TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização de riscos e desenvolvimento de medidas de engenharia para controle desses riscos na empresa Qualictec Mecânica Industrial Itabira

Por:   •  17/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.959 Palavras (16 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Caracterização de riscos e desenvolvimento de medidas de engenharia para controle desses riscos na empresa Qualictec Mecânica Industrial

Itabira

17 de novembro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Campus Itabira

Ana Guimarães Torres - 25791

Caio Caló

Hugo Machado

Júnio Matheus Costa

Olívia Chaves

Caracterização de riscos e desenvolvimento de medidas de engenharia para controle desses riscos na empresa Qualictec Mecânica Industrial

Trabalho apresentado à Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira, à disciplina Princípios de saúde e segurança. Prof. Geraldo Fabiano de Souza Moraes.

Itabira

17 de novembro de 2016

RESUMO

 

No ramo da mecânica industrial em geral, mais especificamente na usinagem, são utilizadas diferentes técnicas, ferramentas e máquinas para se fazer a confecção ou recuperação de componentes mecânicos ou peças, utilizados nos mais diversos segmentos. Neste estudo de caso, foi feito o levantamento dos diversos riscos presentes nos vários setores da empresa de usinagem, QUALICTEC MECÂNICA INDUSTRIAL, e posteriormente foi discutida uma possível solução de engenharia para os riscos em questão. O presente trabalho, visa colocar em prática os ideais aprendidos na disciplina de Princípios de Saúde e Segurança, ministrada na Universidade Federal de Itajubá campus Itabira.

 

Palavras-chave: princípios de saúde e segurança, metalurgia, riscos, solução de engenharia.

 

ABSTRACT

In the field of industrial mechanics, more specifically in the machining, different techniques, tools and machines are used to make or recover mechanical components used in the most diverse segments. In this study case, risks present in the various sectors of the machining company, QUALICTEC MECÂNICA INDUSTRIAL, were surveyed, and a possible engineering solution for those risks were discussed. The present work aims to put into practice the principles learned in the Health and Safety Principles course, conducted at the Federal University of Itajubá Itabira campus.

Key-words: principles of health and safety, metallurgy, risks, engineering solution.

 

SUMÁRIO

 

1        Introdução        4

2        Objetivos        5

3        Revisão bibliográfica        6

3.1   Classificação dos riscos        7

4        Áreas Críticas e possíveis soluções de engenharia        8

4.1   Setor de Soldagem        8

4.2   Setor de usinagem        10

5        Resumo da Avaliação e SoluÇões        11

6        Projeto Extra        13

7        Conclusão        31

8        Referências Bibliográficas.        32

  1. Introdução

 

A indústria atual dispõe de processos altamente elaborados para produzir, recuperar e dar acabamento aos manufaturados. Como em alguns casos, as peças ou conjuntos mecânicos, são de difícil fabricação, e exigem um custo alto para serem fabricadas, quando esses componentes se degradam e não funcionam com a mesma eficiência de quando novas, elas passam por um processo de recuperação. Esse processo é oferecido por diversas empresas, que utilizam diversas técnicas e equipamentos para essa recuperação.

A empresa Qualictec Mecânica Industrial Compondo o cenário da Mecânica Industrial de João Monlevade, centrada na recuperação e fabricação de conjuntos mecânicos, desde sua criação em 1993, busca permanecer no mercado dispondo de soluções de qualidade, melhoria dos seus custos e sustentabilidade de seus projetos. A empresa conta com processos de usinagem, soldagem, pintura e testes de estanqueidade. Como se sabe, em todo processo industrial existem riscos associados, que são passíveis de serem extintos ou controlados.

No decorrer deste trabalho, vamos fazer uma abordagem desses processos, levantando os riscos à saúde e a segurança do trabalhador em cada um dos ambientes da empresa visitada.

 

  1. Objetivos

  1. Revisão bibliográfica

3.1   Classificação dos riscos

Grupo I - Riscos Físicos

Nesta categoria se enquadra os riscos considerados físicos, como Frio, Calor, Radiação ionizante, Umidade, Ruídos (sons) e outras atividades físicas que possam vir a atrapalhar a saúde do trabalhador.

Grupo II - Riscos Químicos

São riscos oferecido devido as características química dos fatores, como Gases tóxicos, Fumos poluentes, Poeiras, Vapores e substâncias tóxicas e venenosas, de um modo geral.

Grupo III - Riscos Biológicos

São riscos ocasionados por substâncias vivas, principalmente em laboratórios e ambientes de pesquisa científica, ou que fazem uso de agentes biológicos, como Farmácias, Hospitais, Empresas e Indústrias de Cosméticos.

Os principais agentes que oferecem esses riscos são Vírus, Fungos, Bactérias, Germes etc.

Grupo IV - Riscos Ergonômicos

São problemas ocasionados por má postura do trabalhador, movimentos errados, excesso de trabalho ou esforço, ações repetitivas etc.

Grupo V - Riscos de Acidentes

São riscos geralmente iminentes de acidentes, como trabalho em ambiente com Corrente elétrica, tensão, animais perigosos, maquinas pesadas, ferramentas velhas e defeituosas, dentro outros fatores que podem ocasionar todo e qualquer tipo de acidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (708 Kb)   docx (466.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com