TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De SI

Casos: Fundamentos De SI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 5

NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CÓDIGO: CCT0004

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:

ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – parte I

OBJETIVO:

Relacionar os conteúdos trabalhados na disciplina com a sua profissão e com a realidade do mercado

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

Analisar o mercado local em realção a utilização de Tecnologia da Informação

DESENVOLVIMENTO:

Este desafio é composto por três etapas. A entrega da primeira etapa será na 4ª aula do semestre, a segunda etapa será entregue na 8ª. e a última etapa do estudo de caso será entregue na 12ª. aula.

Leia o Texto Abaixo

Desde o início da era industrial, o valor de uma empresa estava diretamente relacionado ao seu patrimônio e a sua capacidade de produção (bens tangíveis). Nesta época, a ampliação das capacidades físicas era o principal fator de valorização de uma empresa, isto é, valia mais que obtivesse maior número de coisas no menor espaço de tempo.

Com a revolução digital e a redução de custos dos produtos de tecnologia, empresas de diversos portes informatizaram seus serviços. Motivado pela globalização (maior competitividade gerada pela abertura dos mercados e a chegada de novos produtos), o mercado assumiu uma postura mais competitiva, assim, apenas recursos de tecnologia da informação e comunicação já não eram suficientes para serem diferenciais competitivos (ser melhor naquilo que os clientes valorizam), mas, sim, um

pré-requisito para que estas empresas sobrevivessem.

Na atual era do conhecimento, o valor da empresa está relacionado à capacidade de inovação. Assim, presenciamos empresas, como a Google, que possui um valor muito maior que seu patrimônio físico e seus principais produtos são bens intangíveis (bens intangíveis podem ser: marcas, patente, conhecimento contido em uma solução de software, de medicamentos, dentre outros), resultado do conhecimento adquirido pela empresa.

Dessa forma, podemos assegurar que a Google teve a capacidade de transformar os dados e as informações que possui em algo útil e muito valorizado pela sociedade. Como conclusão, a partir da história desta gigante, é possível afirmar que as tecnologias de informação e comunicação são fundamentais para melhorar o desempenho e controle dos diversos negócios, além delas serem fontes de dados e informações que serão utilizadas como matéria prima para a tomada de decisão e inovação competitiva.

No entanto, quando se avalia papel social, empregabilidade dentre outros números, são as Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) que impressionam. Segundo dados do Sebrae (www.sebrae.com.br), “em conjunto as micros e pequenas empresas respondem [...], por mais de 99% do número total de empresas formais, por 57,2% dos empregos totais e por 26,0% da massa salarial”. No total, as micro, pequenas e médias representam 98 % das empresas brasileiras, são responsáveis por 20% do PIB e empregam 60 milhões de pessoas.

Em virtude desse cenário, grandes empresas de tecnologia da informação, como Hewlett-Packard (HP), International Business Machines (IBM), Dell e Microsoft já desenvolveram iniciativas específicas para esse mercado de MPMEs. Segundo a página da internet da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mantida pelas Organizações Globo, a HP possui uma plataforma, denominado Smart Office. Esse programa inclui o desenvolvimento de produtos específicos para as PMEs, o financiamento das compras de equipamentos e o treinamento de empreendedores. Promove, também, palestras gratuitas acerca dos benefícios proporcionados pela utilização dessa tecnologia.

Em contrapartida, a DELL desenvolveu um equipamento de armazenamento de dados, em parceria com a EMC2 (empresa de grande porte na área de persistência de dados), com o objetivo de atender os pequenos negócios. E a mesma DELL, agora em parceria com a Unisys – empresa de consultoria e de serviços de tecnologia – passou também a oferecer diagnóstico gratuito para montagem de redes de computadores.

Já a Intel – Integrated Electronics Corporation – promove treinamentos gratuitos junto aos empresários, na perspectiva de evidenciar os benefícios que essa máquina, capacitada para receber, armazenar e enviar dados, pode trazer para os próprios negócios. A Microsoft, por sua vez, não poderia ficar fora dessa conscientização da importância da tecnologia nos empreendimentos. Para tanto, desenvolveu um programa com vistas especialmente às pequenas empresas, o Small Business Server. Trata-se de um serviço apropriado para o gerenciamento de redes com até 75 computadores. E mais: lançou, em 2006, em parceria com a HP, uma série de guias contendo tecnologias específicas para empreendedores.

No Brasil, também existem algumas iniciativas governamentais que visam a minimizar a exclusão digital das pequenas e médias empresas – PMEs. Como exemplos de tal iniciativa, pode-se citar a criação dos Telecentros Digitais – (http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br) – que, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, criou um ambiente voltado para a oferta de cursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com