TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caldeira

Tese: Caldeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  Tese  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 10

e de produção.

Caldeira de circulação positiva

A circulação da água nas caldeiras ocorre por diferenças de densidade, provocada

pelo aquecimento da água e vaporização, ou seja circulação natural. Se a circulação

for deficiente, poderá ocorrer um superaquecimento localizado, com conseqüente

ruptura dos tubos.

As figuras a seguir apresentam alguns tipos de circulação de água.

Algumas caldeiras com circulação positiva podem apresentar bombas externas, dependendo da vazão exigida, ou seja, da demanda de vapor para forçar a circulação

de água ou vapor, independentemente da circulação natural, isto é, por diferença de

densidade.

Vantagens e desvantagens

As vantagens das caldeiras de circulação positiva são:

•tamanho reduzido;

•não necessitam de grandes tubulões;

•rápida geração de vapor;

•quase não há formação de incrustações, devido à circulação forçada.

As desvantagens são:

•paradas constantes, com alto custo de manutenção;

•problemas constantes com a bomba de circulação, quando operando em altas

pressões.

Eficiencia de caldeira

Eficiência de uma caldeira fogotubular

A eficiência de uma caldeira fogotubular não é um cálculo misterioso. esta breve explanação tem o objetivo de orientar técnicos e engenheiros sobre a eficiência das caldeiras e para os usuários do programa eficiência steammaster. E, se para muitos o assunto já é repetitivo, para outros pode ser muito esclarecedor. persistindo dúvidas entre em contato. eficiência da combustão eficiência de combustão é a indicação da habilidade do queimador em queimar o combustível.

A quantidade de combustível não queimado e o ar em excesso são usados para definir a eficiência de combustão de um queimador. a maior parcela das perdas apresentadas por uma caldeira se dá pelos gases da combustão que são lançados pela chaminé. se um queimador não consegue obter uma queima limpa com baixo excesso de ar, é então

regulado para trabalhar com excesso de ar, sendo que este excesso de ar só abaixa a temperatura da chama e reduz a capacidade de geração da caldeira, rebaixando também drasticamente a eficiência.

Queimadores trabalhando com níveis baixos de combustíveis não queimados e operando a um nível de excesso de ar baixo (em torno de 15%) são considerados eficientes.

Eficiência Térmica

Eficiência térmica é a medida da eficácia da troca de calor da caldeira. Ela mede a habilidade em transferir calor do processo de combustão para a água ou vapor na caldeira. Por ser unicamente uma medida da eficácia da troca de calor da caldeira, ela não leva em conta a radiação e perdas de convecção do casco da caldeira, coluna d´água, ou outros componentes. Desta forma não é verdadeira sua indicação do uso do combustível na caldeira; Contudo, aliada à verificação da combustão, pode nos fornecer uma boa indicação de como está a eficiência da caldeira. De fato, se você verifica que não há pontos com temperaturas muito altas, no casco ou outras partes da caldeira, não há vazamentos de vapor ou gases de combustão. Uma simples análise da temperatura e composição dos gases da chaminé pode nos oferecer dados confiáveis para o cálculo da eficiência. Além disto existem graficos fornecido pela Steammaster com a

estimativa das perdas diversas de acordo com a carga de trabalho.

Eficiência da Caldeira

Eficiência da caldeira é a eficiência pura da transferência de calor do combustível para o vapor, a qual leva em conta a radiação e perdas de convecções. É uma indicação verdadeira da eficiência total da caldeira. Como descrito no ASME POWER TEST CODE, PTC 4.1, a eficiência combustível-vapor de uma caldeira pode ser determinada por 02 métodos; o método entrada-saída e o método perdas de calor.

Método entrada-saída:

A eficiência por este método é baseada na proporção da saída e entradas de calor na caldeira. Ela é calculada em se dividindo a saída da caldeira (Kcal) pela entrada da caldeira (Kcal) e multiplicando por 100. A entrada atual e saída da caldeira são determinadas pela instrumentação e os dados são usados nos cálculos que resultam na eficiência combustível para vapor sendo ainda hoje o método mais difícil de se realizar devido à necessidade de se conhecer com precisão, no mínimo os seguintes parâmetros: vazão de vapor, água, combustível e a temperatura destes.

Método perdas de calor:

O método de medida de eficiência Equilíbrio de Calor é baseado na consideração de todas as perdas de calor da caldeira. O método para cálculo atual consiste da subtração de 100% do total das perdas, sendo que o valor resultante é a eficiência combustível vapor da caldeira.

Perdas na chaminé:

É a maior porção das perdas do calor onde muito dinheiro é jogado fora todos os dias. Este é um bom indicador da eficiência da caldeira. A temperatura na chaminé é a temperatura dos gases de combustão (seco ou úmido) deixando a caldeira e refletindo diretamente na energia que não se transferiu do combustível para o vapor ou água quente.

Quanto menor a temperatura na chaminé, maior será a eficiência da caldeira, e hoje nenhuma caldeira no Brasil consegue temperaturas de chaminé menores que a Steammaster.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com