TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabos Tranoceânicos E RFID

Ensaios: Cabos Tranoceânicos E RFID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

Cabos Transoceânicos

Os serviços de telecomunicações de longa distância (telefonia e Internet) trafegam através da infraestrutura de cabos transocenânicos (submarinos) que atravessam os oceanos interligando os continentes. Outra opção utilizada para esse fim é a tecnologia de satélites espaciais, mas essa opção representa apenas uma pequena porção do tráfego intercontinental porque, além de muito cara, apresenta altas latências (atraso do sinal) e fica indisponível quando afetada por interferências naturais, a exemplo de tempestades solares.

Os primeiros cabos transoceânicos tinham capacidade para cerca de apenas 40.000 conversas telefônicas simultâneas, enquanto que os modernos cabos submarinos de fibra óptica têm capacidade para milhões de circuitos telefônicos. No Brasil existem cabos submarinos que interligam o país a vários vizinhos sulamericanos, aos EUA, à África e à Europa (figura).

O Atlantis-2 custou 370.000.000 (milhões) e é o único cabo submarino que interliga diretamente a América do Sul à Europa, possuindo extensão de 12.000 km e capacidade de 40 Gbps. Ele pertence a um consórcio internacional formado por 25 das maiores operadoras de telecomunicações do mundo, sendo que 70% do empreendimento foi feito pelas operadoras: Embratel, Deutsche Telecom, Telecom Itália, France Telecom e Telefônica Espanha. O cabo óptico e amplificadores utilizados em sistemas submarinos são projetados para resistirem a pressão de água de até 8.000m (8km) de profundidade, ou seja, 800 atm. O cabo é extremamente reforçado com componentes de alta resistência e confiabilidade (figura abaixo) para assegurar uma vida útil média de 25 anos. O cabo submarino fica praticamente estacionado no leito submarino, devido ao próprio peso do cabo e ao peso dos amplificadores - em torno de 500 kg cada um. A perspectiva é que para 2016 teremos novos cabos transoceânicos, sendo que os dois mais importantes irão interligar o país até a capital da Angola (Luanda) e outro até a Europa.

R.F.I.D

Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification") é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID. Uma etiqueta ou tag RFID é um transponder, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as etiquetas semipassivas e as ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal. São bem mais caras que do que as etiquetas passivas. O RFID utiliza transponders (os quais podem ser apenas lidos ou lidos e escritos) nos produtos, como uma alternativa aos códigos de barras, de modo a permitir a identificação do produto de alguma distância do scanner ou independente, fora de posicionamento. Tecnologia que viabiliza a comunicação de dados através de etiquetas com chips ou transponders que transmitem a informação a partir da passagem por um campo de indução. (ex: muito usado em pedágio "sem parar"). Companhias começaram a comercializar sistemas antifurto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com