TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO EM CELULOSE E PAPEL

Por:   •  14/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GOMES JARDIM

CURSO TÉCNICO EM CELULOSE E PAPEL

EDUARDO SCOTTI; FÁBIO NUNES; FÁBIO SILVEIRA; FILIPE ARGENTA; GUILHERME FERREIRA; JÚNIA KRAUSPENHAR; MURILO BRASIL; RÔMULO BARBIERI; VINÍCIUS RODRIGUES.

MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL

Guaíba

2019[pic 1]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        METROLOGIA        2

3.        MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL        2

3.1        Máquina de Medir Coordenada (MMC)        3

3.1.1        Benefícios da MMC com Computador        4

3.1.2        Comparativos de Tempos de Medição        5

4.        APLICAÇÃO DA MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL        6

5.        CONCLUSÃO        6

6.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        7

[pic 2][pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

As realizações tecnológicas na área industrial estão muito ligadas ao aparecimento de novas necessidades e este trabalho visa apresentar o sistema de medição tridimensional através de uma máquina de medir coordenadas.

Esse sistema é muito utilizado por indústrias pelo fato de possuir um tempo de medição mais curto e significativo do que os sistemas convencionais, além de ter baixas margens de erros por não ter a necessidade de utilizar vários instrumentos.

  1. METROLOGIA

A metrologia é a ciência das medições que abrange todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a exatidão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade dos produtos e serviços através da calibração de instrumentos e da realização de ensaios. Além de ser uma ferramenta imprescindível para avaliar a conformidade de produtos e processos, garantia de justas relações de trocas e assegurar reconhecimento nacional e internacional.

Há três grandes áreas que a metrologia se enquadra: metrologia cientifica, metrologia industrial e metrologia legal. A metrologia cientifica utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que tem por base padrões nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica. A metrologia Industrial controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados. A metrologia legal esta relacionada a sistemas de medição usados nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

  1. MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL

O sistema de medição tridimensional é caracterizado por três eixos perpendiculares entre si, chamados de X, Y e Z, e que definem um sistema coordenado de três dimensões.  Sendo assim, um ponto no espaço é projetado no plano de referência, onde se definem duas coordenadas (X, Y) e a terceira à altura perpendicular a esse plano (Z) conforme figura abaixo.

Figura 1 - Sistema Coordenado Tridimensional

[pic 4]

Esse sistema de medição tridimensional traz importantes benefícios, tais como aumento de exatidão, economia de tempo e facilidade de operação.

  1. Máquina de Medir Coordenada (MMC)

Para a realização da medição tridimensional, utiliza-se uma máquina de medir coordenadas (MMC) a qual é amplamente usada na indústria por sua capacidade de determinar com exatidão as três dimensões dos mais variados objetos. Esse tipo de medição permite a comparação e a análise de um modelo físico de determinado componente em relação ao que foi desenhado, garantindo que o resultado final seja idêntico ao projeto.

Figura 2 - Máquina Medir Coordenada (MMC)

[pic 5]

O funcionamento de uma máquina de medir coordenadas consiste de uma base de referência rigorosamente plana, sobre a qual desliza horizontalmente um corpo guiado no sentido “Y” e outro corpo perpendicular a esse no sentido “X”. Há um terceiro corpo, que se movimenta verticalmente, no sentido “Z” e é perpendicular aos anteriores.

A MMC possui acoplado um sensor especial (mecânico, eletrônico ou óptico) que entrará em contato com a peça que será medida, movimentando-se de acordo com a capacidade da máquina. O movimento de cada eixo é registrado por um sistema de leitura eletrônico mostrado digitalmente.

Os sensores são acoplados ao extremo inferior do eixo vertical (Z) e sua seleção deve estar de acordo com a geometria, o tamanho e o grau de exatidão da peça.

  • Sensores mecânicos: são rígidos, geralmente fabricados de aço temperado e com diversas formas geométricas em sua extremidade de contato, assim permitindo fácil acesso ao detalhe da peça que será verificada. Os mais comuns são cônicos, cilíndricos, com esfera na ponta e tipo disco.
  • Sensores eletrônicos: são unidades de apalpamento muito sensíveis, ligados eletronicamente aos contadores digitais. Ao fazer contato com a peça que será medida, a ponta de medição, por efeito de uma pequena pressão, desloca-se angularmente e produz um sinal elétrico que congela a indicação digital, mostrando o valor da coordenada de posição do sensor.
  • Sensores ópticos: quando a peça ou um detalhe dela é muito pequeno, impossibilitando a utilização de sensores normais, o ponto de medição pode ser determinado com o auxilio de microscópio ou projetor de centrar, acoplado do mesmo modo que os outros sensores. Nesse caso, o sinal elétrico para definir as coordenadas é emitido com o auxilio de um pedal.

  1. Benefícios da MMC com Computador

A técnica de medição tridimensional com o auxílio de um computador oferece uma série de benefícios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com