TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Da Força Eletromagnética Que Atua Sobre Um Condutor Retilíneo, Imerso Em Um Campo Magnético

Dissertações: Ação Da Força Eletromagnética Que Atua Sobre Um Condutor Retilíneo, Imerso Em Um Campo Magnético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 6

Ação da Força Eletromagnética que Atua sobre um Condutor Retilíneo, Imerso em um Campo Magnético

Objetivo

Identificar o vetor de indução magnética e o sentido da corrente elétrica que circula em um condutor;

Concluir que uma carga elétrica em movimento é gerar um campo magnético em torno dela.

Lista de materiais

Um conjunto de hastes articulares com separador;

Uma chave liga-desliga;

Quatro conexões com pinos banana;

Uma fonte de alimentação DCC de tensão variável;

Dois imãs em barra com polaridades inversas;

Um balanço condutor.

Montagem Experimental

Figure - Montagem Experimental para medida do balanço condutor.

Procedimentos Experimentais

Monte a experiência conforme a figura 1, indicada acima. Com a fonte desligada, deve conectar o lado positivo da fonte ao lado positivo da chave com o auxílio de um cabo banana. O mesmo deve ser feito para o lado negativo. As outras duas entradas da chave devem ser ligadas ao conjunto de hastas articuladas, também com o auxílio de um cabo banana. Um balanço condutor deve ser colocado entre as hastes, com o intuito de fazer uma ligação entre elas e inclinas as hastas a um ângulo de aproximadamente 45º. Por último, posicionar o ímã com uma das barras acima do balanço e outra abaixo do balanço.

Primeiramente, foi solicitado que o ímã fosse colocado, na posição indicada na figura, com a polaridade norte para cima. O gerador de tensão ligado e ajustado para 3,0V. Quando ligamos a chave liga-desliga na posição direta (para baixo) é gerado no circuito um fluxo de corrente no sentido indicado pela seta de cor azul. Com isso, o balanço, que é representado nesta figura pelo condutor na cor verde, é atraído numa tentativa de acompanhar o sentido imposto pelo campo magnético, indicado pela seta de cor vermelha, criado a partir da polaridade imposta pelo circuito DCC. Além disso, observamos que a tensão gerada pela fonte DCC cai para 2,1V.

Após analisarmos o experimento, foi solicitado que a chave fosse posicionada para cima, ou seja, o contrário. Quando ligada a chave para a posição inversa (para cima), percebemos que o balanço agora é repelido e a tensão cai para 2,4V. Isso ocorre por causa da inversão da polaridade proporcionada pelo chaveamento que agora faz com que o fluxo da corrente e do campo elétrico também sofram a inversão de sentido. Como o imã ainda se mantém com o seu polo norte pra cima em relação ao condutor, a ação agora percebida é a de repulsão do condutor em relação a este imã. Este fenômeno é justificado pela Lei de Lorentz:

Força de Lorentz

A Força de Lorentz é a superposição da força elétrica, proveniente de um campo elétrico , com a força magnética, devida a um campo magnético , que atuam sobre uma partícula carregada elétricamente se movendo no espaço. Tal força é dada pela formula:

Evidentemente, para que a superposição ocorra, é necessário que a partícula possua uma carga elétrica líquida não nula () e esteja em movimento em uma região do espaço que possua o campo magnético. Analisando apenas as forças de caráter elétrico, se , a partícula estará somente sob influência da força elétrica ().

A contribuição a devido à força elétrica é paralela ao campo elétrico , resultando em aceleração da partícula carregada na mesma direção e sentido do campo (uma partícula carregada negativamente sofrerá aceleração no sentido contrário ao campo). A contribuição referente à força magnética () é sempre perpendicular ao campo e à velocidade simultaneamente, conforme dita a regra do produto vetorial.

Vale a pena notar que a força magnética não realiza trabalho, uma vez que é perpendicular ao deslocamento (ou seja, não existe componente de na direção de ). A força magnética altera a direção da velocidade sem alterar o seu módulo. Porém, como a força de Lorentz possui uma componente devida ao campo elétrico, essa sim pode realizar trabalho.

A primeira parte do experimento foi feita. Agora será substituída a posição do ímã, ou seja, será colocada a polaridade sul para cima.

O gerador de tensão ligado e ajustado para 3,0V. Quando ligamos a chave liga-desliga na posição direta (para baixo) é gerado no circuito um fluxo de corrente no sentido indicado pela seta de cor azul. Com isso, o balanço, que é representado nesta figura pelo condutor na cor verde, é repelido numa tentativa de acompanhar o sentido imposto pelo campo magnético, indicado pela seta de cor vermelha, criado a partir da polaridade imposta pelo circuito DCC. Além disso, observamos que a tensão gerada pela fonte DCC variou entre 2,4V e 3,0V.

Após analisarmos o experimento, foi solicitado que a chave fosse posicionada para cima, ou seja, o contrário. Quando ligada a chave liga-desliga para posição inversa (para cima), percebemos que o balanço agora é atraído e a tensão varia entre 2,1V e 2,4V. Isto ocorre por causa da inversão da polaridade proporcionada pelo chaveamento que agora faz com que o fluxo da corrente e do campo elétrico também sofram a inversão de sentido. Como o imã ainda se mantém com o seu polo sul pra cima em relação ao condutor, a ação agora percebida é a de atração do condutor em relação a este imã.

Conclusão

Motor Elétrico

Um Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com