TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canteiro De Obras

Artigo: Canteiro De Obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 12

1. Considerações Gerais

O canteiro da obra deve ser dimensionado e executado levando-se em consideração as proporções e as características da mesma; as distâncias em relação ao escritório central, aos centros fornecedores de mão de obra e de material; as condições de acesso e os meios de comunicação disponíveis.

O local para implantação do canteiro de obras deve ser preferencialmente em áreas planas, procurando evitar grandes movimentos de terra, de fácil acesso, livre de inundações, ventilado e com insolação adequada.

As edificações do canteiro de obras devem dispor de condições mínimas de trabalho e habitação, tais como: ventilação e temperaturas adequadas, abastecimento de água potável, instalações sanitárias com destinação dos dejetos para fossas e sumidouros, (na ausência de rede coletora), distantes de cursos d’água e poços de abastecimentos e, destinação adequada para lixo orgânico e inorgânico.

A limpeza do terreno deve ser executada somente dentro da área de projeto. As reservas que constituem áreas de interesse ambiental, locadas no entorno da área do empreendimento devem ser preservadas. Sempre que possível preservar a cobertura vegetal de médio e grande porte. Evitar comprometer a cobertura vegetal das áreas de entorno, com incêndio, derramamento de óleos e disposição de entulhos. Em áreas próximas a reservas, devem ser mantidos operários preparados para o combate a incêndios, evitando-se perdas da cobertura vegetal da área de entorno. É recomendável executar a limpeza da área de forma manual, evitando a emissão abusiva de ruídos, gases, óleos e graxas. Não devem ser incinerados restos de vegetais no canteiro de obras para que não atraiam insetos e roedores. A construção do canteiro deve obedecer ao disposto na legislação vigente dentro das normas regulamentadoras e NBR´s existentes.

A desmobilização do canteiro deve abranger a recuperação de uso da área anteriormente ocupada pelas instalações, ou o aproveitamento das instalações para outras finalidades. A área afetada deve ser recuperada mediante a remoção das construções provisórias, limpeza e recomposição ambiental. Os solos vegetais removidos devem ser estocados em local não sujeito à erosão, devendo ser reincorporados à área de origem após a desmobilização. Não é permitido o abandono de sobras de materiais de construção, de equipamentos ou partes de equipamentos inutilizados. Os resíduos de concreto devem ser acondicionados em locais apropriados, os quais devem receber tratamento adequado.

2. Construção do Canteiro

As providências para obtenção do terreno para o canteiro da obra, inclusive despesas de qualquer natureza que venham a ocorrer, são de responsabilidade da empresa. Quando do encerramento da obra, o local do canteiro deve ser completamente limpo, inclusive com serviços de fechamento de poços e fossas, retirada de entulhos, baldrames, fundações, postes, redes, etc. Os escritórios e barracões devem ser construídos em chapas de madeira compensada resinada, podendo, a critério da contratada e mediante a aprovação da fiscalização, ser construídos em outro tipo de material, sem ônus adicional para a Sanepar. Devem ser observadas as condições de higiene e segurança do trabalho.

3. Características dos Refeitórios: Refeitórios e cozinhas de obra

Todo canteiro precisa ter refeitório com local para que funcionários aqueçam as marmitas. O refeitório deve atender a todos os trabalhadores, porém, não necessariamente ao mesmo tempo. É possível, por exemplo, dividir as refeições em dois turnos para reduzir a área do refeitório.

A norma regulamentadora 18 exige que os refeitórios sejam bem iluminados e ventilados, e disponham de lavatórios para que os funcionários lavem as mãos antes e depois das refeições. A existência de cozinha é opcional, mas, caso a comida seja preparada no canteiro, é preciso atenção à limpeza e ao armazenamento dos alimentos para evitar contaminações. Uma das recomendações é que os cozinheiros sempre usem aventais e gorros. Em muitas obras, no entanto, os trabalhadores preferem levar sua própria marmita. Por isso, sempre deve haver um espaço exclusivo para o aquecimento de refeições. Vale lembrar que é proibido preparar e aquecer comida fora dessas áreas.

Fonte: NR 18 Ilustrada.

4. Alojamentos e vestiários de obra

Sempre que houver necessidade, como no caso de obras afastadas dos centros urbanos, as construtoras devem instalar alojamentos provisórios nos canteiros para a permanência dos funcionários. Esses locais devem ser de boa qualidade para garantir a saúde dos funcionários e, consequentemente, o bom andamento da construção. De acordo com a NR 18, um alojamento considerado bom deve ter abastecimento de água potável, luz natural e/ou artificial, sistema higiênico e remoção de lixo, ausência de umidade, instalações elétricas protegidas, proteção contra ruído excessivo, entre outras características. Caso essas exigências não sejam cumpridas, a construtora pode ser multada. Já para os trabalhadores que não estão alojados no canteiro, é obrigatória a construção de vestiários. As instalações devem estar próximas aos alojamentos ou à entrada da obra, sem ligação direta com o refeitório, e os armários devem ser individuais e possuir cadeados ou fechaduras. É aconselhável também que os armários sejam metálicos, como os usados em clubes, escolas ou academias, devem ser planejados de acordo com o número de funcionários previsto na obra. É importante lembrar que cada fase da obra tem uma quantidade diferente de funcionários. Por isso, pode ser necessário redimensionar o tamanho do vestiário conforme a obra avança. Os vestiários devem possuir área mínima de 2 m² para cada usuário, os pisos são de concreto, cimentado, os armários são individuais e o pé-direito varia entre 2,70 m e 3 m”.

Fonte: NR 18 Ilustrada.

5. Sanitários

O banheiro do canteiro de obras precisa ser um lugar que ofereça conforto aos usuários. Para isso, o número de vasos sanitários, mictórios e chuveiros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com