TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância SMS Canteiro De Obras

Artigo: Importância SMS Canteiro De Obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  2.152 Visualizações

Página 1 de 4

Importância

A Gestão de SMS é um programa que visa estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que têm como objetivo a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho.

A Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e políticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho, e está em segundo lugar na freqüência de acidentes registrados em todo o país. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor.

Os acidentes de trabalho têm sido freqüentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, não correspondem a essa associação, mas sim às condições ambientais a que estão expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicológico e envolvendo fatores humanos.

A importância da análise do confronto de fatores gerenciais e produtivos observados nos canteiros de obras, que ainda empregam métodos de trabalhos da construção civil tradicionais em detrimento de outros, em que os métodos de trabalhos e de organização gerencial e produtiva têm incorporado as mais modernas técnicas, enfocando a rapidez, a economia, a qualidade e a segurança, juntamente com a empregabilidade do 5s (Senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde, senso de autodisciplina)

Colaboradores para o feito a organização no canteiro de obra:

Engenheiros

Mestres de obra

Encarregados

Operários setoriais

Onde vário profissional tem acesso para trabalhar, desempenhando sua função. SMS esta ligada diretamente com a organização do canteiro de obra, onde cada material seja ele de uso diário ou estocagem sejam devidamente colocados em um devido local de fácil acesso. Trata da importância da análise do confronto de fatores gerenciais e produtivos observados nos canteiros de obras, que ainda empregam métodos de trabalhos da construção civil tradicionais em detrimento de outros, em que os métodos de trabalhos e de organização gerencial e produtiva têm incorporado as mais modernas técnicas, enfocando a rapidez, a economia, a qualidade e a segurança.

As empresas devem procurar minimizar os riscos a que estão expostos seus funcionários pois, apesar de todo avanço tecnológico, qualquer atividade envolve um certo grau de insegurança. A falta de um eficaz sistema de segurança acaba causando problemas de relacionamento humano, produtividade, qualidade dos produtos e/ou serviços prestados e o aumento de custos. A pseudo-economia feita não se investindo no sistema de segurança mais adequado acaba ocasionando graves prejuízos pois, um acidente no trabalho implica baixa na produção, investimentos perdidos em treinamentos e outros custos.

A partir do conhecimento sobre a prevenção, o trabalhador desenvolve suas funções com

motivação e satisfação, além de sentir-se valorizado como ser humano. Essa medida ajuda no

crescimento da empresa através da melhoria na qualidade da produtividade, o que acaba

também beneficiando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com