TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA BRAÇO PENUMÁTICO

Por:   •  21/5/2017  •  Monografia  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 14

ETEC “Prefeito Alberto Feres” – Araras

Curso Técnico em Mecânica

BRAÇO PNEUMÁTICO

Araras – SP

2012

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

BRAÇO PENUMÁTICO

Trabalho apresentado à Escola Técnica Estadual Prefeito Alberto Feres de Araras, como requisito para a conclusão do Curso de Técnico em Mecânica, sob a orientação do Professor Roberto Dalla Costa Cornegian.

INTEGRANTES DO PROJETO

Emerson Andrade N° 05

João Guilherme N° 10

Paulo Rogério Pinto N° 15

Rafael Rodrigo da Silva N° 16

Renato Nicolau N° 17

William Salmazi N° 22

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho a todas as pessoas envolvidas no alcance de nosso objetivo maior que foi de concluir o curso, principalmente aos nossos familiares e amigos que nos apoiaram, para este momento tão especial em nossas vidas se tornar realidade.

AGRADECIMENTO

Agradecemos primeiramente a Deus pela força e determinação que nos concedeu durante o período em que estivemos engajados nos estudos.

Também agradecemos aos professores, aos envolvidos com o desenvolvimento do curso e a Costaplastic, por toda ajuda recebidos no decorrer deste projeto.

SUMÁRIO

Tema                                                                9

Delimitação do tema                                                                10

Justificativa                                                                11

Objetivo                                                                12

Metodologia                                                                13

Fluxograma                                                                14

Cronograma                                                                15

Pesquisa                                                                16

Cálculos                                                                                                                    22

Custo Financeiro                                                                                                       23

Desenvolvimento                                                                25

Conclusão         26

Bibliografia                                                                27

Anexos                                                                28                                                                

                                                                 

RESUMO

Este trabalho é o registro das atividades realizadas no projeto do Braço Pneumático desde a sua concepção, passando pelas etapas pesquisa, desenhos, orçamento de materiais, local para o desenvolvimento do projeto. Apresentamos inicialmente nossos objetivos e os argumentos que justificam a realização do projeto. Registramos em seguida uma pesquisa sobre os materiais para sua construção, também relatamos de que forma o Braço Pneumático pode ser manuseada, sendo que o funcionamento desta provém de recursos elétricos, pneumáticos, mecânicos, e eletrônicos. Prosseguimos com a ilustração de um fluxograma e cronograma das atividades explanadas no desenvolvimento.

TEMA

BRAÇO PNEUMATICO

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Braço Pneumático tem a finalidade de melhorar a automatização de uma linha de produção, no processo de rotulação de copos.

Os materiais utilizados na confecção da maquina são; metalon 40x40x1.2 mm, barra chata 3/16”, guia linear, mangueira, ventosas, comando clp, válvula pneumática, atuadores pneumáticos.

Sendo toda a estrutura construída com metalon 40x40 mm, ferro chato 2”X3/16pol 1”1/4x1/8pol, ferro quadrado 1” e nylon 60X60mm, na estrutura será fixado todos os outros itens na construção do projeto, como válvulas direcionais, cilindros, guia linear, ventosas etc.

Explicar funcionamento.

 

JUSTIFICATIVA

Depois de varias reuniões onde foram expostas varias ideias, esse projeto partiu de um aluno integrante da equipe que trabalha numa empresa de injeção de moldes platiscos, que comentou sobre a necessidade do desenvolvimento de uma máquina para melhorar uma linha de produção já existente na empresa, onde ja existia uma maquina com uma ventosa, e pra melhorar o processo teriam que desenvolver uma maquina com duas ventosa, sendo assim melhorando o processo.

O grupo aprovou a idéia e começamos a projetar essa máquina. Que devido as dificuldades e alto custo do projeto não será fabricada por nos alunos. O TCC então proposto pela equipe é o desenvolvimento do protótipo de uma máquina capaz de dobrar a produção da já exixtente fazendo a  tarefa de forma automática, sem intervenção manual. O projeto envolve um bom nível de aprendizado que obtivemos no decorrer do curso e consideramos economicamente um custo médio de viabilidade devido à variação de preços dos materiais utilizados que podem ser diferentes de acordo com sua qualidade na aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (961.4 Kb)   docx (213.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com