TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE OPERADORES DE PROCESSO INDUSTRIAIS

Por:   •  7/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.271 Palavras (18 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO DE OPERADORES DE PROCESSO INDUSTRIAIS – OP. Unitárias: GESTOR OPERACIONAL

Processos Especiais de Controle e Solução de Anormalidades na Coluna de Destilação

Propositor e Facilitador: - Trabalho de Grupo - Valor total: 3,0 pts.

DEAD CAT BOUNCE

O assunto não é incompreensível talvez, ainda não tenha capacidade de compreender – J. Hélio Freire

Parte I (Bases para resolução das Situações Operacionais Hipotéticas)

Leve em conta a figura anexa a seguir, exerça e apresente as soluções para cada caso: Uma Coluna (torre) de destilação é reconhecidamente um dos equipamentos (no seu modus operandi) mais sofisticados tanto nos aspectos operacionais como na complexidade de interpretação do processo (análise do comportamento das variáveis envolvidas e definidas no seu know how e procedimentos, instruções operacionais), principalmente quando se quer atingir sua performance na eficiência e eficácia no seu processo e controle de uma planta industrial integrada -, requer principalmente, ênfase na sua Gestão energética. Ademais, tomando ainda com base a figura já citada, considere as seguintes situações e ocorrências sempre (always) com as quais nos defrontamos diariamente, minuto a minuto, realçamos uma vez mais, levando-se em conta as premissas exigidas pelo know how traduzidas nas instruções superiores a serem observas, analisadas e seguidas.

As equipes de turno são nesse caso formadas por hipotéticas composições: Operador sênior, Operador de painel, Operador de painel trainee e um Operador de campo.

– Premissas do Processo (Aspectos Práticos)

1.1. O controle de uma coluna de destilação visa basicamente atender a três* objetivos:

a) Manter estável as condições de operação da coluna; b) Regular as condições de operação para que os produtos mantenham-se dentro dos padrões de qualidade exigidos; c) Atingir esses dois objetivos de maneira mais eficiente e eficaz possível.

* Eu, humilde acrescento uma quarta: segundo estudos as operações com as colunas de destilação consomem quase cerca 6% de toda energia dos EUA (46% do consumo do ramo industrial). Sem atentar para realidades como essa, há quem difunda que os processos de destilação, é uma operação tecnologicamente dominada, sobre a qual há muito pouco para se estudar ou desenvolver. “?” Ledo engano, se considerarmos que a energia é um bem muito caro e essencial, impactando fortemente na rentabilidade da empresa, no custo dos produtos e, para a sociedade.

Baseado nessa assertiva desenvolvi este despretensioso exercício diferenciado.

1.2. Considere as principais variáveis tipicamente controladas em uma coluna de destilação sem retiradas laterais, são elas: (Coluna (torre) de 30 bandejas perfuradas, altura de 25 m e diâmetro de 1,5 m com espc básico de aço liga-inox), além de toda a parte de automação (instrumentação).

Pressão e temperatura de trabalho na coluna;

Nível de líquido acumulado na base da coluna e no acumulador de condensado, destilado;

Vazão da carga, das utilidades industriais e recursos do tipo Refluxo e reciclo, etc.

A composição dos produtos de base e de topo.

Essas variáveis podem ser classificadas como:

a) Variáveis de operação: Incluem a pressão, temperatura, vazão e os níveis de líquido citados. O controle destas variáveis visa atender o primeiro objetivo citado, isto é, manter as condições de operação estáveis. Atenção: Essas condições são determinadas considerando-se apenas a estabilidade do processo, sem levar em conta as especificações dos produtos.

b) Variáveis de qualidade dos produtos: São as composições das correntes do topo e da base. São reguladas para atender o segundo objetivo, ou seja, alcançar as especificações desejadas dos produtos. Essas variáveis são determinadas apenas pela pureza dessas correntes.

1.3. A temperatura do estágio de equilíbrio. De fato, o controle da temperatura é o mais rápido, mais barato e o mais popular entre os citados acima, porém, pode alterar o perfil térmico da coluna e suas consequências a partir do seu topo. (Olha o consumo energético aí gente!).

1.4. Em resumo, uma coluna de destilação típica, além de manter a condição de estado estacionário para as correntes de alimentação, produtos de base de topo e refluxo -, são controladas por cinco variáveis básicas. (Olha o consumo energético aí gente!).

1.5. Três delas (Pressão e os Níveis acumulados) são controladas para manter a estabilidade da operação, e as outras duas (Composição dos produtos), para atender as especificações de qualidade dos produtos. O controle das variáveis citadas é feito através da manipulação da vazão de cinco correntes: (atenção: pela manipulação de válvulas de controle, onde teremos um exercício especial sobre essas operações).

produto de topo e da base;

resfriamento do condensador (água de resfriamento);

aquecimento do refervedor, reboiler (vapor);

razão de refluxo.

1.6. Essas vazões são manipuladas pela abertura de válvulas de controle (breve faremos um exercício somente sobre o uso delas), posicionadas conforme se apresenta nos casos mais comuns; a pressão no topo da coluna e o nível do acumulador são controlados manipulando-se a vazão de água no condensador ou pela vazão do produto de topo, por exemplo).

1.7. O nível da base é controlado pela vazão do produto da base, enquanto a composição dos produtos (controlando indiretamente a temperatura da coluna) é controlada pela vazão de vapor no refervedor (reboiler), pela razão de refluxo ou pela vazão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com