TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabeamento Estruturado

Artigo: Cabeamento Estruturado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 10

1.1 Justificativas 10

1.2 Objetivos................ 10

2. CABEAMENTO ESTRUTURADO 11

3. ESTRUTURA DO SUBSISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 13

3.1 Cabeamento Horizontal 13

3.2 Backbone 14

3.3 Área de Trabalho 16

3.4 Sala de Telecomunicações 16

3.5 Sala de Equipamentos 17

3.6 Sala de Entradas de serviços de Telecom 19

3.7 Administração 20

4. PISO ELEVADO MONOLÍTICO.............................................................................21

5. EQUIPAMENTOS.................................................................................................22

6. CONCLUSÃO 23

7. BIBLIOGRAFIA 24

1. INTRODUÇÃO

Nosso projeto mostra a estruturação do cabeamento dentro de um Call-Center, onde o objetivo central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos que possam ser necessários. Os pontos não precisam ficar ativados, dede o momento de sua instalação, mas ficam prontos, facilitando o uso para quando for necessário.

A ideia é que a longo prazo se torna mais barato instalar o cabeamento estruturado, de preferência antes do local ser ocupado, do que fazer modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.

1.1 Justificativa

O foco deste projeto é apresentar como funciona uma estrutura de cabeamento estruturado, mostrando seus benefícios e suas formas de aplicação dentro de um edifício para um melhor aproveitamento no decorrer dos anos.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Realizar o desenvolvimento estrutural de um projeto de cabeamento estruturado, para aumentar a vida útil em torno de 10 anos. Influenciando na performance de toda a rede, assim como a confiabilidade da mesma.

2. CABEAMENTO ESTRUTURADO

O Cabeamento Estruturado é uma infraestrutura de cabeamento metálico ou óptico não proprietária, capaz de atender a diversas aplicações proporcionando flexibilidade de layout, facilidade de gerenciamento, administração e manutenção. A ideia básica do cabeamento estruturado é fornecer ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento que facilite a instalação e remoção de equipamentos, sem muita perca de tempo. Dessa forma, o sistema mais simples de cabeamento estruturado é aquele que provê tomadas RJ-45 para os micros da rede em vez de conectarem o HUB diretamente aos micros, podendo haver vários pontos de rede preparados para receberem novas maquinas.

O investimento em um Cabeamento Estruturado representa apenas cerca de 5% do custo total da rede local e possui uma vida útil em torno de 10 anos. Com isto percebemos que a implementação do Cabeamento Estruturado é uma decisão muito importante pois influenciará a performance de toda a rede, assim como a confiabilidade da mesma.

3. ESTRUTURA DO SUBSISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

Este projeto de implantação de um sistema de cabeamento estruturado em um Call-Center, segue basicamente sete subsistemas, de acordo com a Norma NBR 14565, TIA/EIA-568-B, TIA/EIA-569-A, TIA/EIA-606-A, TIA/EIA-862, entre outras.

1- Cabeamento Horizontal

2 - Backbone

3 - Área de Trabalho

4 - Sala de Telecomunicações

5 - Sala de Equipamentos

6 - Sala de Entrada de Serviços de Telecom

7 – Administração

3.1 CABEAMENTO HORIZONTAL

O Horizontal Cabling, compreende o conjunto de cabos que geralmente estão instalados no teto ou no chão. Este subsistema dentro do Call-Center irá possibilitar a conexão entre os pontos de saída pelas conexões de Sala de Telecomunicações até a Área de Trabalho, existindo uma grande variedade de dutos que podem ser utilizados, como as canaletas suspensas, canaletas aparentes, eletrocalhas,...

O cabeamento horizontal recebe este nome devido aos cabos que correrem no piso, suspensos ou não, em dutos ou canaletas. O Cabeamento Horizontal deve ser implementado em topologia estrela, sendo que cada conector da área de trabalho deve ser conectado ao hardware de terminação da sala de telecomunicações via o cabo horizontal, o qual deve possuir uma distância máxima de 90 metros.

Além disso, a somatória dos Patch Cords a serem utilizados na área de trabalho e na sala de telecomunicações não pode exceder 10 metros, totalizando um “canal” de 100 metros.

A norma permite, no máximo, quatro conexões no cabeamento horizontal. Os cabos recomendados a serem utilizados no Cabeamento Horizontal são:

• Cabos UTP 4 pares cat. 6.

• Cabos Ópticos Multimodo 62,5/125 ou 50/125 μm.

3.2 BACKBONE

O Backbone é o subsistema do cabeamento estruturado que tem a função de prover as interconexões entre as salas de telecomunicações, salas de equipamentos e a sala de entrada de serviços de telecom. Este subsistema compreende os cabos do backbone, as conexões intermediárias e principalmente, os hardwares de terminação e os patch cords e jumpers usados na conexão feita entre os backbones.

O cabeamento do Backbone irá ser projetado neste Call-Center para suportar as necessidades dos usuários do edifício por um período mínimo de 10 anos.

Deve ser implementado em topologia estrela com hierarquia, onde cada conexão cruzada da sala de telecomunicações deverá ser cabeada diretamente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com