TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabeamento Estruturado

Ensaios: Cabeamento Estruturado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  1.549 Visualizações

Página 1 de 5

1) Para lidar com os problemas de um sistema não-estruturado, surgiu o Cabeamento Estruturado. O Cabeamento Estruturado, (Structured Cabling System – SCS) é um sistema baseado na padronização dos conectores e meios de transmissão, de modo a tornar a infra- estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout. É regido por padrões e normas internacionais, e ao utilizar cabos e conectores padronizados, permite a conexão de qualquer equipamento em qualquer ponto da rede. Ou seja, é um sistema que além da transmissão de dados, prevê a sua utilização para diversos fins, tais como: voz, vídeo, alarmes e sensores em um único tipo de cabo. O SCS utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias padrão. Uma analogia ao SCS é a tomada de energia que permite a alimentação elétrica de um equipamento independente do tipo da aplicação (Secador, Microondas, Geladeira, Televisão, etc).

2) Norma 568 da ANSI/EIA/TIA, Norma 606 da ANSI/EIA/TIA, Norma 607 da ANSI – J – STD, Norma ABNT / NBR 14565, Norma ISO/IEC 11801 Amd. 2 Ed 2.0, Norma ANSI/TIA/EIA-570-A.

3) Recebem, de um lado, o cabeamento primário vindo dos equipamentos, e de outro o cabeamento horizontal, que conecta as tomadas individuais. A ativação de cada tomada é feita no painel de distribuição, por intermédio dos patch-panels.

4) Pode-se citar alguns benefícios proporcionados pela utilização de cabeamento estruturado, em lugar de cabeamento convencional:

Flexibilidade: permite mudanças de layout e aplicações, sem necessidade de mudar o cabeamento.

Facilidade de Administração: as mudanças de aplicações, manutenção e expansão são feitas por simples trocas de patch-cords ou instalação de poucos equipamentos adicionais.

5) O cabeamento estruturado provavelmente originou-se de sistemas telefônicos comerciais, onde o usuário constantemente mudava sua posição física no interior de uma edificação . Projetou-se um cabeamento de modo a existir uma rede horizontal fixa, ligada a uma central de distribuição, onde cada ponto podia ser ativado ou desativado facilmente. Um ponto de tomada podia ser rapidamente alternado ou deslocado por meio de uma troca de ligações. O sistema evoluiu para que diversos tipos de redes pudessem ser interligados, mantendo o cabeamento horizontal e tornando as tomadas de uso múltiplo.

6) Para assegurar flexibilidade, é de interesse que este cabeamento genérico esteja instalado e pronto para uso em todos os locais possíveis em um determinado local ou edificação. Isso permite, por exemplo, a expansão ou mudança de um departamento em um escritório para outras dependências com o mínimo de transtorno e custo. Esta tática é conhecida em inglês como Flood Wiring, e que consiste no espalhamento de conexões por todo o recinto (cerca de duas conexões por cada 3 m2 de recinto).

7) Topologia Estrela, essa topologia possibilita a flexibilidade na velocidade da entrega da informação – roteamento da informação – porta origem com porta destino – maior velocidade/desempenho. A grande vantagem dessa topologia é que se um cabo apresentar problema, somente a estação pertencente ao cabo para, as demais estações continuam operando normalmente – a rede não para; possibilita trabalhar com cabeamento estruturado facilidade de aumentar a rede.

8) É fornecer ao ambiente de trabalho facilidades na instalação e remoção de equipamentos, assim como agilizar os procedimentos de administração, manutenção e resolução de problemas de rede. Instalações realizadas de acordo com as especificações das normas devem ter uma vida útil de, no mínimo, 10 anos. Além de melhorar a confiabilidade da rede, o cabeamento estruturado é uma excelente infra-estrutura para soluções convergentes (ex. Voz sobre IP - VoIP, Vídeo Vigilância sobre IP, Automação Residencial/Predial), garantindo confiabilidade e agregando flexibilidade a essas tecnologias.

9) Cabeamento Horizontal, Cabeamento Vertical ou backbone, Posto de Trabalho ou work area, Armários de Telecomunicações ou Telecommunications Closets (TC’s), Sala de Equipamentos ou Equipment Room (ER), Entrada da Edificação ou Entrance Facilities (EF), Painéis de Distribuição ou Cross-ConnectPatch-panels.

10) Porque conforme definido pelas normas de cabeamento estruturado, o equipamento ativo deve ser conectado ao painel distribuidor e este, através de outros dispositivos de conexão (através dos patch-panels), ser conectado a uma tomada na área de trabalho. Por esse motivo, nos armários de telecomunicações, os cabos individuais vindos das tomadas são terminados nos patch panels. Isto torna o sistema independente e aberto, configurando-lhe agilidade.

11 A solução do cabeamento estruturado prevê a instalação de um cabo e um tipo de conector padrão, e equipamentos adicionais para suporte a diferentes tipos de sistemas. Isto é conhecido como Cabeamento Genérico.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com