TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canteiro De Obra

Pesquisas Acadêmicas: Canteiro De Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  4.361 Palavras (18 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 18

ÁREAS DE VIVÊNCIA EM CANTEIROS DE OBRAS

Saulo Pereira de Souza

RESUMO

Para garantir qualidade de vida, condições de higiene e integração do operário na sociedade, com reflexos na produtividade da empresa, a NR-18 recomenda que os canteiros de obra contenham áreas de vivência que reflitam mais sobre sua importância em uma obra. Este trabalho apresenta um diagnóstico sobre o comportamento das empresas construtoras que atuam na região de Lauro de Freitas – BA, quanto ao cumprimento da disposição 18.4 (áreas de vivência) da NR-18.

O objetivo principal dessa pesquisa foi conhecer a realidade da indústria da construção civil em relação ao que prescreve a norma NR-18, enfocando as condições do meio ambiente de trabalho em canteiros de obras durante o ano de 2010 em Lauro de Freitas - BA.

As informações necessárias para caracterização dos canteiros de obras foram obtidas por meio de entrevistas com engenheiros e mestre de obras, através do preenchimento de um questionário. Os objetivos específicos a serem alcançados durante o desenvolvimento da pesquisa foram: caracterizar os canteiros de obras com referências as necessidades da NR-18 e avaliar a aplicação da norma NR-18 nos canteiros de obras.

Palavras chave: Áreas de vivência; NR-18; Canteiro de obras.

¹Autor: Edelcarlos dos Santos Malta, formando em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador, e-mail: edelcarlos@hotmail.com

²Orientador: Mario Rubim, professor da Universidade Católica do Salvador, email: rubim@hotmail.com

1- INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil é um antigo ramo da atividade humana e um dos mais importantes economicamente em todo o mundo. A construção civil necessita definir procedimentos que facilitem a gestão das operações dentro do canteiro de obras. Uma das principais estratégias adotadas pelas construtoras consiste no planejamento das ações a serem executadas e, para isso, a elaboração de um projeto do canteiro de obras se mostra de grande valia. Em particular as áreas de vivencia dos trabalhadores da construção civil nos canteiros de obras tem sido um dos aspectos mais negligenciados na indústria da construção civil, sendo que as decisões são tomadas na medida em que os problemas surgem no decorrer da execução (Souza, 2000) e a atitude de muitos engenheiros tem sido a de que este problema será feito e resolvido com o progresso da obra.

O canteiro é definido, segundo a Norma Regulamentadora 18 (NR-18) (BRASIL, 2001), como sendo a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Sendo assim, observa-se que o canteiro de obras é uma estrutura bastante dinâmica e flexível, o qual durante o desenvolvimento do edifício assume características distintas em função dos operários, empresas, materiais e equipamentos presentes nele. Dessa forma, pode-se concluir que o estudo e análise das áreas de vivência em canteiros de obra constituem um importante fator a fim de minimizar os riscos à saúde dos trabalhadores e terceiros.

Franco (1992) considera importante que se dedique atenção especial à elaboração do projeto do canteiro, para conseguir atingir os resultados desejados de funcionamento: "para tanto, é essencial que o arranjo do canteiro de obra seja feito através de um projeto cuidadosamente elaborado que contemple a execução do empreendimento como um todo, prevendo as diferentes fases da obra e as necessidades e condicionantes para cada uma delas". O planejamento de um canteiro de obra tem por objetivo alcançar a melhor disposição, dentro do espaço disponível, para os materiais, para a mão-de-obra e para os equipamentos necessários à execução do empreendimento, levando-se em consideração, sempre, as recomendações da NR-18 (Norma Regulamentadora 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção).

As áreas de vivência são partes integrantes de um canteiro de obras, representadas pelas instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha, lavanderia, área de lazer e ambulatório. Por sua vez, as áreas de vivência são os locais destinados ao descanso, higiene e permanência dos operários e gerentes da obra. De acordo com Albieri (1998): “A segurança do trabalho, a produtividade e as condições de alojamento de operários, os três eixos que devem nortear a organização de uma obra, ficam prejudicados quando no planejamento esquece-se destes detalhes, que representam as condições físicas da execução de um projeto”.

O canteiro de obras constitui o conjunto de instalações que dá suporte à construção de determinado empreendimento, abrigando a administração da obra, o processo produtivo e os trabalhadores. Durante a fase de execução verifica-se um alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, causadas principalmente pela falta de planejamento adequado, desconhecimento e implementação das condições legais de gestão da segurança e saúde do trabalho.

2- ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO

A organização do canteiro de obra é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e mesmo defeitos de execução e falta de qualidade final dos serviços realizados. Apesar de existência da NR (Norma Regulamentadora) 18, elaborada em conjunto por construtoras, trabalhadores e governo, estabelecer diretrizes e exigências diversas, essas regras ainda são pouco adotadas. Segundo Bensoussam (1997), existem princípios que devem ser observados ao se planejar um canteiro de obras, tais como: integração, minimização de distâncias, disposição de áreas de estocagem e de locais de trabalho, uso dos espaços, produtividade e flexibilidade.

Bons projetos de canteiro podem proporcionar significativas melhorias no processo produtivo. Eles visam, principalmente, promover a realização de operações seguras e manter a boa moral dos trabalhadores, além de minimizar distâncias e tempo para movimentação de pessoal e material, reduzir tempo de movimentação de material, aumentar o tempo produtivo e evitar obstrução da movimentação de material e equipamentos.

Franco (1992) considera importante que se dedique atenção especial à elaboração do projeto do canteiro, para conseguir atingir os resultados desejados de funcionamento: "para tanto, é essencial que o arranjo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com