TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campos de Atuação Engenharia de Alimentos

Por:   •  20/1/2021  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

O engenheiro deve ser capacitado para apresentar soluções práticas, baratas e inovadoras para a empresa em que trabalha. Estima-se que, até 2050, será necessário um acréscimo de 60% da produção de alimentos para atender toda a demanda mundial. Esse cenário aumenta a necessidade de ampliação da produção, aliada com a redução nas perdas, tanto em quantidade quanto em qualidade dos alimentos.

As áreas de atuação do engenheiro de alimentos são inúmeras. Além daquelas reservadas aos engenheiros, como perícia e elaboração de laudos, existem áreas específicas para o especialista em alimentos, como armazenamento e transporte, onde o profissional estabelece parâmetros de armazenamento e transporte, visando à garantia de qualidade do produto, ou automação de processos, onde o engenheiro irá planejar e implantar linhas automatizadas de produção.

Outra aréa vem sido muito recorrente nesse ramo é a consultoria (prestar assessoria a empresas da área alimentícia no desenvolvimento de produtos, layout de equipamentos e de plantas de produção e implementar sistemas de controle da qualidade) isso confere autonomia ao profissional, abrindo as portas para que ele mesmo possa abrir sua empresa.

O engenheiro de alimentos também pode trabalhar em órgãos fiscalizadores de responsabilidade governamental, tais como a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Assim, o profissional assume o controle de qualidade e a fiscalização, organizando métodos, sistemas de controle e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados estabelecendo padrões de qualidade e identidade de alimentos e bebidas junto a órgãos governamentais.

O futuro também reserva um bom cenário para a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos, pois esta tem uma necessidade constante de profissionais, onde estes podem criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado, podendo também pesquisar matérias-primas, embalagens e tecnologias de produção.

A indústria alimentícia e a agroindústria são tradicionais empregadoras desse profissional, que é contratado para atuar diretamente nas linhas de produção, na gestão de pessoas, no controle e na gestão de qualidade, no apoio a processos e na pesquisa e desenvolvimento de produtos, onde ele pode planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionar equipamentos e avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.

A indústria alimentícia possui um rigoroso padrão de produção. Onde o engenheiro pode desenvolver e aprimorar processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris, planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção, estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.

é possível que o profissional venha a se tornar professor podendo atuar na área acadêmica de pesquisa e desenvolvimento, buscando se especializar em determinada área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com