TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: RISCOS INERENTES E SUAS MEDIDAS DE CONTROLE E PREVENÇÃO

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: RISCOS INERENTES E SUAS MEDIDAS DE CONTROLE E PREVENÇÃO

WILLIAN RENOS ARAUJO BARROSO. Acadêmico do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário Ingá – UNINGÁ. E-mail: willianrenos@gmail.com

VALÉRIA LUCIANO PASIAN, Engenheira Civil e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, tutora do Centro Universitário Ingá – UNINGÁ. E-mail: tutoria.valeriapasian@uninga.edu.br.


LOURIVAL DOMINGOS
ZAMUNER, professor Assistente do curso de Engenharia civil do Centro Universitário Ingá - UNINGA. E-mail: prof.lourivalzamuner@uninga.edu.br.

A energia elétrica é de fundamental importância na vida do ser humano. Atualmente é difícil imaginar um mundo com ausência de energia elétrica, porém, apesar de ser um bem necessário, o seu uso incorreto pode trazer consequências catastróficas. A falta de conhecimento dos riscos, o descaso e principalmente a negligência, acabam sendo os principais fatores responsáveis pelos acidentes, muitas vezes fatais, envolvendo pessoas leigas em eletricidade e até profissionais que atuam diretamente com energia elétrica. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica feito pela ABRACOPEL, entre os anos de 2013 a 2020 houve um aumento de 60,11% de acidentes envolvendo energia elétrica, um aumento bastante preocupante e que revela a falta de informação da população sobre os riscos que a eletricidade oferece. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais riscos envolvendo eletricidade, tanto em atividades laborais como em atividades domésticas e algumas formas de evitá-los. Sabendo-se que a matéria é constituída por átomos e este é formado por prótons, elétrons e neutros. Por definição, a energia elétrica, também chamada apenas de eletricidade, consiste em uma forma natural de energia produzida a partir do movimento de elétrons, entre dois pontos de um condutor. Embora a eletricidade seja invisível, ela pode ser percebida em quase tudo na vida do ser humano. Por exemplo, sempre que se toma um banho quente, aquece uma comida no micro-ondas ou assiste à um canal de televisão, mesmo invisível a olho nu, é a eletricidade que realiza todos esses trabalhos. De um modo geral, a energia elétrica é tem como sua principal fonte de geração as usinas hidrelétricas, porém sua produção é também feita nas usinas termoelétricas, nucleares, eólicas e solares, entre outras. No Gráfico 1 é possível verificar a estrutura das principais fontes de geração de energia elétrica no Brasil, com destaque para fonte hídrica que responde a 64% da matriz de geração.

Gráfico 1: Geração de energia elétrica por fonte no Brasil – participação em 2019

[pic 1]

Fonte: Modificado do Balanço Energético Nacional - BEN 2020

De modo geral, o choque elétrico, infelizmente, ainda é um dos grandes responsáveis pelos acidentes envolvendo eletricidade. Trata-se de uma sensação sentida por uma pessoa quando esta tem um contato direto com as partes energizadas de instalação elétrica podendo levar à morte. É bastante comum as pessoas se arriscarem a realizar trabalhos por conta própria envolvendo eletricidade, e por não ter conhecimento suficiente para a realização da atividade, fazem o que se conhece como “gambiarras” e acabam pondo em risco suas próprias vidas. Um exemplo de “gambiarra” é apresentado na Figura 1. Por essa Figura é possível verificar um exemplo de instalação inadequada, com cabos energizados expostos e danificados, sendo um potencial risco de choque elétrico.

Figura 1: exemplo de gambiarras elétricas

[pic 2]

Fonte: (GAMBIARRA, 2018)

De acordo com Anuário da ABRACOPEL, em 2020 no Brasil, foram registrados 1.502 acidentes envolvendo eletricidade, sendo que desses 853 e correspondem a acidentes com choque elétrico. Destes acidentes por choque elétrico, 691 foram fatais, e esses dados foram distribuídos por região conforme ilustra o Gráfico 2.

Gráfico 2: Número de mortes por choque elétrico por região em 2020[pic 3]

Fonte: Modificado da ABRACOPEL

Representando quase 43% dos acidentes fatais ocasionados por choque elétrico, a região nordeste vem liderando esse ranking. Um dos motivos pode estar relacionado à cultura do nordestino de fazer, ele mesmo, a construção de seus imóveis, e com isso acaba se aventurando a fazer a instalação elétrica, porém sem usar técnica ou normalização e isso acaba gerando uma instalação insegura. Em muitos casos, o simples uso de um dispositivo de proteção adequado como é o caso do DR – Dispositivo Diferencial Residual, por exemplo, pode evitar choques com consequências trágicas. Um outro risco também muito importante são os incêndios ocasionados por sobrecarga nas instalações elétricas. Suas principais causas estão relacionadas a falta de manutenção nas instalações elétricas, uso indiscriminado de equipamentos elétricos nos mesmos circuitos, o uso de produtos de má qualidade e a contratação de profissionais sem qualificação profissional para a realização de instalações e manutenções. Como exemplo podemos citar a tragédia acontecida em 2019 envolvendo os atletas do Flamengo no Ninho do Urubu, no qual um incêndio ocasionado por problemas elétricos acabou matando 10 adolescentes. É possível ver notícia completa no G1, conforme mostra a Figura 2.

Figura 2: Reportagem sobre acidente no Ninho do Urubu

[pic 4]

Fonte: Lins, 2020.

A tragédia ocorrida no Ninho do Urubu em 2019, mostra um exemplo de total descaso por parte dos profissionais envolvidos na administração do centro de treinamento, visto que não tiveram a preocupação de fazer as reparações elétricas adequadas apesar de terem os relatórios e laudos informando essas necessidades. As Figuras 3 e 4 a seguir mostram o local após o incêndio e um trecho do relatório técnico que foi entregue ao Flamengo informando as causas do incêndio.

Figura 3:  Incêndio no Ninho do Urubu em 2019

[pic 5]

Fonte: Lins, 2020.

Figura 4: Trecho do relatório técnico informando a causa do incêndio

[pic 6]

Fonte: Lins, 2020.

Torna-se trise e decepcionante que acidentes como esse ocorra por descaso ou, ainda pior, negligência de alguns. Segundo a ABRACOPEL, em 2020 foram registrados 583 casos de incêndios causados por sobrecarga nos sistemas elétricos, e 26 destes casos foram fatais. O Gráfico 3, a seguir, apresenta a distribuição desses casos por região.

Gráfico 3: Número de incêndios por sobrecargas e mortes por região em 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com