrada da maquina por não ter nada para guia-lo e necessita que o operador fique segurando o mesmo até que ele entre por completo na maquina, podendo causar um acidente devido ao chicote amento do arame.

[pic 12][pic 11]

O operador acompanha todo o processo ao lado da máquina podendo interferir em alguns momentos; regulando os roletes, posicionando manualmente o arame e até retirando barras cortadas com a máquina em funcionamento, podendo se acidentar, pois a tampa da máquina não protege por completo as partes rotativas, deixando suas laterais expostas.

A máquina trabalha oito horas por dia e sua produção média diária é de 150 kg de arame endireitado e cortado.

[pic 14][pic 13]

3 -  AUTOMAÇÃO DO PROCESSO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com