TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGICA

Casos: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGICA

EMPRESA:

BANCO DO BRASIL S/A

CURSO GESTÃO FINANCEIRA DE EMPRESA

2º SEMESTRE - 2009

ALUNOS

FABIO CESAR DE CARVALHO – RA 0800105

MARCOS CEZAR DE CARVALHO – RA 0800119

UNIP INTERATIVA – SÃO PAULO

2.009

RESUMO

O projeto desenvolvido refere-se a uma análise, com foco nas disciplinas estudadas no 4º período (Empreendedorismo e Estratégia de Negócios; Análise de Investimentos e Tecnologia da Informação Aplicada), da instituição Banco do Brasil S/A.

Trata-se de uma sociedade anônima de economia mista. Suas ações são comercializadas em bolsa de valores desde 1973. Os principais acionistas são Tesouro Nacional (65%), Previ – Fundo Previdência Privada dos Funcionários do Banco do Brasil (10,5%) e BNDESpar (2,5%).

Fundado em 12 de Outubro de 1808, no Rio de Janeiro pelo então príncipe regente D. João. Foi a primeira instituição financeira do País e foi importante agente em vários momentos históricos.

O Banco do Brasil é um banco múltiplo com carteira comercial e atua em diversas áreas de serviço bancário. A principal função é de intermediação financeira, captando recursos e emprestando e financiando a tomadores de credito. Junto com suas subsidiárias, compete mercado de seguros do ramo de vida, automóvel, rural, residencial e empresarial. Participa também na comercialização de títulos de capitalização, previdência, consórcio e cartões de crédito.

É uma empresa de grande porte. Obteve lucro de mais de 2 bilhões somente no primeiro trimestre deste ano. É líder de mercado em vários itens como base de clientes, ativos totais, administração de recurso de terceiros, rede própria de atendimento e rede TAA.

Possui uma estrutura gigantesca de atendimento aos seus clientes. São mais de 4 mil agências abrangendo 55% dos municípios brasileiros e subsidiárias espalhadas em mais de 20 países. Além é claro da opção que o consumidor financeiro tem de utilizar o auto-atendimento, Internet, celular, telefone fixo e correspondente bancários para realizar suas transações bancárias.

O banco possui hoje mais de 80 mil funcionários. Por se tratar de uma empresa de economia mista, novos funcionários só podem ser contratados mediante aprovação em concurso público. Deste número não se considera funcionários terceirizados que fazem parte do dia-a-dia do banco, como por exemplo, vigilantes, faxineiros e telefonistas.

Entre os principais produtos/serviços podemos destacar: conta corrente especial pessoa física e pessoa jurídica, cartões de crédito, financiamentos de veículos, rurais, imobiliário, empréstimos consignados, empréstimos pessoais, financiamento de materiais de construção, administração de recurso de terceiros, planos de previdência, capitalização, consórcio, seguros nos ramos de vida, automóvel, empresarias, rurais e residenciais, empréstimos para capital de giro empresariais, investimentos com recursos do BNDES, antecipação de recebíveis, serviços de cobrança bancária, repasse de pagamento de salário e pagamento a fornecedor entre outros.

ÍNDICE

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – VIII

2.1 Empreendedorismo e Estratégia de Negócios

2.1.1 Empresa e competitividade ................................................................................6

2.1.2 Estratégia competitiva.........................................................................................6

2.1.3Analise do ambiente concorrencial......................................................................7

2.1.4 Posicionamento competitivo………………………………………………………....8

2.1.5 Implementação da estratégia ……………………………………………………….8

2.1.6 Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia……………………………9

2.2 Análise de Investimentos

2.2.1 Analisar da estrutura..........................................................................................9

2.3 Tecnologia de Informação Aplicada

2.3.1 Ferramentas de informação aplicada…………………………………………....10

2.3.2 Simulações………………………………………………………………………….10

1 PROJETO MULTIDISCIPLINAR VIII

2.1 Empreendedorismo e Estratégia de Negocios

2.1.1 Empresa e competitividade

O Banco do Brasil observa fatores como especialização técnica, velocidade de solução e informação, administração de relacionamentos com clientes, processamento com baixo custo, entre outros. A manutenção e o aumento da quantidade de clientes para a diminuição do risco, maior lucratividade e sustentabilidade em longo prazo. Todos estes fatores visam a satisfação dos clientes e a rentabilidade da instituição. Além disso, além das facilidades na obtenção de crédito, a oferta de produtos e serviços como conta corrente, cardeneta de poupança, fundos de investimentos, previdência privada, financiamentos oficiais, CDB, títulos públicos, ações, seguros, títulos de capitalização, consórcios, cartões de créditos, financiamentos de várias modalidades, reescalonamento de dívidas e cheque especial.

2.1.2 Estratégia competitiva

O Banco do Brasil teve uma estratégia agressiva. Após comprar a Nossa Caixa e metade do banco Votorantim passou a possuir 20% do mercado de credito brasileiro. A carteira total de operações do banco --que inclui prestações de garantias e carteira externa-- ficou em R$ 301,4 bilhões, crescendo 41% em 12 meses.

O presidente do Banco do Brasil afirmou em entrevista: “Tivemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com