TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camada OSI Rede De Computadores

Ensaios: Camada OSI Rede De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

O modelo OSI (Sistema de Interconexão Aberto) foi criado em 1977 pela ISO com o objetivo de criar padrões de conectividade para interligar sistemas de computadores locais e remotos. É o modelo fundamental para comunicações em rede.

Os aspectos gerais da rede estão divididos em 7 camadas funcionais ; com funções bem definidas ;

Em cada camada devem ser usados protocolos padronizados internacionalmente.

É onde se inicia ou termina o todo processo.

É onde se inicia ou termina o todo processo.

O sinal que vem do meio (Cabos UTP por exemplo), chega à camada física em formato de sinais elétricos e se transforma em bits (0 e 1).

Como no cabo navega apenas sinais elétricos de baixa freqüência, a camada física identifica como 0 sinal elétrico com –5 volts e 1 como sinal elétrico com +5 volts.

Em resumo:

Em resumo:

A Camada Física apenas transmite os bits, não se preocupando com o seu significado.

Trata das características mecânicas, elétricas e funcionais; como: distância máxima dos cabos, conectores, pulsos elétricos ou de luz, etc...

A camada de Enlace trata as topologias de rede, dispositivos como switche, placa de rede, interfaces, etc., e é responsável por todo o processo de switching.

Após o recebimento dos bits, ela os converte de maneira inteligível, os transforma em unidade de dado, subtrai o endereço físico e encaminha para a camada de rede que continua o processo.

Sua PDU é o QUADRO.

Um aspecto interessante é que a camada de enlace já entende um endereço, o endereço físico (MAC -Controle de Acesso a Mídia) Na próxima parte do processo, quando o dado é enviado à camada de rede esse endereço vira endereço IP.

Em resumo:

Em resumo:

Codificação, endereçamento e transmissão de informações;

Não permite ligação entre redes distintas.

A partir de dispositivos como roteadores, a Camada Física decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como estabelecimento das rotas.

A partir de dispositivos como roteadores, a Camada Física decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como estabelecimento das rotas.

A camada 3 já entende o endereço físico, que o converte para endereço lógico (o endereço IP). Exemplo de protocolos de endereçamento lógico são o IP e o IPX.

A partir daí, a PDU da camada de enlace, o quadro, se transforma em unidade de dado de camada 3. A PDU da camada 3 é o PACOTE.

Em resumo:

Em resumo:

Traduz nomes lógicos físicos;

Gerencia o tráfego e define as rotas de transporte.

Não garante que o pacote chegue ao destino.

A camada de transporte é responsável pela qualidade na entrega/recebimento dos dados.

A camada de transporte é responsável pela qualidade na entrega/recebimento dos dados.

Então, após os pacotes virem da camada de rede, já com seus "remetentes/desti- natários", é hora de entregá-los, como se as cartas tivessem acabados de sair do correio (camada 3), e o carteiro fosse as transportar (camada 4). Junto dos protocolos de endereçamento (IP e IPX), agora entram os protocolos de transporte (por exemplo, o TCP e o SPX).

A PDU da camada 4 é o SEGMENTO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com