TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo integral I

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Significado das seguintes relações:

1. Taxa de Variação Média e Reta Secante;

2. Taxa de Variação Instantânea e Reta Tangente.

Resposta

A relação entre a variação média e a reta secante significa que: a taxa de variação média é a variação em y em relação à x no intervalo [X0, X1] e é a inclinação da reta secante ao gráfico de f que cruza dois pontos de uma curva, geometricamente falando, uma taxa média de variação é o coeficiente angular da reta secante.

A relação entre a variação instantânea e a reta tangente significa que: a taxa de variação instantânea de y em relação a x é o limite da taxa média de variação no intervalo [x0, x0+ ∆x], quando ∆x tende a zero, melhor dizendo a taxa de variação instantânea de uma função em um ponto é dada pela sua derivada e é a inclinação da reta tangente ao gráfico de f com o único ponto onde a reta intercepta a curva.

Em outras palavras podemos relatar o significado dessas relações da seguinte forma: se um elemento se move sobre uma curva, sabemos que a declividade da reta secante a esta curva que passa por dois de seus pontos, é igual à velocidade média desenvolvida pelo móvel, no intervalo destes pontos. Conhecendo a curva, podemos calcular a velocidade média do objeto, em um intervalo de dois pontos do gráfico da curva. Se os dois pontos estiverem próximos, a velocidade média pode ser usada para determinar a velocidade instantânea do objeto. A velocidade instantânea de um elemento móvel corresponde à velocidade desenvolvida por este móvel, em cada instante. Sendo um automóvel, corresponde ao valor do seu velocímetro, a cada instante de um trajeto. A aproximação será cada vez melhor à medida que o comprimento do espaço seja diminuindo. Assim podemos calcular a velocidade instantânea pela reta tangente, ou seja, em um único ponto que esta reta intercepta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com