TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camada De Rede

Casos: Camada De Rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 9

1. Vamos rever um pouco da terminologia usada neste livro. Lembre-se de que o nome de um pacote de camada de transporte é segmento e que o nome de um pacote de camada de enlace é quadro. Qual é o nome de um pacote de camada de rede? Lembre-se de que roteadores e comutadores de camada de enlace são denominados comutadores de pacotes. Qual é a diferença fundamental entre um roteador e um comutador de camada de enlace? Lembre-se de que usamos o termo roteadores tanto para redes de datagramas quanto para redes de CVs.

R: Na camada de rede um pacote é denominado de datagrama. O comutador de pacotes na camada de rede local ou ethernet é chamado switche, os roteadores conectam os computadores de uma rede à internet por meio de chaveamento intermediário.

2. Quais são as duas funções mais importantes de camada de rede em uma rede de datagramas? Quais são as três funções mais importantes de camada de rede em uma rede com circuitos virtuais?

R: Datagrama da camada de rede baseada basicamente em: expedição e roteamento. Configuração de chamada: determinação do caminho, comutação, estabelecimento de chamada.

3. Qual é a diferença entre rotear e repassar (transmitir)?

R: Roteamento: determina a rota que os pacotes seguirão, da origem até o destino.

Repasse: move os pacotes da entrada do roteador para a saída apropriada do roteador.

As definições das rotas feitas pelo algoritmo de roteamento configuram as tabelas de repasse de cada roteador.

4. Os roteadores de redes de datagramas e de redes de circuitos virtuais usam tabelas de repasse? Caso usem, descreva as tabelas de repasse para ambas as classes de redes.

R: Sim, ambas as tabelas de encaminhamento uso. A tabela poder ser com o seguinte cabeçalho: interface de entrada; número de CV de entrada; interface de saída; número de CV de saída; Quando um novo CV for estabelecido, um registro é adicionado a tabela de repasse.

5. Descreva alguns serviços hipotéticos que a camada de rede poderia oferecer a um pacote individual. Faça o mesmo para um fluxo de pacotes. Alguns dos serviços hipotéticos que você descreveu são fornecidos pela camada de rede da Internet? Alguns deles são fornecidos pelo modelo de serviço ATM CBR Alguns são fornecidos pelo modelo de serviço ATM ABR?

R: Serviços no caso de um pacote individual são: garantia de entrega, entrega garantida com máxima garantia de atraso. Para um fluxo de pacotes tem – se ordem na entrega dos pacotes, garantia da mínima largura de banda, jitter máximo garantido. Nenhum desses serviços é fornecido pela internet à camada de redes. A tecnologia ATM fornece entrega Garantida aos serviços CBR, o Timing não fornece qualquer um destes serviços a ABR.

6. Cite algumas aplicações que poderiam se beneficiar do modelo de serviço ATM CBR.

R: Poderiam se beneficiar de ATM CBR aplicações interativas multimídia ao vivo, tais como telefonia IP e vídeo conferência, aos serviços que mantém calendário.

7. Discuta por que cada porta de entrada em um roteador de alta velocidade armazena uma cópia-sombra da tabela de repasse.

R: A decisão de encaminhamento é feita localmente com a cópia de sombra, em cada porta de entrada, sem solicitar o processador central de roteamento. Transmissão descentralizada evita-se criar um gargalo de processamento de encaminhamento em um único ponto no roteador.

8. Cite e descreva brevemente os três tipos de elementos de comutação.

R: Comutação através da memória: pacote é copiado da porta de entrada para memoria do processador ele extrai o endereço de destino do cabeçalho então copia o pacote para buffer de saída;

Comutação por barramento: as portas de entradas transferem um pacote diretamente para a porta de saída por um barramento compartilhado sem intervenção do processador de roteamento, somente um pacote é transferido por barramento;

Comutação por uma rede de interconexão: é utilizada para vencer a limitação da largura na banda de um barramento único compartilhado.

9. Descreva como pode ocorrer perda de pacotes em portas de entrada. Descreva como a perda de pacotes pode ser eliminada em portas de entrada (sem usar buffers infinitos).

R: A perda de pacotes pode ocorrer se o tamanho da fila na porta de entrada aumentar, devido à velocidade de comutação ter sido lenta, portanto, espaço de buffer exalsta. Pode ser eliminada se a velocidade de comutação for pelo menos n vezes mais rápido que a linha de entrada, onde n é o número de portas de entrada.

10. Descreva como pode ocorrer perda de pacotes em portas de saída.

R: A perda de pacotes pode ocorrer se o tamanho da fila na porta de saída crescer por causa da baixa velocidade da linha de saída.

11. O que é bloqueio HOL? Ele ocorre em portas de saída ou em portas de entrada.

R: O bloqueio HOL (Head-of-line blocking) é um bloqueio que ocorre na porta de entrada. Este bloqueio ocorre quando dois ou mais pacotes são destinados a uma mesma porta de saída mais alta. Se o pacote1 de uma porta de entrada mais alta for o escolhido a ser enviado primeiro, o outro pacote2 deverá esperar. O problema ocorre quando existem outros pacotes3 entre eles a serem enviados para outras portas de saídas abaixo da que os pacotes 1 e 2 desejam. Estes também deverão ser bloqueados. Este bloqueio é chamado de HOL.

Em um comutador com fila de entrada - um pacote que está nessa fila deve esperar pela transferência através do elemento de comutação (mesmo que sua porta de saída esteja livre) porque ele está bloqueado por outro pacote na cabeça da fila.

Ocorre nas portas de entrada.

12. Roteadores têm endereços IP? Em caso positivo, quantos endereços eles têm?

R: Não, quem possui IP é o enlace do hospedeiro. Para enviar datagramas, o hospedeiro/roteador faz através do enlace (a fronteira entre o enlace e o hospedeiro chama-se interface). A transferência de datagramas entre interfaces se dá por causa de suas identificações, seus números de IP. Por isso, cada interface tem um número de IP. O IP possui 32 bits, assim é possível criar 2³² endereços de IP.

Não.

 Um hospedeiro, geralmente, está conectado somente a um enlace e quando deseja enviar um datagrama ele o faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com