TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap 10 E 12 De SI

Dissertações: Cap 10 E 12 De SI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 12

CAPITULO 10

10.1 Quais são os diferentes níveis de tomada de decisão e os diferentes grupos de tomada de decisão nas organizações? Como suas necessidades para a tomada de decisão variam?

As decisões podem ser classificadas em estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas. As decisões estruturadas são aquelas em que o responsável pela tomada de decisão deve usar seu bom senso, sua capacidade de avaliação e sua perspicácia na definição do problema.

Decisões estruturadas, ao contrario, são repetitivas e rotineiras e envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratadas como se fossem novas.

Decisões semi-estruturadas tem características dos dois tipos.

10.2 Qual a diferença entre decisões não estruturadas, semi-estruturadas e estruturadas?

A não estruturada baseia-se em dados não relacionados, ou seja, não existe apenas uma opção. Nos semi- estruturados apenas parte do problema não existe uma lógica a outra parte já existe padrões . Nas Estruturadas há a decisão rotineira aonde já exista ate um protocolo.

10.3 Enumere e descreva os estágios do processo de tomada de decisão.

Inteligência: Descobrir o problema identifica e entender o problema.

Concepção: descobrir e enumera as possíveis soluções do problema .

Seleção : Escolher dentre as solução a melhor.

Implementação: coloca a selecionada em pratica e monitora qual sua eficácia

10.4 Qual a diferença entre um sistema de apoio àdecisão (SAD) e um sistema de informações gerenciais (SIG)?

O SIG Aborda o principalmente as tomadas de decisão estruturada enquanto o SAD atua na tomada de decisões semi e não estruturada

10.5 Quais são os três componentes básicos de um SAD? Descreva brevemente cada um deles.

Banco de Dados: É uma coletânea de dados correntes ou históricos provenientes de uma série de aplicações ou grupos.

Sistema de softwares: Contém as ferramentas de softwares empregadas para análise de dados.

Modelo: É uma representação abstrata que ilustra os componentes ou relações de um fenômeno.

10.6 O que é um sistema de informações geográficas (GIS)? Como ele usa a tecnologia de visualização de dados? Como pode contribuir para a tomada de decisão?

Os GIS produzem relatórios fixos, programados para periodicidades definidas, com base em dados extraídos e resumidos dos sistemas subjacentes de processamento de transações (SPT). Além do mais,

É uma categoria especial de SAD que, graças a tecnologia de visualização de dados, analisa e exibe dados em forma de mapas digitais. Os GIS podem de usados em apoio a decisões que requerem conhecimentos sobre distribuição geográfica de pessoas e recursos.

10.7 O que é um sistema de apoio à decisão do cliente? Como a internet pode ser usada para essa finalidade?

São sistemas que auxiliam clientes em seus processos de decisão. Tais sistemas são muitos importantes hoje, pois cada vez mais as pessoas estão buscando múltiplas fontes de informação antes de interagir definitivamente com os vendedores. Ainternet, com sua capacidade de interatividade e personalização, oferece diversos recursos que permitem um fácil acesso a essas informações.

10.8 Defina e descreva os recursos de um sistema de apoio ao executivo (SAE). Como os SAEs melhoram a tomada de decisão gerencial? Como trazem valor para a empresa?

Os SAE’s possuem funções como a “drill down” e o painel digital. A “drill down” permite analisar os dados da empresa de uma maneira mais detalhada. O painel digital fornece ao executivo uma única tela onde existem diversas informações essenciais para

se dirigir a empresa, fornece ainda diversos indicadores expressos em gráficos e tabelas, bem importantes para o auxílio à tomada de decisões. Estes sistemas ainda permitem uma análise das atividades dos concorrentes, das condições de mercado ou mesmo do desempenho de uma determinada área da corporação. A partir das grandes informações estatísticas que os SAE’s fornecem, as empresas podem economizar, melhor investir e tomar várias outras decisões que agregaram valor à esta.

10.9 O que é um sistema de apoio à decisão em grupo (SADG)? Como funciona? Quais problemas resolve?

São sistemas que permitem uma melhor tomada de decisão quando há um conjunto de profissionais, estejam eles no mesmo local ou não. Os SADG’s são utilizados em salas de conferência equipadas com hardware e software necessário. Os colaboradores interagem entre si simultaneamente. Há uma documentação da ideias propostas durante o evento. Pode existir um mediador para organizar e conduzir a reunião. Graças aeste tipo de sistema é possível aumentar significativamente o número de participantes na reunião; a questão da simultaneidade é bem vantajosa, elevando a produtividade; o anonimato também permite um melhor desempenho da reunião; e a documentação é de grande utilidade para que não participantes possam depois analisar os resultados.

10.10 Defina sistema especialista, descreva como ele funciona e explique seu valor para a empresa.

São sistemas de apoio à decisão com a particularidade de tratar de assuntos que exigem conhecimentos específicos. Estes sistemas capturam o conhecimento humano com relação a uma situação particular. A partir dessas informações o sistema tem a capacidade de executar, ainda que limitadamente, uma quantidade de tarefas. Tais tarefas muitas vezes seriam caras ou escassas se tratando de profissionais.

10.11 O que é raciocínio baseado em casos? Como ele se diferencia de um sistema especialista?

O raciocínio baseado em casos tem relação com os conhecimentos coletivos, ao contrário dos sistemas especialistas que se baseiam no conhecimento de apenas um especialista. O raciocínio baseado em casos consiste no armazenamento do conhecimento coletivo a partir de experiências passadas. Este sistema busca casos semelhantes ao caso em questão. Sucessos e fracassos obtidos em determinadas tentativas são também armazenadas para melhorar o desempenho nas próximas vezes.

10.12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com